A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quarta-feira, janeiro 04, 2012

O que é um portfólio?



É uma área pessoal, podendo também pertencer a uma instituição ou empresa, onde se pode disponibilizar qualquer tipo de informação. 
É um conjunto de documentos (trabalhos de pesquisa, fotografias, trabalhos escritos, desenhos, exercícios, provas etc.), reunidos por exemplo num dossier , acompanhados de uma reflexão do autor e organizados tendo em conta os objetivos que se pretendem atingir/desenvolver.  O portfólio consiste, na sua essência, de uma pasta individual, onde são colecionados os trabalhos realizados pelo aluno, no decorrer dos seus estudos de uma disciplina, de um curso, ou mesmo durante alguns anos, como ao longo de um ciclo de estudos. É um local para colecionar todos os passos percorridos pelo aluno ao longo da trajetória de sua aprendizagem. 
Um portfólio permite construir, entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno, reflectindo o ritmo e a direção de seu crescimento, os temas de seu interesse, suas dificuldades e o potencial a ser desenvolvido. 
Além de sua própria produção acadêmica, o aluno é incentivado a colecionar. No momento devido, todo esse material colecionado poderá oferecer subsídios para a avaliação do aluno, do professor, dos conteúdos e das metodologias de ensino, assim como para estimar o impacto da disciplina, curso ou programa educacional. 
 Os dados devem ser registrados regularmente, o que imprime à coletânea de documentos contidos no portfólio um significado muito mais amplo e realista, do que as informações que resultam de avaliações pontuais realizadas em situação de exame. Em suma, trata-se de instrumento ainda pouco difundido, mas que já foi testado e aprovado em vários níveis de ensino. Quanto a sua viabilidade, não é demais lembrar que sua utilização é possível até mesmo no ensino virtual, onde o uso do computador possibilita e facilita a criação do "diário do aluno", assumindo a forma de uma pasta no arquivo virtual da disciplina ou do curso.

Recebido por email :sugestaodeatividadeescolar@googlegroups.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...