A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

domingo, julho 31, 2011

Projeto:"CARTAS TROCADAS, HISTÓRIAS COMPARTILHADAS”

OBJETIVOS
  • Iniciar a criação de uma rede de troca de correspondências entre alunos, promovendo o intercâmbio de experiências, tanto dos discentes, bem como de todos os profissionais envolvidos;
  • Propiciar a aproximação de alunos e professores das escolas por intermédio da leitura e da produção dos gêneros literários, utilizando como portadores cartas, bilhetes, convites, poemas, músicas, e-mails;
  • Refletir e sobre as práticas de correspondência escritas atuais, bem como as utilizadas nas comunidades em que vivem os alunos;
  • Melhorar o índice de desempenho dos alunos desenvolvendo, por meio do uso dos gêneros em foco, as habilidades de leitura e produção de texto.
 JUSTIFICATIVA
Embora vivamos todos em uma sociedade letrada, não temos igualmente as mesmas oportunidades de usar e interagir com e por meio da escrita no nosso cotidiano. Como conseqüência, varia muito o que cada aluno pode aprender sobre a escrita fora da escola. Muitos alunos chegam às nossas unidades escolares sem saber não só como se escreve, mas também por quê e para quê se escreve.
O reconhecimento de tal fato traz implicações fundamentais para a organização do ensino por parte do educador. Por um lado, afirma-se a necessidade de que ele atue no sentido de ampliar as possibilidades de acesso à escrita, por parte dos alunos, no interior da escola, fomentando, assim, condições mais efetivas de aprendizagem. No espaço da sala de aula cabe, então, garantir a estes alunos a diversidade, a intensidade e sistematicidade desse, acesso, para diminuir diferenças de saberes e competências produzidas, na maioria das vezes, por desigualdades econômicas e sociais que limitam o acesso da população a certos bens culturais, como, por exemplo, a escrita.
Através deste projeto a escola terá importante papel ao possibilitar ao aluno identificar e reconhecer a aquisição de conhecimentos relativos à diversidade cultural de outros alunos por intermédio dos diversos suportes da escrita e dos instrumentos utilizados para registro escrito.
Este projeto também possibilitará um intercâmbio sócio-cultural entre alunos e educadores ampliando a nossa rede de comunicação, bem como contribuindo com a troca de experiência no processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos envolvidos.

 AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO
  • Planejamento do trabalho com os gêneros epistolares que serão utilizados nesta rede de comunicação;
  • Definição das turmas envolvidas;
  • Construção coletiva de um cronograma de atividades que contenha ações dos alunos e dos profissionais;
  • Definição de critérios para uso dos gêneros epistolares na comunicação entre alunos;
  • Construção de um instrumento de avaliação de leitura e produção de textos no processo de desenvolvimento do projeto;

 ETAPAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO
              A -    Preparação
Esta etapa antecede a troca efetiva da correspondência. Será desenvolvido um trabalho de sensibilização dos alunos, bem como atividades teóricas sobre o gênero textual em foco.

Para atividades com alunos sugerimos utilização de variados recursos tais como:

a)         Entrevista com pessoas mais velhas da família para sondagem a respeito do uso de cartas hoje e antigamente.
 ( anexo 2)

b)  Pesquisa de cartas famosas ao longo da história. Exemplos: Cartas de Pero Vaz de Caminhas, Getúlio Vargas, etc.     (anexo 3)

c)     Exibição de filmes relacionados com o tema do projeto.   
                  (anexo 4)

d) Debates em sala de aula sobre a prática de correspondências escritas que circulam na comunidade em que vivem os alunos (bilhetes, e-mail, etc).

e)   Pesquisa de músicas e poesias de “ontem” e de “hoje” que falam de cartas e bilhetes. (anexo 5)

f)     Sugestões de livros e autores. (anexo 6)

g)          Pesquisa sobre a história dos correios no Brasil.        (anexo 7)

h)     Manuseio de diversos tipos de envelopes para orientar o modo de endereçamento e principalmente o uso do CEP. (anexo 8)

i)      Primeira correspondência entre os alunos. (anexo 9)




B -  Troca da correspondência
A primeira correspondência a ser trocada será um questionário, os alunos deverão preenchê-lo e, a partir dele se dará a escolha dos destinatários.
Sugestão do questionário: (anexo 9)

 CRONOGRAMA
Será elaborado conforme o tempo de duração do Projeto.
 Sugestão de formulário a ser preenchido em reunião dos participantes: (anexo 10)
 AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO
O desenvolvimento do projeto será avaliado em diversas instâncias, ou seja, por todos os envolvidos no processo, objetivando confrontar os resultados alcançados com os resultados desejados. Dessa forma algumas ações básicas deverão ser realizadas:
  • Avaliação contínua do desenvolvimento do aluno pelo professor;
  • Avaliação contínua de cada atividade e do processo de implementação feita pelos educadores envolvidos no projeto;

Assim avaliar é sempre julgar a realidade. Para que ela se constitua em um processo de ação-reflexão-ação deverá pautar-se em três etapas:
1- localizar os problemas que ocorrem no desenvolvimento da ação;
2- confrontar os resultados alcançados com aquilo que foi planejado;
3- descobrir as causas dos desvios e buscar alternativas que orientem as futuras ações, ou seja, corrigir rotas.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com Hernandez (1998) no projeto é possível entrelaçar, de forma significativa, o conhecimento social e o processo individual dos alunos, mas não há um modelo ou uma fórmula pronta de como desenvolve-lo em sala de aula, mas sim uma postura coerente na forma de compreender e vivenciar a experiência escolar.

O educador participante do projeto será responsável pelo desenvolvimento das atividades com os alunos, fazendo as adaptações necessárias conforme a realidade da escola e da turma.
As correspondências deverão ser organizadas, pelo docente, em envelopes com a identificação da escola, nome do projeto, nome do professor e a turma.
Quanto à distribuição das correspondências deve-se ficar atento para que nenhum aluno fique sem corresponder.
Para culminância do Projeto sugere-se que as escolas participantes promovam um encontro dos alunos nas próprias escolas ou em outros espaços, de acordo com as possibilidades de cada uma.


 REFERÊNCIAS

1 – HERNANDEZ, Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
2 –  SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Projetos interdisciplinares. SEE/MG: 2005. Coleção Veredas-Módulo 7

52 comentários:

  1. olá, muito interessantes as atividades propostas. Trabalho com os anos finais e médio e, sempre que posso recorro aos trabalhos seus, pois são interessantíssimos.
    05/01/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder ser útil...volte mais vezes bjs

      Excluir
    2. Por favor me envio os anexos vivianeggarcia@o.com.br

      Excluir
    3. Por favor me envio os anexos vivianeggarcia@o.com.br

      Excluir
    4. muito bom seu projeto vc pode manda pra os anexos katiarenataportela@outlook.com

      Excluir
  2. Oiiiiiiiieeeeeeeeeee adorei seu projeto de cartas, mas não consegui ver os anexos vc poderia me mandar?

    ResponderExcluir
  3. Oieeeeeeeee!!!!! Adorei este projeto, mas não consegui ver os anexos poderia me mandar?

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiiieeeeeeeeeee adorei seu projeto de cartas, mas não consegui ver os anexos vc poderia me mandar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mando sim amore mas preciso do email,bjs

      Excluir
    2. Poderia mne enviar os anexos?
      liliantgg@hotmail.com
      Obrigada

      Excluir
    3. Poderia me enviar os anexos?
      liliantgg@hotmail.com

      Excluir
    4. Bom dia, amei o projeto você pode me enviar os anexos? Segue e-mail patricialins226@gmail.com

      Excluir
  5. Tb gostaria de receber os anexos, se possível!!! Amei o projeto!

    ResponderExcluir
  6. Tb gostei do projeto Cartas e gostaria de receber os anexos. Obrigada. celeidalima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. oi, adorei o projeto, parabéns!
    Por favor mande -me os anexos.fatimalucaichus@hotmail.com.
    Aguardo.Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Também gostaria de receber os anexos, se possível!!! Amei o projeto!
    terezinhasme@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Também gostaria dos anexos, iniciarei no segundo semestre um projeto de correspondência.
    leomanoelf@gmail.com

    Um abraço!
    Projeto formidável!!!

    ResponderExcluir
  10. Show de bola o projeto.
    Gostaria dos anexo também.

    Um abraço

    leomanoelf@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de receber o anexo.
    Obrigada.

    dabadahyda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de receber os anexos, pois estoiu implementando um projeto de cartas na minha escola. Obrigada
    professoralucineia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gostaria de implantar esse projeto na minha turma, você poderia mandar os anexos por favor, grata.
      fabi2009@hotmail.com

      Excluir
  13. Gostaria de receber os anexos....brigada

    ResponderExcluir
  14. Também gostaria de receber os anexos
    meg_tesch@yahoo.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de receber os anexos
    meg_tesch@yahoo.com.br
    valeu

    ResponderExcluir
  16. Olá. Gostaria de receber os anexos.
    rcgomes.08@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de receber os anexos (soaresmex@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  18. Oi gostaria muito de receber os anexos!!!

    pri_bh5@yahoo.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Oi gostaria muito de receber os anexos!!!

    pri_bh5@yahoo.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Oi gostaria muito de receber os anexos!!!

    pri_bh5@yahoo.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Olá... Fostria de receber os anexos...

    pri_bh5@yahoo.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Olá...gostaria de receber os anexos.. profvivi20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de receber os anexos ..profvivi20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá...gostaria de receber os anexos.. profvivi20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Oi
    Gostei do seu projeto.
    Vc pode me enviar os anexos?

    ResponderExcluir
  26. Olá...gostaria de receber os anexos do projeto

    ResponderExcluir
  27. Oi vc poderia me enviar os anexos... li.beth@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo projeto.
    Por favor pode compartilhar comigo os anexos?
    claudiareolo@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  29. Oi vc poderia me enviar os anexos
    vivianeggarcia@oi.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi vc poderia me enviar os anexos
    vivianeggarcia@oi.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi vc poderia me enviar os anexos
    vivianeggarcia@oi.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi vc poderia me enviar os anexos
    vivianeggarcia@oi.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi vc poderia me enviar os anexos
    vivianeggarcia@oi.com.br

    ResponderExcluir
  34. Me manda os anexos. crjcruz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá gostei muito do projeto e gostaria de receber os anexos, você pode fazer este favor, desde já muito obrigado.
    xandyreis_3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Oi estou realizando um projeto sobre cartas, podes me enviar os anexos? silvinhatrindade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Oi estou realizando um projeto sobre cartas, podes me enviar os anexos? silvinhatrindade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Ola, tbm gostaria de receber seus anexos. Poderia me enviar por favor?
    schirleygomes1307@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. OLa estou trabalhando em um projeto de troca de cartas poderia me enviar os anexos trabalho com fund 1 vamos trocar cartas com os moçambicanos .
    obrigado
    pri.postai@hotmail.com

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...