A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

segunda-feira, janeiro 09, 2012

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PARA O BERÇÁRIO II



Expressividade

· Realizar, na hora do banho, massagens, estimulação das palmas das mãos e dos pés, movimentos na água junto com a criança etc;

· favorecer o desenvolvimento oral e corporal por meio da música, juntamente com as atividades de higiene, trocas, alimentação etc.;

· proporcionar brincadeiras de roda, esconde/esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade, da espontaneidade e da socialização da criança;

· utilizar brincadeiras com música para estimular as crianças na manutenção de boa postura (importante que o professor tome cuidados com sua própria postura, pois a criança age por imitação do adulto);

· fazer uso de atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada um: as crianças farão caretas, mímicas, enfim, brincarão com a própria imagem;

· desenvolver atividades relacionadas aos jogos de imitação e mímica.

· Hora da rodinha com histórias, músicas, etc;

· Brincadeiras ao ar livre

· Brincadeiras livres e banho de sol (de acordo com as condições climáticas).

· Passeio externo ou interno.

· Brincadeiras coletivas ou opções individuais (organização de diferentes materiais para interação das crianças).


Equilíbrio e Coordenação


· Brincar em rodinhas levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.;

· contar histórias e pedir que as crianças participem com gestos e mímicas, dramatizando-as;

· organizar atividades onde a criança possa manipular grandes e pequenos objetos, pular obstáculos, andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;

· proporcionar brincadeiras de estátua, fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.;

· propor brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.

Artes Visuais

· Levar a criança a imitar formas e figuras por meio da representação;

· proporcionar exploração de marcas, gestos e texturas;

· confeccionar tintas e massas com a participação das crianças para observação das propriedades, possibilidades de registro e transformações;

· propor toques sobre diversos tipos de superfície como lixa, argila, papel liso, rugado etc.;

· favorecer a articulação das sensações corporais e das marcas gráficas;

· promover impressão de marcas em papel comprido ou no chão, para que as crianças caminhem e percebam suas marcas (claras/escuras);

· imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o próprio corpo;


O Fazer Musical

· Propiciar a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;

· levar a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;

· estimular a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés…);

· favorecer a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;

· promover o contato com obras musicais diversas;

· gravar as produções e interpretações das crianças;

· realizar, durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;

· promover passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;

· oferecer oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;

· confeccionar materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças do berçário;

· contar histórias enfatizando os sons existentes;

· proporcionar a participação em jogos e brincadeiras cantadas;

· promover a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos (duração).

· As melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período. Não se deve esquecer das parlendas como brincadeiras para desenvolvimento oral.

· Os acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.

Exemplos:

Acalantos – Boi da cara-preta

Brilha, brilha estrelinha

Dorme, neném

Mamãe

Brincos – Serra, serra, serrador

Palminhas de guiné

Dedo mindinho

Upa, upa, cavalinho

Parlendas – Hoje é Domingo, pé de cachimbo…

Tempo perguntou ao tempo…

Doce perguntou ao doce…

Rei capitão, soldado, ladrão…

Lá em cima do piano…

Uni, dune, tê, salamê…

A criança e a linguagem

· Conversar e cantar, freqüentemente, com o bebê para intensificar a relação

afetiva e desenvolver a linguagem;

· instigar a emissão de sons e a pronúncia de pequenas palavras carregadas de significado para o bebê;

· incentivar a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas etc.;

· dialogar, na troca de roupas e na hora do banho, deixando a criança expressar verbalmente suas idéias e conhecimento do mundo com liberdade;

· disponibilizar livros e revistas para folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e reconhecer a linguagem escrita;

· contar histórias e levar a criança a comentar;

· proporcionar dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar voz de personagens, animais;

· propiciar brincadeiras de teatrinho usando roupas, sapatos, bolsas e outros objetos de adulto, deixando que as crianças criem diversas situações;

· deixar que a criança se expresse livremente histórias, parlendas etc.;

· estimular a interação com outras crianças e adultos;

· deixar a criança transmitir recados simples;

· levar a criança a falar o nome das pessoas e objetos que estão por perto, pronunciando corretamente as palavras;

· trabalhar com projetos de acordo com a faixa etária;

· propiciar jogos de percepção e observação em situações cotidianas;

· proporcionar momento de conto de histórias em ambientes diversificados (debaixo de árvores, antes de dormir etc.);

· direcionar a ação pedagógica de forma a criar situações de fala e compreensão da linguagem (gravar fala, entrevistas com as crianças etc.).

Natureza e Sociedade

· Propiciar às crianças a observação da diversidade de pequenos animais presentes no ambiente (como a tartaruga Magali da nossa creche);

· ampliar o repertório histórico e cultural das crianças por meio de músicas, jogos e brincadeiras dos tempos de seus pais e avós;

· oportunizar o manuseio e a exploração de diferentes tipos de objetos;

· propiciar a exploração dos diversos órgãos sensoriais e suas funções como a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar para percepção do corpo e das interações que ele estabelece;

· nomear com as crianças as partes do corpo e algumas funções de forma contextualizada, por meio de situações reais e cotidianas;

· promover excursões pelos arredores da instituição para reconhecimento de animais, a fim de que as crianças percebam os sons produzidos, onde se abrigam, como se locomovem, como se alimentam etc.;

· formular questões provocadoras para que as crianças manifestem suas hipóteses e encadeiem novas questões (Ex.: chuva caindo, relâmpagos, caule das plantas, tronco quebrado ou apodrecido etc.);

· oportunizar informações em fontes variadas (livros, revistas, jornais, filmes etc.);

· desenvolver projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural.

Pensamento Lógico-Matemático

· Oportunizar à criança brincadeiras como jogos de esconder ou de pega-pega onde um dos participantes deverá contar, enquanto espera os outros se posicionarem;

· propor brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois… etc.);

· propor situações que propiciem a troca de idéias sobre as representações;

· propiciar a utilização de material massa de modelar de farinha de trigo com anilina;

· construir diferentes circuitos de obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar;

· possibilitar a representação do espaço numa outra dimensão (construir torres, pistas para carros e cidades, em blocos de madeira ou encaixe);

· organizar PAINEL com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças (comparar o tamanho de seus pés e depois olhar os números em seus sapatos);

· oportunizar à criança audição de músicas do folclore brasileiro, de rimas infantis, envolvendo contagem e números utilizados como forma de aproximação com a seqüência numérica oral;

· ORGANIZAR UM QUADRO DE ANIVERSARIANTES, contendo a data do aniversário e a idade de cada criança;

· providenciar, para cada berço, objetos (brinquedos, argolas, móbiles) para que o bebê possa observar, tocar, tendo um despertar prazeroso.



Estimulação (IMPORTANTE)

A repetição e os elogios são muito importantes para que as crianças se sintam estimuladas a avançar na construção do seu conhecimento. Para isso, o educador pode utilizar atividades de estimulação como as seguintes:

· levar a mão do nenê a acariciar o seu rosto e fazer o mesmo com sua mão no rosto do nenê;

· carregar a criança nos braços, voltada para a frente, formando uma cadeira com seus próprios braços, ou então acomodá-la de bruços, pois assim ela terá uma maior amplitude visual;

· fazer movimentos com objetos coloridos, que façam barulho, para que a criança ouça, observe e acompanhe;

· pendurar objetos coloridos e sonoros (sem exagerar na quantidade) em posições diferentes e na altura que a criança possa alcançar (no início, ela só olhará para eles; mais tarde, tentará tocá-los);

· acomodar o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova em direção aos objetos;

· oferecer a mamadeira para o bebê, ajudando-o a segurá-la com as duas mãos, em posição reclinada. Olhar sempre nos olhos dessa criança e conversar com ela;

· procurar deixar o nenê entre 3 e 6 meses, quando acordado, em posição reclinada, apoiado em travesseiro e com suas próprias mãos colocadas à frente;

· procurar tornar a hora do banho bem agradável, segurando o bebê firme, para que se sinta seguro. Fazer brincadeiras como bater as mãos e os pés na água, colocar objetos que fiquem boiando na banheira para chamar atenção do bebê etc.;

· levar, sempre que possível, o bebê para passear; cantar para ele e mostrar-lhe coisas diferentes;

· fazer a criança rolar de um lado para o outro, sempre mostrando algum objeto colorido que possa interessá-la;

· deitar o nenê de costas; aproximar um chocalho de seus pés e fazê-lo dar chutes para movimentá-lo e produzir sons;

· colocar o bebê em frente a um espelho durante algum tempo, chamando-lhe a atenção para que se olhe;

· dar à criança um objeto pequeno, procurando fazê-la passar de uma à outra mão;

· dar dois objetos pequenos ao bebê para que segure um em cada mão; tentar fazê-lo bater um no outro. Procure imitar o som produzido;

· oferecer ao nenê objetos de vários tipos como: espuma, lixa, toalha, madeira, metal, borracha e outros. Se ele estranhar, apresentar o objeto em outra ocasião e em outro contexto. Oferecer também alimentos ou objetos variados, para que a criança possa sentir gostos e cheiros diferentes. Exemplo: açúcar, sal, limão, talco, perfume etc.;

· permitir que a criança vá, gradativamente, pegando com as próprias mãos, pedaços de frutas, pão etc.; permitir, também, que ela mexa na comida e não se importe se ela se sujar (esta atividade é importante para que mais tarde a criança aprenda a comer sozinha);

· acariciar, cantar e repetir sons ou gestos emitidos pela criança na hora da troca de fraldas ou do banho;

· fazer, a partir dos sete meses, o nenê sentar-se sozinho, em posição de ioga, apoiando as mãos na frente do corpo;

· brincar de “cuca-achou” ou “achou-sumiu” com o nenê, cobrindo o seu rosto com um pano, chamando a sua atenção e levando-o a retirar o pano. Se o nenê não entender a brincadeira, recomeçar tampando somente a metade do seu rosto. Depois, esconder o rosto do nenê e esperar que ele retire o pano. Esta brincadeira deve ser acompanhada de risos e gritos de alegria. Repetir esta brincadeira escondendo objetos de que a criança goste;

· bater palmas, levantar os braços, fazer gestos para que a criança o acompanhe já que ela gosta de imitar gestos;

· colocar o nenê de pé (depois dos oito meses) sobre suas próprias pernas, segurando-lhe as mãos; fazer com que ele impulsione seu corpinho para cima e para baixo, que se levante apoiando-se nas grades do berço, do quadrado, numa mesinha, chamando ou mostrando um brinquedo interessante;

· colocar vários objetos num barbante e ensinar a criança a puxá-los (esta atividade deve ser feita com os nenês que já engatinham ou que já andem);

· dar papel macio para que os bebês rasguem ou amassem com o cuidado para não colocar na boca.

Sugestões de Atividades da Rotina:

· chegada e recepção das crianças;

· organização da sala e dos materiais;

· atividades didático-pedagógicas;

· brincadeiras ao ar livre;

· higiene e troca de roupa;

· almoço;

· higiene bucal;

· repouso;

· atividades alternativas para as crianças que vão acordando;

· lanche;

· atividades didático-pedagógicas;

· brincadeiras ao ar livre;

· higiene e troca de roupa;

· jantar;

· higiene bucal;

· reorganização da sala;

· saída.



OBS: A construção da rotina deve ser feita pela escola levando-se em conta os seguintes aspectos:

· o cotidiano na creche está impregnado de vínculos e afetos nas atividades como comer, dormir, trocar fraldas, dar banhos etc.;

· o educador deve diversificar ao máximo o lugar das atividades, oportunizando passeios, excursões, entrevistas que proporcionem maior interação e diferentes leituras do mundo;

· as propostas devem ser desafiadoras, significativas e prazerosas, possibilitando novas descobertas;

· a diferenciação das realidades e a disponibilidade de materiais e espaços.



Bibliografia Recomendada

BALAGUER,I. Entrevista. Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre, n.7, nov1998/jan1999. 
BONDIOLI,A. Manual de educação infantil de 0 a 3 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 
BRASIL,BRASÍLIA. LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.1996. 
_______.CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 022/98. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.. Brasília:,1998. 
_______.Estatuto da criança e do adolescente. Lei 8.069/90.Rio de Janeiro:DP&A,2001. 
_______.Referencial curricular nacional para a educação infantil. vols.I, II e III, Brasília: MEC-SEF,1998. 
_______. Política nacional de educação infantil. Brasília. MEC/SEF, Coordenação de Educação Infantil.Brasília,1994. 
EDWARDS,C. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. 
FARIA,A.L.et alii. Educação Infantil Pós-LDB: rumos e desafios. São Paulo: Autores Associados, 1999. 
FREINET,C. A pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1973. 
GALVÃO,H.. Henri Wallon : uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes. 2.ª ed., 1995. 
GARCIA, R.L. Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 
GARDNER, H. A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 
LAROSSA, J. O enigma da infância: ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Contra Bando, 1998. 
PINTO,M. et alii. As crianças: contextos e identidades. Portugal: Universidade do Minho - Centro de Estudos da Criança,1997. 
ROSEMBERG, F. et alii.. Creches e pré-escolas no hemisfério norte. São Paulo:Cortez -FCC,1994. 
VYGOTSKY, L. A formação social da mente : o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 
ZABALZA, M. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 

5 comentários:

  1. Tenho uma creche no Rio há um ano e um mês, minha ex pedagoga me abandonou me traindo com um casal de pais da creche abrindo uma nova creche, fiquei muito triste e decepcionada pois era uma amiga que dei uma oportunidade quando não tinha nada e ninguém. Tudo aconteceu pelas minhas costas quando vi meus aluninhos já não viam as aulas, estou até hoje sem o PPP e toda a aparte pedagógica, com essa traição consegui recuperar apenas 4 alunos e consegui matricular mas uma princesa no total estou com 5 crianças lindas!!! Ainda não tenho condições de manter uma pedagoga. tenho alguns conhecimentos pedagógicos que o normal e o antigo adicional me proporcionaram e meu curso superior foi em letras, então a a parte técnica tenho algumas dificuldades
    por exemplo: nomenclatura, gostaria de saber se está correto a forma que estou utilizando aqui? Berçário I (3 meses á 1 ano) / Berç. II (1 ano à 1 ano e 11/14 meses) Posso usar livro? Maternalzinho do Tic Tac?/ Mini Maternal é a mesma coisa que Berçário II ?/ Maternal I ( 2 anos à 2 anos e 11 meses) / Maternal II (3 anos à 3 anos e 11 meses) , Pré I (4 anos) / Pré II (5 anos).

    Hoje minhas turminha estão assim quanto à quantidade

    Berçário I = 01 aluno (11 meses)
    Berçário II = 02 alunos a 1ª tem ( anos e 2 meses) o 2º tem (1 anos e 4 meses)
    Maternal II = 02 alunos o 1º tem (2 anos e 5 meses) o 2º tem (2 anos e 8 meses)

    São uns fofos, minha alegria do meu dia à dia!!!!! São eles que me dão forças para continuar minha caminhada!

    Se você poder me ajudar de qualquer forma eu agradecerei !!!!!!!! Um carinhoso abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e Tome como referência a resolução 05/2009 do CNB/CEB. Diretrizes curriculares para a educação infantil. Anterior a essa resolução tem o parecer 20 que cai te ajudar muito. Porém é importante contratar uma pedagoga. Temos um blog que postamos vídeos da escola. Entre para ter parâmetros. Segue www.benjamimrioclaro.wordpress. com

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  2. Anônimo disse...
    Tenho uma creche há um ano e um mês, minha ex pedagoga me abandonou me traindo com um casal de pais da creche abrindo uma nova creche, fiquei muito triste e decepcionada pois era uma amiga que dei uma oportunidade quando não tinha nada e ninguém. Tudo aconteceu pelas minhas costas quando vi meus aluninhos já não viam as aulas, estou até hoje sem o PPP e toda a aparte pedagógica, com essa traição consegui recuperar apenas 4 alunos e consegui matricular mas uma princesa no total estou com 5 crianças lindas!!! Ainda não tenho condições de manter uma pedagoga. tenho alguns conhecimentos pedagógicos que o normal e o antigo adicional me proporcionaram e meu curso superior foi em letras, então a a parte técnica tenho algumas dificuldades
    por exemplo: nomenclatura, gostaria de saber se está correto a forma que estou utilizando aqui? Berçário I (3 meses á 1 ano) / Berç. II (1 ano à 1 ano e 11/14 meses) Posso usar livro? Maternalzinho do Tic Tac?/ Mini Maternal é a mesma coisa que Berçário II ?/ Maternal I ( 2 anos à 2 anos e 11 meses) / Maternal II (3 anos à 3 anos e 11 meses) , Pré I (4 anos) / Pré II (5 anos).

    Hoje minhas turminha estão assim quanto à quantidade

    Berçário I = 01 aluno (11 meses)
    Berçário II = 02 alunos a 1ª tem ( anos e 2 meses) o 2º tem (1 anos e 4 meses)
    Maternal II = 02 alunos o 1º tem (2 anos e 5 meses) o 2º tem (2 anos e 8 meses)

    São uns fofos, minha alegria do meu dia à dia!!!!! São eles que me dão forças para continuar minha caminhada!

    Se você poder me ajudar de qualquer forma eu agradecerei !!!!!!!! Um carinhoso abraço!!!

    23 de março de 2014 13:5

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    1. Boa noite pesquisei no google sobre o PPP e achei esse http://cmeicriancafelizarq.blogspot.com.br/2012/10/ppp.html
      não precisa ser tão completo assim mas ja da pra segui como base...

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    2. Essa semana eu volto vou pesquisar algumas coisa que podem ser uteis a vc!!! Calma.

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