ADAPTAÇÃO ESCOLAR - EDUCAÇÃO INFANTIL/
Objetivo:
• Promover uma boa adaptação.
Conteúdo:
• Familiarização com o novo ambiente;
• Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
• Separação da família com tranqüilidade por uma parte do dia.
Tempo:
• Aproximadamente 01 mês, com atividades diárias, na primeira semana e nas outras 01 vez ou 02 por semana.
Material:
• Fotos da criança com a família, com animais de estimação, objetos de apego (brinquedos, “paninhos”, peças de roupas, etc.), contact, color-set, máquina fotográfica, caixa de papelão ( Caixa personalizada do projeto)
Organização do ambiente:
• Promover uma boa adaptação.
Conteúdo:
• Familiarização com o novo ambiente;
• Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
• Separação da família com tranqüilidade por uma parte do dia.
Tempo:
• Aproximadamente 01 mês, com atividades diárias, na primeira semana e nas outras 01 vez ou 02 por semana.
Material:
• Fotos da criança com a família, com animais de estimação, objetos de apego (brinquedos, “paninhos”, peças de roupas, etc.), contact, color-set, máquina fotográfica, caixa de papelão ( Caixa personalizada do projeto)
Organização do ambiente:
• As crianças deverão ser reunidas diariamente para a apresentação dos novos objetos. As fotos serão apresentadas às crianças, a princípio, individualmente. Após a familiarização de todos com suas próprias fotos, a intenção será a de socializar o acervo.
Desenvolvimento:
Desenvolvimento:
• 1ª Etapa:
Pedir fotos em que a criança apareça com familiares e animais de estimação. Solicitar também os objetos de apego de cada um. Tudo deverá ser devidamente identificado como o nome da criança e ficará na creche para permitir que os pequenos usem o material sempre que sentirem necessidade;
• 2ª Etapa:
Coletar informações da criança...
• 3ª Etapa:
Confeccionar uma caixa que ficará conhecida por conter pertences trazidos de casa. Sempre que surgir um objeto novo, as crianças serão reunidas para que este seja apresentado. As crianças serão estimuladas a manipular/explorar o novo objeto, introduzindo a idéia de que os pertences podem ser emprestados.
• 4ª Etapa:
Confeccionar um mural com as fotos onde, as crianças terão acesso ao “mural de fotos” com imagens de todo o grupo e poderão matar as saudades de seus familiares. Essa atividade ainda contribuirá para o desenvolvimento da noção de identidade (ao reconhecer-se nas fotos) e também da idéia de coletividade (ao reconhecer, da mesma forma, seus colegas). Esse mural pode permanecer na sala o ano inteiro.
Avaliação:
• A avaliação se da pela observação constante do comportamento das crianças, pela sua participação e de seus familiares, concluindo com o registro que se faz pelo relatório.
É SEMPRE BOM ENCONTRAR QUEM GOSTA DE COMPARTILHAR.
ResponderExcluirÉ A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO SEU BLOG, MAS COM CERTEZA NÃO SERÁ A ÚLTIMA. BJs. NEUSA
Nossa amei o blog!!!muito interssante!!
ResponderExcluirObrigada amores volte mais vezes...
ResponderExcluirGostei muito do seu blog...estou montando um tbm... adorei suas idéias, trabalho c creche e já vi alguns projetos que me interessaram .
ResponderExcluirFicarei feliz c sua visita www.proelismorais.blogspot.com , e aceito sugestões...
^^
Este ano sera inaugurada a creche de nossa cidade,adorei oseu blog,vai nos ajudar muito.Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
ResponderExcluirAmei seu blog! Estou iniciando minha carreira como professora na educação infantil e suas dicas e postagens irão me ajudar muito nessa nova caminhada! Obrigada!!!
ResponderExcluirmuito bom seu blog...visitarei mais vezes.
ResponderExcluirpreciso de projeto musicalização...