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domingo, novembro 20, 2011

Atividades na perspectiva dos diferentes gêneros textuais



Professora, a seguir você encontrará uma lista de sugestões didáticas que poderá possibilitar situações de aprendizagem da língua escrita por meio de atividades de leitura e de escrita com textos.

Atividade 1: Leitura e escrita de nomes próprios
O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, além de favorecer a aquisição da base alfabética.

Objetivo:
·     Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas. Reconhecer o uso funcional do texto.

Desafios colocados aos alfabetizandos/as:
·     Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
·     Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
·     Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que esta escrito e onde.

Sugestões de atividades:
·     Jogos: bingo, dominó, caça-nomes, cruzadinha, quebra-cabeça, forca e lacunado com os nomes dos alfabetizandos.
·     Montar nomes com alfabeto móvel.
·     Caixa de palavra-texto (nomes dos alunos) para realização de leituras diárias.
·     Lista dos nomes dos alfabetizandos, dos professores ou funcionários da escola.
·     Classificar nomes dos alfabetizandos de acordo com: número de letra, de sílaba.
·     Identificar letras do próprio nome em embalagens e rótulos.
·     Criação de novos nomes a partir das primeiras sílabas de um e das últimas de outro, por exemplo: ROBERTO - ROMÁRIO; PAULA - LARISSA.
·     Procurar nomes escondidos dentro de outros nomes, por exemplo: LUCELIA = LU + CÉLIA; JULIANA - JULIA + ANA.
·     Transformação de nomes: nomes femininos em masculinos ou vice-versa — ANGELA = ANGELO; nomes em seus diminutivos ou aumentativos - PAULO = PAULINHO = PAULÃO; nomes em plural - CLARA = CLARAS.

Atividade 2: Leitura e escrita de listas

As listas são as primeiras formas expositivas de textos. O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do alfabetizando e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.

Objetivos:
Favorecer a aquisição da base alfabética (dos alfabetizandos não-alfabéticos) e da base ortográfica (dos alfabetizandos alfabéticos). Possibilitar a escrita de textos em forma de lista e o reconhecimento o seu uso funcional.

Sugestões de atividades:
Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas.
Exemplo: Alfabetizandos não-alfabéticos


Hipótese do alfabetizando

Correção
(Alfabetizando + professor)


Número de letras

1ª sílaba

Última sílaba

Encontro de vogais

Encontro de consoantes









Exemplo: Alfabetizandos alfabéticos

Hipótese do alfabetizando

Correção
(Alfabetizando + professor)


Número de sílabas

1ª sílaba

Última sílaba

Encontro de vogais

Encontro de consoantes









·     Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras, super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc.
·     Lista de nomes dos alfabetizandos da classe, dos professores ou dos funcionários da escola.
·     Lista de nomes dos alfabetizandos presentes ou ausentes; dos aniversariantes do mês.

Atividade 3: Leitura e escrita de Trava-língua, Parlenda, Quadrinha, Poema, Canção de Roda

Trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções de roda são textos da cultura oral apropriados para se trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica; por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder ao falado ao escrito, além de brincar com o som, a forma gráfica e o significado das palavras.

Habilidades:
Demonstrar conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de textos.
Analisar textos escritos observando as regularidades gráficas ou gramaticais no emprego das palavras (nomes e qualidades).

Objetivos:
Ler e reler textos que os alunos conhecem de memória, fazendo correspondência entre a oralidade e a escrita. Ampliar o vocabulário dos alunos e promover a aquisição das bases alfabéticas ( alfabetizandos não-alfabéticos) e ortográficas (alfabetizandos alfabéticos).
Reconhecer o uso funcional do texto.

Desafios colocados aos alfabetizandos/as:
·     Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
·     Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
·     Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.

Procedimentos didáticos:
1) Anunciar que vai ler um trava-língua ou uma parlenda ou uma quadrinha ou um poema ou uma cantiga de roda. A professora deverá criar expectativas nos alfabetizandos com relação ao texto que irá ser trabalhado, fazendo as seguintes perguntas:
- Qual o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? Registrar na lousa as respostas e fazer a comparação no final do trabalho.
Objetivo: ativar os conhecimentos prévios dos/as alfabetizandos/as; deixar que eles/as manifestem suas idéias e criem suas hipóteses.

2) Em seguida, perguntar aos alfabetizandos se eles sabem o que é um trava-língua ou uma parlenda ou uma quadrinha ou um poema ou uma cantiga de roda.
Explicar as características do texto escolhido.
            Os trava-línguas brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. A sonoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam adultos e crianças. O grande desafio é recitá-los sem tropeços na pronúncia das palavras.
As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal.
As quadrinhas são estrofes de quatro versos, também chamadas de quartetos. As rimas são simples, assim como as palavras que fazem parte do seu texto.
Os poemas servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente têm rimas e apresentam diferentes diagramações. São textos com autoria, isto é, geralmente sabemos quem os fez.
As cantigas de roda são textos que servem para brincar e divertir. Com bastante frequência se encontram associadas a movimentos corporais em brincadeiras infantis.
As adivinhas servem para divertir e provocar curiosidade. São textos curtos, geralmente encontrados na forma de perguntas: O que é, o que é? Quem sou eu? Qual é? Como? Qual a diferença?

3) Apresentar para os alfabetizandos numa cartolina o texto ou escrevê-lo na lousa. Exemplo:
A CUTIA ESTÁ COM DOR DE DENTE
DE TANTO, TANTO, COMER DOCE QUENTE.
A CUTIA ESTÁ COM PERNA DURA
DE TANTO, TANTO, COMER RAPADURA.
A CUTIA ESTÁ COM DOR NO PÉ
DE TANTO, TANTO, TOMAR CAFÉ.

4) Ler o texto em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.

5) Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para
cada palavra.

6) Explicar a estrutura e a organização do texto: a direção da escrita, da esquerda para direita e de
cima para baixo. O espaço entre as palavras, o uso de letras maiúsculas e minúsculas, e dos sinais de pontuação.

7) Distribuir texto mimeografado ou xerocopiado e pedir aos alfabetizandos que encontrem e circulem a palavra CUTIA e palavras rimam. Pintar os espaços entre as palavras. Sublinhar os sinais de pontuação existente no texto. Os alfabetizandos com hipótese alfabética de escrita podem trabalhar em parceria os de hipótese não-alfabética, lendo as palavras ou trechos para que eles encontrem o que foi pedido pela professora.

Trabalhando com habilidades:
a) Demonstrar conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de textos.
b) Analisar textos escritos observando as regularidades gráficas ou gramaticais no emprego das palavras (nomes e qualidades).

Fazer a reescrita coletiva do texto. Pedir aos alfabetizandos que escrevam do jeito que souberem o texto em seus cadernos.
Solicitar a revisão do texto. Dividir a lousa em duas partes. Na primeira parte, a professora ou um alfabetizando que esteja alfabético, escreverá na lousa as palavras do jeito que os alfabetizandos ditarem. Na segunda parte, a professora fará as devidas correções, levando os alfabetizandos refletirem sobre a escrita das palavras, organização e estrutura do texto. Em seguida, eless escreverão nos seus respectivos cadernos o texto revisado,


Lousa


Reescrita do texto (padrão oral)


Revisão do  texto  (padrão escrito)


Trabalhando com letras, palavras e frases

Análise linguistica das palavras do texto.

Escolher cinco palavras do texto e fazer uma lista. Primeiro, os alfabetizandos escreverão nos seus cadernos as palavras (do jeito que souber) que o/a professor/a ditar. Em seguida, ele deve fazer a correção das palavras junto os alfabetizando, porém perguntando: como se escreve determinada palavra, com que letra começa, com que letra termina... Este é o momento do alfabetizando entrar em conflito cognitivo, visto que ele confrontará sua hipótese de escrita com a escrita convencional. Depois, ele deverá fazer a analise linguística das palavras. Exemplo:


Palavra - Hipótese do alfabetizando (padrão oral)


RPADRA

PENA

Correção (padrão escrito)


RAPADURA

PERNA

Número de letra


8

5

1ª letra


R

P

Última letra


A

A

Vogal


AAUA

EA

Consoante


RPDR

PRN

Número de sílabas


4

2

1ª sílaba


RA

RA

Última sílaba


PER

NA


Análise linguística da palavra e da frase

Pedir aos alfabetizandos/as que observem a escrita de uma frase do texto. Exemplo:
A CUTIA ESTA COM PERNA DURA.

Solicitar que pintem os espaços entre as palavras e depois responda. Exemplo:

 

 

 

 

 
                                       A       CUTIA       ESTA      COM       PERNA       DURA.
Perguntar:
Quantas letras têm a frase?
Quantos espaços existem entre as palavras?
Quantas palavras?
Tem algum sinal de pontuação? Qual?

Pedir aos alfabetizandos/as que observem as palavras RAPADURA e CAFÉ e depois respondam:

RAPADURA                             CAFÉ

Quantas letras têm a palavra?
Qual a primeira letra?
Qual a última letra?
Quantas letras têm a palavra?
Qual a primeira letra?
Qual a última letra?


RA PA DU RA                               CA FE

Quantas sílabas têm a palavra?
Qual a primeira sílaba?
Qual a última sílaba?
Quantas sílabas têm a palavra?
Qual a primeira sílaba?
Qual a última sílaba?


Solicitar aos alunos que escrevam palavras que tenham as sílabas RA e CA.

DU RA             
BOCA
RA LO            
CABELO
BA RA LHO     
ENCARACOLADO

CA + RA = CARA       CA +RA +ME + LO = CARAMELO

Pedir aos alfabetizandos que escrevam, do jeito que souberem, palavras que rimam com CUTÍA e DENTE. Em seguida, escolher três palavras e fazer a correção.


Hipótese de escrita

Escrita padrão






Mais sugestões de atividades:
·     Jogos: bingo, cruzadinha, caça-palavra, forca, preguicinha com as palavras do texto trabalhado.
·     Remontar o texto através de tirinhas.
·     Caixa de palavra-texto (trava-lingua, parlenda, quadrinha) para realização de leituras diárias, com interpretação.
·     Reescrita com apoio da memória.
·     Transcrição do texto (cópia significativa).
·     Pesquisas na família e na comunidade que os alfabetizandos/as moram.

Atividades considerando os níveis de escrita dos alunos

Alfabetizandos não-alfabéticos: circular as palavras repetidas, as rimas, os sinais de pontuação; copiair palavras inteiras; pintar os espaços entre as palavras; contar o número de letras e/ou palavras de uma frase; contar o número de sílabas das palavras; completar letras ou sílabas que faltam de algumas palavras do texto; ligar palavras ao número de letras ou número de sílabas; classificar as palavras pelo som ou letra inicial; produção de lista e ditado com as palavras do texto.

Alunos alfabéticos: circular as palavras repetidas, as rimas, os sinais de pontuação; pintar os espaços entre as palavras; contar o número de palavras de uma frase; ordenar frases do texto; dividir palavras em sílabas; formar palavras a partir de sílabas; ligar palavra ao número de sílabas; produção de lista e ditado com as palavras do texto.

Atividade 4: Leitura e escrita de Conto, Lenda e Fábula

Os contos, lendas e fábulas são antigas expressões da cultura que se eternizaram graças à tradição oral, passada de uma geração para outra. São narrativas que despertam o gosto pela leitura, estimulam a imaginação e povoam a mente de ideias, pessoas, lugares, acontecimentos, desejos, sonhos...

Habilidades:
·     Demonstrar conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de textos.
·     Analisar textos escritos observando as regularidades gráficas ou gramaticais no emprego das palavras (nomes e qualidades). Utilizar diferentes estratégias de leitura: antecipação, interferência, seleção e verificação.

Objetivos:
·     Proporcionar aos alunos, condições de conhecerem e valorizarem os clássicos da literatura infantil e seus criadores.
·     Conhecer a estrutura dos textos narrativos, fazendo correspondência entre a oralidade e a escrita.
·     Ampliar o vocabulário dos alunos e favorecer a aquisição das bases alfabéticas (alunos nào-alfabéticos) e ortográficas (alunos alfabéticos).
·     Estabelecer vinculo prazeroso com a leitura e escrita, assim como desenvolver a linguagem oral.

Desafios colocados aos alfabetizandos:
·     Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
·     Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
·     Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.

Procedimentos didáticos:
·     Escolher um texto adequado aos interesses da turma e escrevê-lo numa papel metro ou na lousa.
·     Escrevê-lo com letra de imprensa maiúscula, visto que para o leitor iniciante é mais fácil escrever do que a letra cursiva.  Se houver recursos, fazer uma cópia do texto para cada alfabetizando.
1) Anunciar que vai ler um conto ou uma lenda ou uma fábula. O/a professor/a deverá criar expectativas nos alfabetizandos com relação ao texto que irá ser trabalhado, fazendo as seguintes perguntas:
Qual o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? Registrar na lousa as suas respostas e fazer a comparação no final do trabalho.
Objetivo: ativar os conhecimentos prévios dos alfabetizandos; deixar que eles manifestem suas idéias e criem suas hipóteses.

2) Em seguida, perguntar se eles sabem o que é um conto ou uma lenda ou uma fábula. Explicar as características do texto escolhido.
Os contos de fadas emocionam, divertem, criam suspense, mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles, o bem e o mal aparecem claramente esboçados, possibilitando perceber que a luta contra os problemas faz parte da existência humana. Por ter suas origens na tradição orail  muitos  contos foram recebendo novos elementos, fazendo surgir muitas variações sobre o mesmo enredo (diferentes versões). São textos que mantêm uma estrutura fixa: partem de um problema (como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filho), que desequilibra a tranquilidade inicial. O desenvolvimento é uma busca de soluções, no plano da fantasia, com introdução de elementos mágicos (fadas, bruxas, duendes, gigantes etc.). A restauração da ordem acontece no final da narrativa, quando se volta a uma situação de tranquilidade.
As fábulas são pequenas narrativas que transmitem em linguagem simples mensagens morais relacionadas ao comportamento no cotidiano. Em geral, a moral é acrescida por um pensamento final. Algumas fábulas possuem personagens humanas, mas a maior parte delas mostra situações do dia-a-dia vividas por seres personificados - animais com características humanas. O comportamento dos animais representa os defeitos, as qualidades e os vícios dos seres humanos. É muito comum a presença de provérbios populares.
As lendas, assim como os mitos, são histórias sem autoria conhecida. Foram criadas por povos de diferentes lugares e épocas para explicar fatos para os quais as pessoas não tinham explicações, como o surgimento da terra e dos seres humanos, do dia e da noite e outros fenômenos da natureza. Também falam sobre heróis, heroínas, deuses deusas, monstros e outros seres fantásticos.

Características do texto narrativo: narrador-personagem (1a pessoa) e/ou narrador-observador (3a pessoa), personagens, clímax, enredo, marcadores de tempo (era uma vez, certo dia, naquela manhã...  fatos reais ou imaginários)

3) Apresentar para os/as alfabetizando/as numa cartolina ou escrever na lousa o título do texto
escolhido. (Exemplo).

Titulo da fábula: A Formiga e a Pomba                

4) Perguntar: O que está escrito na cartolina ou na lousa? Se eles não conseguirem, fazer a leitura do título do texto. Em seguida, perguntar:
Qual será o assunto que vamos encontrar ou que podemos esperar de um texto com esse título? Quem serão os personagens? Onde acontecerá a história? Qual o nome do autor?

Objetivo: antecipar os fatos relativos à leitura com base no titulo; deixar que eles/as manifestem suas ideias e criem suas hipóteses, ainda que aiudado pelo/a professor/a.

5) Ler a história em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.

Titulo da fábula: A Formiga e a Pomba
Autor: Esopo
Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
Pouco tempo depois. Um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe a salvo.

Moral da história: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.

6) Interromper a leitura no inicio do segundo e do quarto parágrafo e perguntar:
O que a pomba vai fazer? Qual será a atitude da formiga?

Habilidade: Utilizar diferentes estratégias de leitura.
Ao terminar a leitura, retomar ao que os/as alfabetizando/as inferiram sobre o texto no início do processo, onde eles/as imaginaram que iria acontecer.

7) Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para cada palavra.
Habilidade: Realizar leitura fluente do texto com compreensão.

8) Explicar a estrutura e a organização do texto: a direção da escrita, da esquerda para direita e de
cima para baixo. A localização do título e do nome do autor. O espaço entre as palavras, o uso de letras maiúsculas e minúsculas, o uso do parágrafo e dos sinais de pontuação (. ,). Sequência lógica (início, meio e fim).

9) Pedir aos alfabetizandos/as que encontrem e apontem palavras ou trechos do texto que o/a
professor/a falar; palavras repetidas; rimas. Pintar os espaços entre as palavras. Sublinhar os sinais de pontuação existente no texto. Os/as alfabetizando/as com hipótese alfabética podem trabalhar em parceria com os/as de hipótese não-alfabética, lendo para que eles/as encontrem o que se pede.

Trabalhando com habilidades
Solicitar aos alfabetizandos que recontem a fábula, coletivamente.

Habilidade:
· Narrar acontecimentos e histórias deixando claro onde, quando e como aconteceu.
· Interpretar e explorar com eles/as as informações explícitas e implícitas da história. Em seguida, perguntar (compreensão oral do texto): Qual o tipo de texto? Qual o título? Quem é o autor? Qual a moral da história? Quem são os\ personagens? Onde aconteceu a história? Qual a moral da história?
· Localizar e circular na cópia do texto do/a alfabetizando o título, o nome do autor, os personagens
· e a moral da história. Pintar os espaços entre as palavras. Sublinhar os parágrafos e os sinais de pontuação.

Habilidade:
Demonstrar conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de preencher a ficha de leitura. Nesta atividade, a professora atuará como escriba, isto é, os alfabetizandos ditarão as palavras e ela as escreverá na lousa, e eles, nos seus respectivos cadernos. Faz-se necessário que durante a escrita, a professora estimule a reflexão sobre a escrita, perguntando dentre outras coisas: como se escreve tal palavra, com que letra começa ou termina, é vogal ou consoante... Vale ressaltar que as respostas virão dos alfabetizandos e não da professora, exceto quando eles encontrarem muitas dificuldades na escrita das palavras.


Ficha de leitura


Tipo de texto



Função do texto



Título



Autor(a)



Personagem(características)


1.

2.


Ambiente



Sequência do texto


Ilustração (início)


Ilustração (meio)


Ilustração (fim)


Fazer a reescrita coletiva do texto. Pedir aos alfabetizandos que escrevam do jeito que souberem o texto em seus cadernos.
Solicitar a revisão do texto. Dividir a lousa em duas partes. Na primeira parte, a professora ou um alfabetizando que esteja alfabético, escreverá na lousa as palavras do jeito que os alfabetizandos ditarem. Na segunda parte, a professora fará as devidas correções, os levando a analisar e refletir sobre a escrita das palavras, organização e estrutura do texto. Em seguida, eles deveram transcrever para os cadernos o texto revisado.


Lousa


Reescrita  do texto (padrão oral)


Revisão  do texto (padrão escrito)


Habilidade: Elaborar questões escritas após leituras ouvidas. Analisar textos escritos observando as regularidades gráficas ou gramaticais no emprego das palavras (nomes e qualidades).

Lista e análise linguistica das palavras do texto.

Escolher cinco palavras do texto e fazer uma lista. Primeiro, o aluno escreverá no seu caderno as palavras (do jeito que souber) que o professor ditar e, em seguida, fazer a correção das palavras junto com os alunos, perguntando-lhes: como se escreve determinada palavra, com que letra começa... Este é o momento do aluno entrar em conflito cognitivo, visto que ele confrontará sua hipótese com a escrita correia da palavra. Depois, fazer a analise linguistica das palavras, preenchendo o resto da atividade.


Palavra - Hipótese do alfabetizando (padrão oral)


FOMGA

Correção (padrão escrito)


FORMIGA

Número de letra


7

1ª letra


F

Última letra


A

Vogal


OIA

Consoante


FRMG

Número de sílabas


3

1ª sílaba


FOR

Última sílaba


GA

Análise da palavra e da frase
Pedir aos alfabetizandos/as que observem a escrita do título do texto. A FORMIGA E A POMBA
Solicitar que pintem os espaços entre as palavras e depois respondaM.

 

 

 

 
A      FORMIGA       E      A      POMBA
Quantos espaços existem entre as palavras?
Quantas palavras?

Pedir que observem as palavras FORMIGA e POMBA e depois respondam:

FORMIGA                             POMBA

Quantas letras têm a palavra?
Qual a primeira letra?
Quantas letras têm a palavra?
Qual a primeira letra?
Qual a última letra?
Qual a última letra?


FOR MI GA                              POM BA

Quantas sílabas têm a palavra?
Qual a primeira sílaba?
Qual a última sílaba?
Quantas sílabas têm a palavra?
Qual a primeira sílaba?
Qual a última sílaba?


Solicitar que escrevam palavras que tenham as sílabas GA e BA.


GATO

BA LA


TAGARELA

CE BA LA


BARRI GA

GO IA BA


Solicitar aos alfabetizandos que escrevam, do jeito que souberem, palavras que rimam com FORMIGA e POMBA. Em seguida, escolher três palavras e fazer a correção.

Conclusão:
O conjunto de atividades que ora se apresenta, são sugestões que poderão auxiliar a professora na prepararão das situações didáticas e de aprendizagem. É preciso, portanto, que ela escolha e adapte-as conforme os diferentes contextos. As atividades deverão ser desenvolvidas em vários dias. em diferentes situações, cuidadosamente, para que os alfabetizandos consigam realizar uma aprendizagem significativa, sem distorções nem conceitos mal construídos.

Notas O presente texto tem o objetivo de subsidiar as professoresas alfabetízadoras na compreensão dos processos que estão envolvidos na aquisição do sistema de escrita alfabética, da leitura, da produção de texto e do desenvolvimento da oralidade.

" Ninguém liberta ninguém. Tampouco ninguém se liberta sozinho. Homens e mulheres se libertam em comunhão, por intermédio do conhecimento do seu ser e estar no mundo."

"Ninguém aprende sozinho. Tampouco ninguém ensina ninguém. Educadores/as e educandos/as aprendem em comunhão, mediatizados/as pelos conhecimentos e saberes."



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