Tema: Aula de Orientação Sexual
Eixo: Saúde
Objetivos:
• Explicar as muitas mudanças que ocorrem na puberdade, tanto mudanças físicas, quanto emocionais, principalmente o mecanismo da menstruação e da ejaculação.
Metodologia:
• Roda de conversa
• Cartazes
• Absorventes
• Copo / Palito de sorvete
• Tinta vermelha
• Água
• Água
• Clara do ovo com leite
Desenvolvimento: • A Puberdade prepara o nosso corpo para o corpo adulto.
Além de cabeça, tronco e membros, temos alguns orgãos chamados glândulas. Algumas dessas glândulas produzem hormônios são lançados no sangue e levados para todas as partes do corpo. Na puberdade há grande produção de hormônios do crescimento e hormônios sexuais.
• Testosterona: Hormônio sexual masculino. Ele é responsável pelo nascimento dos pêlos pubianos, pêlos nas axilas, no rosto, aumento dos testículos e pênis, engrossamento da voz, etc.
• Estrogênio: Hormônio sexual feminino. Ele é responsável pelo desenvolvimento as mamas, menstruação, pêlos pubianos, etc.
• Menstruação e Fecundação: Todos os meses, as paredes do útero tornam-se mais grossas, preparando para receber o embrião. Quando a mulher não engravida, o engrossamento da parede perde sua função, então se solta, formando a menstruação. O útero liga-se ao exterior do corpo através de um canal, que se chama vagina. A menstruação dura de três a cinco dias e acontece todos os meses. São os ovários que produzem os hormônios femininos e os óvulos.
• Ereção do Pênis: O sangue circula por todo o nosso corpo, dentro dos vasos sanguíneos. O pênis tem muitos vasos sanguíneos que, de vez em quando, pode receber mais sangue, o que faz com que o pênis aumente de tamanho, fique duro e levante – o nome certo disso é ereção.
• Ejaculação: A partir da puberdade, os testículos começam a produzir células sexuais: os espermatozóides. Os espermatozóides é sinal de que o homem poderá engravidar a mulher, pois são os espermatozóides quando se encontram com o óvulo que formam o embrião, o feto, o bebê.
Avaliação:
Todos os objetivos foram atingidos com sucesso.
Fechamento:
Todos assimilaram bem a orientação dada pela psicóloga.
Tema: Meio ambiente
Eixo: Arte, Meio Ambiente, Saúde, Cidadania, Família, Pluralidade
Objetivos:
• Estudar um animal africano (macaco).
• Conscientizar da importância de preservar o planeta.
• Trabalhar a interação entre as crianças.
• Despertar o interesse pela preservação.
Metodologia:
• Caixa de leite
• Papel Crepom
• Cola
Desenvolvimento:
• Confeccionar um quadro de um macaco com caixa de leite.
Avaliação:
Excelente, todos participaram com muito entusiasmo.
Fechamento:
Quadro confeccionado pelas crianças.
Eixo: Arte, Meio Ambiente, Saúde, Cidadania, Família, Pluralidade
Objetivos:
• Mostrar que através da reciclagem podemos fazer coisas diferentes.
• Conscientizar da importância de preservar o planeta.
• Trabalhar a interação entre as crianças.
• Despertar o interesse pela preservação.
Metodologia:
• Caixa de ovos
• Tinta
• Pincel
• Copo de café
• Durex colorido
• Cola quente
• Grãos de feijão
Desenvolvimento:
• Fazer uma mancala com caixa de ovos.
Avaliação:
A confecção da mancala foi muito proveitosa.
Fechamento:
As crianças divertiram-se jogando e levaram a mancala para casa.
Tema: Folclore
Eixo: Cidadania, Pluralidade, Arte, Meio Ambiente, Família
Objetivos:
• Relacionar a cultura popular coma própria realidade.
• Perceber a influência do meio ambiente na formação cultural dos povos.
• Compreender os valores éticos presentes nas manifestações populares.
• Perceber a família como uma unidade que se integra a uma sociedade.
• Considerar os valores presentes na nossa cultura.
• Aprender a utilizar regras.
• Desenvolver o equilíbrio e coordenação motora.
• Compreender a transformação dos valores éticos através dos tempos.
Metodologia:
• Papel Sulfite
• Cola
• Papel Fantasia
• Tesoura
• Lantejoula
Desenvolvimento:
• Trabalhamos o folclore durante todo o mês de Agosto, cada semana falávamos de
um tópico (Trava-línguas, parlendas, lendas, etc).
Avaliação:
Excelente, todos participaram com muito entusiasmo.
Fechamento:
Livro confeccionado pelas crianças.
Tema: Dia dos Animais
Eixo: Meio Ambiente, Cidadania, Arte
Objetivos:
• Conscientização da importância de se proteger os animais.
Metodologia:
• Livro
• Garrafa pet
• Tinta de cores variadas
• Tampa de garrafa
• EVA colorido
• Barbante
Desenvolvimento:
• Iniciamos com roda de história do livro: A Vitória da Preguiça; da autora Helen
Lester. Depois da leitura do livro, as crianças desenharam aquilo que mais
gostaram do livro. Depois fizemos um bilboquê de sapo (material reciclado).
Avaliação:
Todos os objetivos propostos foram alcançados.
Fechamento:
A atividade foi muito proveitosa.
Eixo: Meio Ambiente, Cidadania, Arte
Objetivos:
• Conscientizar sobre a importância do meio ambiente na vida do ser humano.
Metodologia:
• Terra própria para plantio
• Feijão
• Garrafa pet
• Retalhos de EVA
Desenvolvimento:
• Foi realizado uma roda de conversa sobre o tema; no caderno foi passado
um texto. Depois cada aluno teve oportunidade de expressar seus
conhecimentos sobre o tema. Em seguida, fizemos plantação de feijões num
vasinho que foi confeccionado com garrafa pet. Dessa maneira puderam
observar todo o processo de crescimento do vegetal (2 semanas).
Avaliação:
Todos os objetivos propostos foram alcançados.
Fechamento:
A classe foi muito participativa e o resultado foi excelente.
Eixo: Meio Ambiente, Cidadania, Arte
Objetivos:
• Conscientizar os alunos sobre a importância da natureza para o nosso planeta.
Metodologia:
• Livro
• EVA verde
• Cola plástica
• Palito de sorvete
• Glitter
Desenvolvimento:
• Fiz a leitura do livro “A Árvore sem nome”; onde foi possível fazer as crianças
entenderem da grande importância das árvores para o nosso planeta. Foi
passado um texto no caderno. Finalizamos com a confecção de uma árvore
de EVA e palito de sorvete, onde cada criança enfeitou a sua e levou
para casa.
Avaliação:
Todos que participaram da atividade atingiram os objetivos.
Fechamento:
A atividade foi muito proveitosa.
Tema: Dia dos Pais
Eixo: Família
Objetivos:
• Valorizar o amor, afeto e todos os sentimentos sinceros de pai para o filho.
Metodologia:
• Papelão
• Tesoura
• Jornal
• Cola quente
• Foto do pai com a criança
Desenvolvimento:
• Iniciamos nossa atividade com uma roda de conversa, cada criança falou
um pouco sobre sua família, em especial sobre o pai, algumas crianças
comentaram que seus pais moram em casas separadas e já teem outra
família e filhos. Trabalhamos também a confecção de um porta retrato
que foi o presente do dia dos pais. Finalizamos com uma apresentação
de dança e com um lanche matinal.
Avaliação:
Atingimos todos os objetivos propostos.
Fechamento:
Foi muito divertido e prazeroso ver a participação dos pais na comemoração.
Tema: Semana do Início da Primavera
Eixo: Meio Ambiente
Objetivos:
• Valorizar a importância da Flora e Fauna Brasileira.
Metodologia:
• Livros
• Papel Sulfite
• Canetinhas
• Lápis de cor
• Tesoura
• Giz de cera
• Papel de dobradura
• Ferragem plástica
Desenvolvimento:
• Iniciamos com uma roda de conversa, trabalhamos o livro “O Jardim -
Brincando com dobraduras”. Os alunos trabalharam o tema confeccionando
um livro de histórias enriquecido com inúmeras dobraduras.
um livro de histórias enriquecido com inúmeras dobraduras.
Avaliação:
Os alunos atingiram plenamente os objetivos propostos durante as atividades.
Fechamento:
A participação do grupo foi excelente.
Tema: Semana da criança
Eixo: Pluralidade
Objetivos:
• Socialização entre diferentes idades e oportunidade de brincarem em
brinquedos diferentes.
Metodologia:
• Brinquedos variados
• Doces
• Salgados
Desenvolvimento:
• Durante o dia das crianças brincaram livremente nos brinquedos e lancharam
cachorro quente, pipoca, algodão doce, etc. No final da festa as crianças
ganharam um saquinho com doces.
Avaliação:
Todos os objetivos foram atingidos.
Fechamento:
Todos aproveitaram a festa.
Tema: Semana dos Bons Dentes
Eixo: Saúde
Objetivos:
• Conscientizar as crianças sobre a importância da higiene bucal.
Metodologia:
• Livros
• Material de Higiene Bucal
Desenvolvimento:
• Iniciei com roda de conversa, depois as crianças expressaram sua opinião sobre o tema.
Foi passado um texto no caderno. Foi apresentado também o material de higiene bucal,
que consta da dentadura, escova e fio dental. As crianças manusearam o material
e treinaram os movimentos corretos da escovação e de como passar o fio dental. Depois
li as histórias dos livros:
“Escovão e o Porcalhão” - Autor: Ely Barbosa
“Notícias da Rua dos Dentes de Leite” - Autor: Anna Russelmann
Avaliação:
Todos os objetivos propostos foram alcançados.
Fechamento:
A atividade foi muito proveitosa.
Não tenho experiência nenhuma e vou prestar concurso para professor de creche. Estou vasculhando tudo o que posso e cheguei aqui.
ResponderExcluirObrigada