A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quarta-feira, novembro 02, 2011

Planos de aulas diversos

Tema: Aula de Orientação Sexual
Eixo: Saúde

Objetivos:
•  Explicar as muitas mudanças que ocorrem na puberdade, tanto mudanças físicas, quanto emocionais, principalmente o mecanismo da menstruação e da ejaculação.

Metodologia:
Roda de conversa
Cartazes
Absorventes
Copo / Palito de sorvete
Tinta vermelha
Água
Clara do ovo com leite

Desenvolvimento: A Puberdade prepara o nosso corpo para o corpo adulto.

Além de cabeça, tronco e membros, temos alguns orgãos chamados glândulas. Algumas dessas glândulas produzem hormônios são lançados no sangue e levados para todas as partes do corpo. Na puberdade há grande produção de hormônios do crescimento e hormônios sexuais.
• Testosterona: Hormônio sexual masculino. Ele é responsável pelo nascimento dos pêlos pubianos, pêlos nas axilas, no rosto, aumento dos testículos e pênis, engrossamento da voz, etc.
Estrogênio: Hormônio sexual feminino. Ele é responsável pelo desenvolvimento as mamas, menstruação, pêlos pubianos, etc.
• Menstruação e Fecundação: Todos os meses, as paredes do útero tornam-se mais grossas, preparando para receber o embrião. Quando a mulher não engravida, o engrossamento da parede perde sua função, então se solta, formando a menstruação. O útero liga-se ao exterior do corpo através de um canal, que se chama vagina. A menstruação dura de três a cinco dias e acontece todos os meses. São os ovários que produzem os hormônios femininos e os óvulos.
Ereção do Pênis: O sangue circula por todo o nosso corpo, dentro dos vasos sanguíneos. O pênis tem muitos vasos sanguíneos que, de vez em quando, pode receber mais sangue, o que faz com que o pênis aumente de tamanho, fique duro e levante – o nome certo disso é ereção.
Ejaculação: A partir da puberdade, os testículos começam a produzir células sexuais: os espermatozóides. Os espermatozóides é sinal de que o homem poderá engravidar a mulher, pois são os espermatozóides quando se encontram com o óvulo que formam o embrião, o feto, o bebê.

Avaliação:
Todos os objetivos foram atingidos com sucesso.

Fechamento:
Todos assimilaram bem a orientação dada pela psicóloga.

Tema: Meio ambiente


Eixo: Arte, Meio Ambiente, Saúde, Cidadania, Família, Pluralidade

Objetivos:
•  Estudar um animal africano (macaco).
•  Conscientizar da importância de preservar o planeta.
•  Trabalhar a interação entre as crianças.
•  Despertar o interesse pela preservação.

Metodologia:
Caixa de leite
Papel Crepom
Cola

Desenvolvimento:
• Confeccionar um quadro de um macaco com caixa de leite.

Avaliação:
Excelente, todos participaram com muito entusiasmo.

Fechamento:
Quadro confeccionado pelas crianças.

 Tema: Reciclagem


Eixo: Arte, Meio Ambiente, Saúde, Cidadania, Família, Pluralidade

Objetivos:
•  Mostrar que através da reciclagem podemos fazer coisas diferentes.
•  Conscientizar da importância de preservar o planeta.
•  Trabalhar a interação entre as crianças.
•  Despertar o interesse pela preservação.

Metodologia:
Caixa de ovos
Tinta
Pincel
Copo de café
Durex colorido
Cola quente
•  Grãos de feijão

Desenvolvimento:
• Fazer uma mancala com caixa de ovos.

Avaliação:
A confecção da mancala foi muito proveitosa.

Fechamento:
As crianças divertiram-se jogando e levaram a mancala para casa.

Tema: Folclore


Eixo: Cidadania, Pluralidade, Arte, Meio Ambiente, Família

Objetivos:
•  Relacionar a cultura popular coma própria realidade.
•  Perceber a influência do meio ambiente na formação cultural dos povos.
•  Compreender os valores éticos presentes nas manifestações populares.
•  Perceber a família como uma unidade que se integra a uma sociedade.
•  Considerar os valores presentes na nossa cultura.
 •  Aprender a utilizar regras.
•  Desenvolver o equilíbrio e coordenação motora.
•  Compreender a transformação dos valores éticos através dos tempos.

Metodologia:
Papel Sulfite
Cola
Papel Fantasia
Tesoura
Lantejoula

Desenvolvimento:
• Trabalhamos o folclore durante todo o mês de Agosto, cada semana falávamos de
um tópico (Trava-línguas, parlendas, lendas, etc).

Avaliação:
Excelente, todos participaram com muito entusiasmo.

Fechamento:
Livro confeccionado pelas crianças.


Tema: Dia dos Animais


Eixo: Meio Ambiente, Cidadania, Arte

Objetivos:
•  Conscientização da importância de se proteger os animais.

Metodologia:
Livro
Garrafa pet
Tinta de cores variadas
Tampa de garrafa
EVA colorido
Barbante

Desenvolvimento:
• Iniciamos com roda de história do livro: A Vitória da Preguiça; da autora Helen
Lester. Depois da leitura do livro, as crianças desenharam aquilo que mais
gostaram do livro. Depois fizemos um bilboquê de sapo (material reciclado).

Avaliação:
Todos os objetivos propostos foram alcançados.

Fechamento:
A atividade foi muito proveitosa.

 Tema: Dia da Natureza


Eixo: Meio Ambiente, Cidadania, Arte

Objetivos:
•  Conscientizar sobre a importância do meio ambiente na vida do ser humano.

Metodologia:
Terra própria para plantio
Feijão
Garrafa pet
Retalhos de EVA


Desenvolvimento:
• Foi realizado uma roda de conversa sobre o tema; no caderno foi passado
um texto. Depois cada aluno teve oportunidade de expressar seus
conhecimentos sobre o tema. Em seguida, fizemos plantação de feijões num
vasinho que foi confeccionado com garrafa pet. Dessa maneira puderam
observar todo o processo de crescimento do vegetal (2 semanas).

Avaliação:
Todos os objetivos propostos foram alcançados.

Fechamento:
A classe foi muito participativa e o resultado foi excelente.

 Tema: Dia da Árvore


Eixo: Meio Ambiente, Cidadania, Arte

Objetivos:
•  Conscientizar os alunos sobre a importância da natureza para o nosso planeta.

Metodologia:
Livro
EVA verde
Cola plástica
Palito de sorvete
Glitter

Desenvolvimento:
• Fiz a leitura do livro “A Árvore sem nome”; onde foi possível fazer as crianças
entenderem da grande importância das árvores para o nosso planeta. Foi
passado um texto no caderno. Finalizamos com a confecção de uma árvore
de EVA e palito de sorvete, onde cada criança enfeitou a sua e levou
para casa.

Avaliação:
Todos que participaram da atividade atingiram os objetivos.

Fechamento:
A atividade foi muito proveitosa.

Tema: Dia dos Pais


Eixo: Família

Objetivos:
•  Valorizar o amor, afeto e todos os sentimentos sinceros de pai para o filho.

Metodologia:
Papelão
Tesoura
Jornal
Cola quente
Foto do pai com a criança

Desenvolvimento:
• Iniciamos nossa atividade com uma roda de conversa, cada criança falou
um pouco sobre sua família, em especial sobre o pai, algumas crianças
comentaram que seus pais moram em casas separadas e já teem outra
família e filhos. Trabalhamos também a confecção de um porta retrato
que foi o presente do dia dos pais. Finalizamos com uma apresentação
de dança e com um lanche matinal.

Avaliação:
Atingimos todos os objetivos propostos.

Fechamento:
Foi muito divertido e prazeroso ver a participação dos pais na comemoração.

Tema: Semana do Início da Primavera


Eixo: Meio Ambiente

Objetivos:
•  Valorizar a importância da Flora e Fauna Brasileira.

Metodologia:
Livros
Papel Sulfite
Canetinhas
Lápis de cor
Tesoura
Giz de cera
Papel de dobradura
Ferragem plástica

Desenvolvimento:
• Iniciamos com uma roda de conversa, trabalhamos o livro “O Jardim -
Brincando com dobraduras”. Os alunos trabalharam o tema confeccionando
um livro de histórias enriquecido com inúmeras dobraduras.

Avaliação:
Os alunos atingiram plenamente os objetivos propostos durante as atividades.

Fechamento:
A participação do grupo foi excelente.

Tema: Semana da criança


Eixo: Pluralidade

Objetivos:
•  Socialização entre diferentes idades e oportunidade de brincarem em
brinquedos diferentes.

Metodologia:
Brinquedos variados
Doces
Salgados

Desenvolvimento:
• Durante o dia das crianças brincaram livremente nos brinquedos e lancharam
cachorro quente, pipoca, algodão doce, etc. No final da festa as crianças
ganharam um saquinho com doces.

Avaliação:
Todos os objetivos foram atingidos.

Fechamento:
Todos aproveitaram a festa.

Tema: Semana dos Bons Dentes


Eixo: Saúde

Objetivos:
•  Conscientizar as crianças sobre a importância da higiene bucal.

Metodologia:
Livros
Material de Higiene Bucal

Desenvolvimento:
• Iniciei com roda de conversa, depois as crianças expressaram sua opinião sobre o tema.
Foi passado um texto no caderno. Foi apresentado também o material de higiene bucal,
que consta da dentadura, escova e fio dental. As crianças manusearam o material
e treinaram os movimentos corretos da escovação e de como passar o fio dental. Depois
li as histórias dos livros:
Escovão e o Porcalhão” - Autor: Ely Barbosa
Notícias da Rua dos Dentes de Leite” - Autor: Anna Russelmann

Avaliação:
Todos os objetivos propostos foram alcançados.

Fechamento:
A atividade foi muito proveitosa.

Um comentário:

  1. Não tenho experiência nenhuma e vou prestar concurso para professor de creche. Estou vasculhando tudo o que posso e cheguei aqui.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...