Eu uso essas orientações para montar e organizar os meus...
“Coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada criança”
Elizabeth Shores e Cathy Grace
PORTFÓLIO
Portfólio é uma estratégia importante para melhor conhecer e entender o progresso de cada aluno à medida que o tempo passa.
Coleção de variedades de trabalhos organizados para documentar o desenvolvimento da criança
TIPOS DE PORTFÓLIO
Portfólio Particular
Portfólio de Aprendizagem
Portfólio Demonstrativo
Portfólio Particular
Compilação pessoal (registros pessoais do professor ou da criança)
Portfólio de Aprendizagem
Utilizado para reflexão sobre a prática e comunicação com os pais
Portfólio Demonstrativo
União do portfólio particular e de aprendizagem
É utilizado pela escola e por todos professores
PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM
Contém:
Anotações, rascunhos e esboço preliminar de projetos em andamento, amostras de trabalhos e diário de aprendizagem da criança.
Esse material é de consulta da criança e do professor e pode ser guardado em arquivos com repartições ou guardados em prateleiras por ordem alfabética.
PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO
É composto de amostras representativas de trabalhos que demonstram os avanços importantes da criança ou problemas persistentes.
Os pais também podem escolher itens para o portfólio demonstrativo.
No final do ano ele é apresentado para a professora da série seguinte.
PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO
Contém:
Fotografias, gravações, desenhos, cópias de relatos narrativos dos alunos, trabalhos artísticos, pesquisas, produções diversas e diários de aprendizagem.
PASSOS PARA MONTAGEM DE PORTFÓLIO
1 Estabelecer uma política de portfólio;
2 Coletar amostras de trabalhos;
3 Tirar fotografias;
4 Conduzir entrevistas;
5 Realizar registros sistemáticos;
POLÍTICA DE PORTFÓLIO:
É um propósito definido e claro
É um conjunto de regras para a coleta dos itens a serem guardados (regras relacionadas com a missão, objetivos curriculares e programa de ensino da escola)
DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA
É necessário:
Conhecimento das crianças (individualmente);
Conhecimento sobre o desenvolvimento infantil;
Conhecimento de como a criança constrói o conhecimento;
Conhecimento sobre diversidade
DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA
É necessário:
Conhecer os propósitos da escola (missão e objetivos);
Conhecer a proposta de trabalho para as crianças
(o que se pretende ensinar e o que se espera da criança)
ITENS DO PORTFÓLIO
Amostra de trabalhos;
Trabalhos artísticos;
Produtos de avaliação de desempenho;
Fotografias;
Diários de aprendizagem;
Registros escritos;
Entrevistas com a criança;
Registros sistemáticos;
Registros de caso;
Registros de reuniões de análise de portfólio;
Relatos narrativos.
Bibliografia Consultada:
Manual de Portfólio. SHORES Elizabeth et al. Artmed.Porto Alegre 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...