Oficina de desenho
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
1) Produzir trabalhos utilizando variadas técnicas e materiais;
2) Adquirir familiaridade com leitura de obras de arte.
Ponto de partida
O texto Arte, o que é isso?, do site Educação é um começo interessante. A leitura e a interpretação do texto podem ser uma boa introdução sobre o assunto. Outros textos sobre arte clássica, acadêmica e modernismo também podem ser estudados.
Comentário
O que é arte? A arte tem necessariamente de ser bela? O que é belo? Estas inquietações não têm respostas definitivas, mas ainda assim reconhecemos o que são "obras de arte". É importante saber o contexto de uma produção artística, mas ele não precisa necessariamente ser conhecido antes da leitura da obra. Ao contrário, muitas vezes, apenas apreciando um quadro ou uma escultura podemos descobrir muita coisa sobre a época em que a obra foi produzida.
Estratégias
1) Leitura e interpretação do texto.
2) Leitura de imagens de obras que o professor possa levar à sala de aula.
3) Oficina de desenho (algumas sugestões):
a. Desenho cego de observação: uma forma divertida de realizar essa atividade é com pedaços pequenos de papel que caibam em bolsos de paletó. Os alunos vestem o paletó e desenham algo que estejam observando. O desenho é, porém, feito dentro dos bolsos, direito e esquerdo ao mesmo tempo.
b. Desenho com os olhos vendados: sem ver o que estão fazendo, os alunos devem fazer seu auto-retrato duas vezes, primeiro com a mão direita e depois com a mão esquerda. Em seguida, ao verem o resultado, devem transferir os elementos mais "estranhos" dos dois desenhos para um produto final.
c. Retrato falado: o professor, ou um aluno, descreve alguém e os outros devem fazer seu retrato.
d. Desenho com as garras: colar com fita adesiva pedaços de giz de cera e carvão nas pontas dos dedos e propor que os alunos façam os desenhos com todos os 10 dedos. É interessante fazer isso com uma música de fundo e variá-la.
e. Desenho do vazio: observar o espaço vazio entre os objetos da sala ou entre as casas e os prédios na rua e desenhar estes espaços e não os objetos.
Bibliografia
Estas sugestões de oficina são adaptações de alguns dos mais de 60 trabalhos relatados por Anna Marie Holm em "Fazer e Pensar Arte", publicado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005.
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.
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