- Justificativa
A partir da compreensão e do reconhecimento que o aspecto fisco do ambiente exerce forte impacto sobre as ações das crianças e conseqüentemente sobre sua aprendizagem, construiu-se uma proposta de organização do ambiente que atenda as crianças em sua plenitude, ou pelo menos, que favoreça um melhor desenvolvimento infantil. Hoje, na grande maioria dos Centros Municipais de Educação Infantil, as crianças brincam, dormem, fazem atividades, se alimentam na mesma sala, em uma estrutura mantida através da organização do controle e da vigilância do adulto. Em geral a organização do espaço acaba por atender as necessidades dos adultos e não das crianças. Considerando que o planejamento do espaço ou ambiente deve promover segurança, confiança e provocar as diversas formas de expressão: plástica, motora, musical, entre outras, assim como possibilitar o trabalho com as diferentes linguagens, é fundamental que o espaço promova o desenvolvimento e a interação criança/criança; criança/adulto e criança/objeto, assim como os contatos sociais, a privacidade para o crescimento e por fim a promoção da identidade pessoal. Enfim, os espaços precisam encontrar-se organizados para uma pedagogia da educação infantil, onde as ações de cuidar e educar sejam indissociáveis, complementando as ações da família. Para garantir tudo isto, organização e rotina são necessários, entretanto é possível flexibilizar a organização dos diferentes espaços, criando diversos ambientes desafiadores e criativos para as crianças utilizarem com mediação, intervenção e participação do profissional da Educação Infantil. Diante desta outra possibilidade de trabalho percebe-se a necessidade de mudanças de atitude, organização e planejamento por parte dos profissionais da Educação Infantil.
“Valorizamos o espaço devido a seu poder de organizar, de promover relacionamento agradáveis entre pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividade, e a seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva. Tudo isso contribui para uma sensação de bem-estar e segurança nas crianças. Também pensamos que o espaço deve ser uma espécie de aquário que espelha as idéias, os valores, as atitudes e a cultura das pessoas que vivem nele.” (Beatriz Ferraz e Fernanda Flores 1999)”.
- Objetivo
Criar uma forma diferenciada na organização dos espaços na Educação Infantil, levando em consideração as necessidades do desenvolvimento da crianças de 0 a 6 anos.
- Desenvolvimento
3.1 Berçários
Face ás características etárias e a especificidade de atendimento das crianças de até dois anos, o trabalho com esta turma será articulado diferentemente das demais faixas etárias. A rotina de atendimento e de atividades pedagógicas segue a princípio, o disposto para esta faixa etária no OPA (Orientações Pedagógico-Administrativas SMCR – 2001). Organização do ambiente nas unidades de Educação Infantil da Rede Municipal )SMCR – 2000), Proposta pedagógica de 0 a 6 anos (SMCR – 1994). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC – 1998) e Versão Preliminar das Diretrizes Curriculares para Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (SME – 2003). Contudo abre-se a possibilidade das crianças de Berçário I e II, estarem circulando entre os diferentes espaços organizados para atividades das demais turmas, assim como de interação entre as duas turmas de berçário, configurando-se um trabalho conjunto das educadoras de 0 a 2 anos.
3.2 Maternais e Jardins
A proposta de trabalho para estas turmas é um pouco diversificada do que se encontra posto nos diferentes documentos que norteiam o trabalho dos CMEIs. As mudanças versam basicamente sobre a organização diferenciada dos ambientes e de uma rotina de atendimento um pouco mais flexível. Para maior compreensão do projeto, dividiu-se a apresentação em dois momentos: ambientes e rotina, conforme abaixo.
3.2.1 – Os ambientes
O CMEI Vila Leão será dividido em oito espaços diversificados, sendo que destes, seis serão de circulação diária pelas crianças de 2 a 5 anos e dois espaços destinados exclusivamente aos berçários.
3.1.1a – 1º Ambiente: Sala de Referência do Maternal I
Nome dado ao Espaço: Direito a atenção Especial
Esta sala será utilizada para "contação de histórias, espaço de fantasiar-se (com fantasias, roupas, tecidos, chapéus, entre outros), e ainda para cantinho de livros, gibis e revistas. No horário das 12 às 14 horas, aproximadamente, o espaço será utilizado para dormitório comum para todas as crianças que desejarem dormir. A opção por esta sala ser também o espaço de dormitório é a facilidade de que há um banheiro anexo.
3.2.1b – 2º Ambiente: Sala de Referência do Maternal II
Nome dado ao Espaço: Direito à Expressão
Este será um espaço para exploração das diferentes formas de expressão pela criança: dança, teatro, música (bandinha) e ainda de recursos como televisão, vídeo e até informática. No desenvolvimento do projeto pensa-se na instalação de um pequeno tablado, assim como de uma parede espelhada, acessórios significativos para as crianças em algumas destas atividades.
3.2.1c – 3º Ambiente: Sala de Referência do Maternal III
Nome dado ao Espaço: Direito à Brincadeira
Este espaço será utilizado para o desenvolvimento de inúmeras brincadeiras, por isto acondicionará todo tipo de brinquedo, que permita por exemplo brincadeiras de boneca, carrinho, casinha e outros.
3.2.1d – 4º Ambiente: Sala de Referência do Jardim II
Nome dado ao Espaço: Direito a Imaginação e Criatividade
O ambiente de imaginação e criatividade abre possibilidades de execução de diferentes artes plásticas: pintura, recorte, colagem, argila, massinha, construções com sucata, entre outros. Entende-se que a professora destinada à turma do Jardim II possa desenvolver suas atividades dentro da mesma perspectiva de trabalho com salas ambientes.
3.2.1e – 5º Ambiente: Pátio Coberto (E Fechado)
Nome dado ao Espaço: Direito ao Aconchego e ao Cuidado
A primeira atividade a ser desenvolvida neste espaço é a de recepção das crianças pelos educadores de referência. Apesar das crianças serem todas (exceto Berçário I e Berçário II) recebidas neste espaço, são acolhidas individualmente por seu educador de referência, visando à construção de vínculo com a criança e também com a família, assim como responsabilidades por aplicação de medicamentos, por exemplo. Compreende-se ainda que alguns irmãos serão recebidos no mesmo espaço, o que pode facilitar o processo de adaptação das crianças no mento da inauguração do CMEI. A organização e o tamanho deste espaço permite que ele se sub divida em quatro ou cinco possibilidades de atividades de acolhida e atenção. No momento de acolhida e recepção das crianças não se encontram programadas atividades, mas são momentos dos educadores estarem juntos com as crianças em uma interação. As crianças também serão entregues aos responsáveis por seu educador de referência, para repasse de informações sobre o dia da criança no CMEI, no mesmo espaço. No decorrer do dia este espaço e uma área verde (contínua ao espaço), será destinado para desenvolvimento de atividades físicas, com bambolê, triciclos, arcos, bolas, entre outros.
3.2.1f – 6º Ambiente: Parque (e Área Verde Anexa)
Nome dado ao Espaço: Direito ao Movimento Amplo
Como a construção do CMEI já contempla parquinho e caixa de areia, encontra-se prevista a organização de uma pequena horta, um pequeno pomar, assim como instalação de algumas casinhas de bonecas e instalações de playground plástico maiores, garantindo a todas as crianças a possibilidade de atividades neste espaço.
3.2.2 - Rotina de Atendimento diária
7H00 às 8H00
Chegada e recepção das crianças na sala: Direito ao Aconchego e Ao Cuidado, pelos cinco educadores responsáveis. Entretanto cada criança é responsabilidade individual de um educador de referência.
8H00 às 8H30
Café da manhã
8H30 às 9H00
Higiene (que pode inclusive ser realizada no banheiro interno de alguma das salas ambientes).
9H00 às 11H00
O educador que chega no 2º turno de trabalho assume a responsabilidade por uma das salas ambiente conforme planejamento. Inicialmente o educador do 1º turno (que recebeu as crianças) passa distribuindo as crianças nas salas ambientes (que as crianças desejarem), posteriormente assumindo a responsabilidade de um das salas ambientes, conforme planejamento do CMEI.
11H00 às 12H00
Higiene e almoço das diferentes turmas
12H00 às 14H00
Higiene e sono ou atividade em duas salas ambientes que se encontram a disposição (pensa-se que este é um momento para estar junto com as crianças, de interação, mas sem planejamento de atividades).
13H30 às 14H00
Lanche – conforme os grupos de crianças forem acordando e fazendo higiene.
14H00 às 16H00
Idem ao horário das 9 as 11 horas, porém com outras atividades planejadas.
16H00 às 16H30
Jantar – conforme os grupos de crianças forem se estruturando
16H30 às 17H00
Higiene
17H00 às 18H00
Entrega das crianças aos responsáveis pelo educador de referência na sala do Direito ao Aconchego e ao Cuidado com a mesma organização do momento de recepção das crianças.
- Considerações Importantes
4.1 – Os seis espaços de circulação ou salas ambiente também são utilizadas como ponto de referência para as duplas de trabalho, assim como para acondicionar os pertences das crianças. No momento de entrada os pais serão estimulados a entrar na sala de referência de seus filhos, acondicionar os pertences do filho e colocar na criança seu crachá de identificação, que no momento inicial do CMEI será de muita importância para reconhecimento das crianças e de seus educadores de referência;
4.2 – Na sala Direito ao Aconchego e ao Cuidado tem-se enquanto uso coletivo um grande quadro de aniversariantes para comemoração dos aniversariantes no momento do almoço ou lanche;
4.3 - Algumas regras serão utilizadas visando o atendimento a todas as necessidades e especificidades da criança:
- as crianças devem ser estimuladas pelos educadores a circularem pelos diferentes ambientes;
- as crianças devem ser estimuladas a freqüentar o espaço: Direito ao Movimento Amplo, pelo menos uma vez ao dia;
- Todo o CMEI estará sempre envolvido com um projeto de trabalho. A periodicidade do projeto dependerá do envolvimento e motivação das crianças e dos educadores;
- O planejamento das atividades das educadoras versará não sobre diferentes horários, mas sobre os diferentes espaços e as possibilidades que eles oferecem, sem entretanto perder o foco, que é o projeto que se encontra em andamento.
- Recursos
5.1 – Humanos
Os educadores ficam responsáveis em esquema de rodízio semanal pelos diferentes ambientes, divididos conforme abaixo:
EDUCADORES | TURMAS | ESPAÇOS |
EDUCADOR 1 EDUCADOR 2 EDUCADOR 3 | BERÇÁRIO I | |
EDUCADOR 4 EDUCADOR 5 EDUCADOR 6 | BERÇÁRIO II | |
EDUCADOR 7 EDUCADOR 8 EDUCADOR 9 EDUCADOR 10 EDUCADOR 11 EDUCADOR 12 EDUCADOR 13 EDUCADOR 14 EDUCADOR 15 | MATERNAL I MATERNAL II MATERNAL III JARDIM II | - 1 educador para a sala de direito a atenção especial; - 1 educador para a sala de Direito a Expressão; - 1 educador para a sala de Direito a Brincadeira; - 1 educador para a sala de Direito a Imaginação e Criatividade; - 1 educador para o espaço de Direito ao Aconchego e Cuidado; - 2 educadores para o espaço de Direito ao Movimento amplo; - 1 educador responsável pela circulação e suporte onde surgir necessidade; - 1 educador responsável pela substituição em momentos de permanência das diferentes duplas ou trios, juntamente com o educador responsável pela circulação, nas 2a, 4a e 6a feira. |
5.2 Materiais
Considerando que levará aproximadamente de três a quatro meses para a implantação da Associação de Pais e Funcionários da unidade e que somente a partir de então a unidade passará a receber a verba da descentralização, apontamos a necessidade da complementação dos materiais abaixo para efetivação do trabalho:
- Livros de literatura infantil de 0 a 6 anos;
- - Fantasias diversas;
- Retalhos de tecidos leves e coloridos (aproximadamente 1 a 2 metros de comprimento cada)
- Gibis e revistas diversas
- CDs infantis diversos
- Fitas VHS infantis diversas
- 1 aparelho de vídeo cassete
- Instrumentos musicais infantis para bandinha
- Fantoches e dedoches diversos
- Palco para teatro de fantoches
- Diversos jogos de encaixe de plástico e de madeira (considerando as diferentes faixas etárias de atendimento)
- 3 tapetes de EVA
- 3 casinhas de boneca plásticas
- 2 Playground Junior
- Brinquedos e peças de espuma grandes para berçário I e II
- Bonecas e carrinhos de diversos tipos e tamanhos (considerar os aspectos de segurança)
- Quebra-cabeças de diferentes tamanhos e materiais
- Massinha de modelar
- Bichinhos de pelúcia
- 15 caixas plásticas organizadoras para acondicionar materiais
- Pincéis finos, médios e grossos
- Tinta guache de diversas cores
- Cola
- Bobina de papel Kraft
- Papéis diversos (lustro, cartolina, seda, crepom, camurça, laminado, entre outros);
- Placas de EVA de diferentes cores para decoração e confecção de materiais
- Palitos de sorvete, churrasco, etc
- Plásticos coloridos diversos (1 a 2 metros de comprimento cada)
- Equipamentos infantis para horte
- Corda de diferentes tamanhos
- Bolas de borracha: pequena e médias
- Playground Plástico grande para o parque
- Linha de movimentação ativa
- Centopéia plástica para o parque
- Avaliação
Haverá um livro de registros diários dos acontecimentos significativos, as angústias, dificuldades, felicidades e acertos feitos por todos os funcionários da unidade que servirá de suporte par avaliar e repensar o trabalho. Estão previstas reuniões mensais para ajustes e considerações de todos os envolvidos, visando à continuidade da forma diferenciada de organização do ambiente
Autoras: Vera Lucia Bandeira – Pedagoga de Educação Infantil do NRE – PR
Alessandra Lopes Pelim Ruy – Diretora do CMEI Vila Leão
Olá, sou coordenadora em uma escola infantil e estamos pensando em trocar para esse formato. Qual foi o resultado deste projeto? Deu certo?
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