No Brasil, o dia do professor é comemorado no dia 15 de outubro desde o ano de 1947. A idéia surgiu em São Paulo, precisamente na Rua Augusta. Os professores Antônio Pereira, Alfredo Gomes e Claudino Busko tiveram a idéia, sendo a data sugestão do professor Salomão Becker.
Além de dia do professor, o dia 15 de outubro é um marco da educação nacional. Foi em 15 de outubro de 1827 que D. Pedro I baixou um decreto imperial, o primeiro decreto no qual foi dado especial atenção a educação, pois tratou de diversos aspectos da mesma, como: currículo, ensino mútuo, escola de meninas, descentralização do ensino, admissão e remuneração dos professores.
Atualmente, é exigida dos professores a formação em nível de graduação, a exceção dos professores que atuam na educação infantil e anos iniciais (1º ao 5º ano, pela Lei dos nove anos), dos quais só é exigido o Magistério em Nível Médio.
No entanto, a falta de reconhecimento do trabalho do professor, assim como a baixa remuneração e as condições de trabalho pouco favoráveis tem tornado pouco atrativa a profissão de docente.
Em outros países, o dia dos professores é comemorado em diferentes datas.
Fontes
Decreto – Lei Imperial. Disponível em: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/decreto-lei_imperial.htm
http://www.infoescola.com/
http://www.infoescola.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...