A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

segunda-feira, julho 18, 2011

Termologia dos conteúdos de Educação Física.

SOCIALIZAÇÃO: explora a vivência da criança aumentando o seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca.

ESQUEMA CORPORAL: envolve o conhecimento do corpo como um todo e as partes que o compõem, tomando consciência de si mesma, de seus semelhantes e do meio que a cerca.

COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA: resulta do desenvolvimento dos músculos esqueléticos, ou grandes músculos, produzindo um eficiente movimento corporal total.

COORDENAÇÃO MOTORA FINA: o uso coordenado dos pequenos músculos, resultando do desenvolvimento dos músculos, até um grau em que possam realizar movimentos menores específicos, tais como cortar, escrever, agarrar, etc.

COORDENAÇÃO VISOMOTORA: refere-se à capacidade de integrar com êxito respostas visuais e motoras numa ação física. Capacita ao indivíduo o controle dos movimentos especiais de maneira mais eficiente.

COORDENAÇÃO OLHO E MÃO: refere-se à capacidade pessoal de usar seu (s) olho (s) e mão (s) juntamente, para realizar uma tarefa.

COORDENAÇÃO OLHO E PÉ: refere-se a capacidade pessoal de usar em consonância seu (s) olho (s) e pé (s), para realizar uma tarefa.

PERCEPÇÃO ESPACIAL: envolve a capacidade de selecionar um ponto de referência para estabilizaras funções, e para organizar objetos numa perspectiva correta. Envolve ainda o conhecimento do corpo e da sua posição, bem como das posições de outras pessoas e objetos, em relação ao próprio corpo no espaço. Intimamente associada à imagem corporal.

PERCEPÇÃO VISUAL: desenvolve a capacidade visual, para responder com êxito uma informação sensorial.

LATERALIDADE: internalização da percepção de a diferença entre direita e esquerda; quão longe para a direita , e quão longe para a esquerda, estão centradas as diversas atividades. É a capacidade de controlar os dois lados do corpo, junta ou separadamente, sendo ainda a base motora para os conceitos espaciais. Os movimentos bilaterais envolvem o uso de ambos os lados do corpo de modo simultâneo e paralelo, como ao pegar uma bola com as 2 mãos. Os movimentos unilaterais envolvem o uso de um dos lados do corpo, ou de um membro naquele lado do corpo, como o arremessar uma bola com umadas mãos. A lateralidade cruzada é o uso simultâneo de diferentes membros em lados opostos do corpo, como ao andar, em que os braços e pernas movimentam-se em interoposição.

DIRECIONALIDADE: frequentemente confundida com a lateralidade. Uma percepção do espaço fora do corpo, envolvendo, o conhecimento das direções, com relação a direita e esquerda , dentro e fora, e sobre e sob; projeção de si próprio no espaço; e o julgamento das distâncias entre os objetos.

PROPRIOCEPÇÃO: a percepção do movimento muscular, e da posição do corpo no espaço.

PERCEPÇÃO TÁTIL: perceber, discriminar e identificar objetos através do tato.

PERCEPÇÃO AUDITIVA: perceber, discriminar e interpretar os diversos tipos de de sons.

PERCEPÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL: executar movimentos no espaço, obedecendo o intervalo de um tempo para execução

ACOMPANHAMENTO OCULAR: capacidade dos olhos de trabalhar em conjunto no acompanhamento (rastreamento) de um objeto em movimento, ou na focalização de um objeto para outro.

MOVIMENTOS SUSTENTADOS: habilidades motoras executadas consecutivamente uma série de vezes, ou continuadas durante um determinado período.

EQUILÍBRIO: capacidade de assumir e manter qualquer posição corporal em oposição à força da gravidade. A manutenção do equilíbrio resulta da integraçào dos músculos trbalhando para manter o corpo em sua base.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...