A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

terça-feira, janeiro 03, 2012

PORTFÓLIO

Eu uso essas orientações para montar e organizar os meus...

“Coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada criança”

Elizabeth Shores e Cathy Grace

PORTFÓLIO

Portfólio é uma estratégia importante para melhor conhecer e entender o progresso de cada aluno à medida que o tempo passa.

Coleção de variedades de trabalhos organizados para documentar o desenvolvimento da criança

TIPOS DE PORTFÓLIO

Portfólio Particular

Portfólio de Aprendizagem

Portfólio Demonstrativo

Portfólio Particular

Compilação pessoal (registros pessoais do professor ou da criança)

Portfólio de Aprendizagem

Utilizado para reflexão sobre a prática e comunicação com os pais

Portfólio Demonstrativo

União do portfólio particular e de aprendizagem 

É utilizado pela escola e por todos professores 

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM

Contém:

Anotações, rascunhos e esboço preliminar de projetos em andamento, amostras de trabalhos e diário de aprendizagem da criança.
Esse material é de consulta da criança e do professor e pode ser guardado em arquivos com repartições ou guardados em prateleiras por ordem alfabética.

PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO

É composto de amostras representativas de trabalhos que demonstram os avanços importantes da criança ou problemas persistentes.

Os pais também podem escolher itens para o portfólio demonstrativo.

No final do ano ele é apresentado para a professora da série seguinte.

PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO

Contém:

Fotografias, gravações, desenhos, cópias de relatos narrativos dos alunos, trabalhos artísticos, pesquisas, produções diversas e diários de aprendizagem. 

PASSOS PARA MONTAGEM DE PORTFÓLIO

1 Estabelecer uma política de portfólio;

2 Coletar amostras de trabalhos;

3 Tirar fotografias;

4 Conduzir entrevistas;

5 Realizar registros sistemáticos;

POLÍTICA DE PORTFÓLIO: 

É um propósito definido e claro

É um conjunto de regras para a coleta dos itens a serem guardados (regras relacionadas com a missão, objetivos curriculares e programa de ensino da escola)

DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA

É necessário:

Conhecimento das crianças (individualmente);

Conhecimento sobre o desenvolvimento infantil;

Conhecimento de como a criança constrói o conhecimento; 

Conhecimento sobre diversidade

DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA

É necessário:

Conhecer os propósitos da escola (missão e objetivos);

Conhecer a proposta de trabalho para as crianças

(o que se pretende ensinar e o que se espera da criança)

ITENS DO PORTFÓLIO

Amostra de trabalhos;

Trabalhos artísticos;

Produtos de avaliação de desempenho;

Fotografias;

Diários de aprendizagem;

Registros escritos;

Entrevistas com a criança;

Registros sistemáticos;

Registros de caso;

Registros de reuniões de análise de portfólio;

Relatos narrativos.

Bibliografia Consultada:

Manual de Portfólio. SHORES Elizabeth et al. Artmed.Porto Alegre 2001.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...