Escola: Escola Estadual Professor Victorio Américo Fontana
Público alvo: 2° séries A,B,C,D e E
Professoras: Marlene, Márcia, Regina, Sônia e Cileide
Duração provável: um mês
Objetivo: Realizar uma oficina de brinquedos com sucata proporcionando uma reflexão acerca dos produtos que consumimos, o lixo que produzimos e o reaproveitamento racional desse através da reciclagem.
Material necessário: Sucatas, tesoura, cola, fita adesiva, canetinhas, tinta, retalhos...
Estratégias:
*pesquisas realizadas extra-classe trazendo os conhecimentos adquiridos para socializar com o grupo,
*confecção de cartazes,
*trabalhos com recortes e colagens de materiais diversos (sucatas),
*confecção de brinquedos e outros objetos à partir de sucatas,
*análise de embalagens...
Desenvolvimento:
-conscientização do grupo quanto a necessidade de se reciclar para reaproveitar materiais, evitar gastos desnecessários e contribuir para com o meio ambiente.
-socialização das pesquisas realizadas fora da escola em uma roda de conversa onde cada aluno expõe os conhecimentos adquiridos.
- Iniciar uma conversação sobre a sucata que cada participante trouxe para a atividade.
- Pedir que cada um escolha uma das embalagens para falar sobre o produto: preço, tipo de embalagem, tipo de produto, etc. Pode ser feito um debate a partir das apresentações, sobre a possibilidade de reciclagem e sobre a importância de diminuirmos o consumo.
- Após a conversação, colocar toda a sucata no centro da sala e conversar sobre a elaboração de brinquedos e outro objetos feitos com sucata, salientando que a receita para a construção do brinquedo é uma só: criatividade. Cada um inventa um brinquedo. O tempo para a atividade vai depender muito de cada grupo.
- Finalizado os trabalhos, cada um apresenta o brinquedo que criou e o grupo organiza uma exposição dos trabalhos desenvolvidos. Os alunos também trarão de casa objetos feitos a partir do reaproveitamento do que chamamos “lixo” e esse material também fará parte da exposição.
Algumas dicas de brinquedos: carrinhos, fantoches, objetos, memória, quebra-cabeças, boliche, maquetes, etc.
Avaliação: Será avaliada a participação do aluno e/ou grupo na realização de cada etapa do projeto.
Produto final: Realização de uma exposição dos trabalhos coletados e desenvolvidos pelos alunos.
Amei suas ideias. Parabéns!!!!
ResponderExcluir