PROJETO BIMESTRAL |
PROF.ª: MATILDE |
|
|
1 – DIAGNÓSTICO DO GRUPO-CLASSE |
2 - TEMA GERADOR: MEIO AMBIENTE/PLURALIDADE CULTURAL |
3- JUSTIFICATIVA: A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na Educação infantil. Será contemplada neste projeto a data comemorativa: Festa Junina. |
4 – OBJETIVOS: Ampliar novos hábitos de atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmônico entre nossa espécie, as outras, o meio ambiente e o planeta como um todo, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de comportamento; Adotar posturas na escola, em casa e em comunidade que levem a interação construtiva, justa e ambientalmente sustentável; Conhecer e compreender, de modo integrado e sistemático, noções básicas relacionadas ao meio ambiente. Conhecer diferentes espécies de animais, seus habitar e como podemos ajudá-los preservando o meio ambiente; Ampliar o gosto pela leitura, bem como a análise do texto e das palavras; Praticar a escrita e a leitura como um trabalho prazeroso; Estimular o raciocínio lógico e a criatividade. Conhecer a diversidade cultural as regiões do Brasil |
5 – AÇÕES: Leitura de diferentes textos: informativos, literários, poéticos e recreativos; Leitura dos livros do kit Mundinho (O Mundinho, os animais do Mundinho, O Mundinho azul e De Olho na Amazônia; Confecção do livro: MEU OLHAR PARA O MUNDINHO; Pesquisas; Uso do caderno Escrita espontânea e convencional Desenhos e Pinturas; Recorte e colagem; Passeios ao zoológico e parque ecológico da Gruta. Roda da conversa; Dramatização Uso dos livros didáticos ( português e matemática) Festa Junina Confecção das lembrancinhas, ensaio, apresentações Oficina de sabão caseiro com os pais dos alunos |
6 – NOÇÕES: - tamanho e forma - organização - numerais - dentro e fora - formas e cores - respeito - integração - cooperação - quantidade - responsabilidade - higiene - limites - seqüência - afetividade - regras e combinados - letras - utilizar/reutilizar |
7 – RECURSOS PEDAGÓGICOS: Papeis diversos; Cds, Dvds. Kik Mundinho Tintas e cola; Espaços da escola (parque, brinquedoteca, parque de areia, quadra e informática). Jogos diversos Lápis de cor e de escrever e canetinha Caderno e livros didáticos de português e matemática Transporte. (ônibus) Sobras de óleo (para oficina de sabão caseiro) |
7 – AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada por meio de observação e registros individuais e coletivos, identificando os avanços e as dificuldades, revendo as estratégias para então repensar as ações. |
Venha,pegue o que quiser e passe adiante... Por mais que plantem o mal, prossiga semeando o bem...
A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...
Amigos que agente faz por ai...
domingo, julho 31, 2011
Projeto: Meio ambiente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...