A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

terça-feira, janeiro 10, 2012

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA...

Recebi um email da Joana  de Campinas  pedindo orientação para um projeto de pesquisa então ai vai...boa sorte e SUCESSO...


PROJETO DE PESQUISA: (evitar o uso da 1ª pessoa (singular ou plural), utilizando a impessoalidade no texto  – 3ª p.singular)


MODELO DE PROJETO DE PESQUISA

SUMÁRIO

1.       INTRODUÇÃO
2.       DELIMITAÇÃO DO TEMA
3.       OBJETIVOS
4.       JUSTIFICATIVA
5.       FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
6.       HIPÓTESE(S)
7.       REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
8.       METODOLOGIA DA PESQUISA
9.       CRONOGRAMA
10.    BIBLIOGRAFIA


1.           INTRODUÇÃO
(O QUE SERÁ ESCRITO? Inicie dizendo qual é o seu objeto de estudo, o seu tema. O tema já deve trazer, em sua descrição, o problema. Apresente genericamente a gênese do problema, o contexto do problema, sob o ponto de vista sócio-cultural, da história, do Direito, ou de outro aspecto que permita situar o problema que pretende investigar em sua inter-relação com a sociedade. O pesquisador não se posiciona sobre o tema, apenas reproduz sua realidade.).
2.           DELIMITAÇÃO DO TEMA
(significa selecionar alguns aspectos ou problemas. Informe como você irá “circunscrever” o tema, objeto de estudo, o tópico específico que você irá pesquisar, a área jurídica em que se insere. Além da abrangência da sua pesquisa, o que significa que você irá demarcá-lo do ponto de vista teórico - marco teórico/histórico-, delimite-o geograficamente)
3.           OBJETIVOS
(O QUE FAZER? apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos. Relacionam-se às respostas a serem dadas ao problema formulado. Significa enunciar o que será feito. Deve ser explicitado por verbos no infinitivo: estudar, analisar, questionar, comparar, introduzir, elucidar, explicar, contrastar, discutir, demonstrar, etc.)

4.           JUSTIFICATIVA
(POR QUE FAZER? PARA QUE FAZER? Demonstrar a relevância do estudo em questão – social e jurídica, teórica e prática. Que contribuições a pesquisa trará para a compreensão, a intervenção ou a solução do problema no universo social a que se destina?).
5.           FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
(QUAIS AS QUESTÕES A SEREM RESOLVIDAS? Apresentar as questões específicas, isto é, os problemas a que você pretende responder, ou apontar soluções, com a pesquisa. É a problematização do tema abordado na pesquisa. É ou são a(s) questão(ões) a ser(em) solucionada(s). Que questionamentos foram levantados acerca do tema, ao fazer a leitura sobre o assunto tratado? Que críticas podem ser feitas ao se examinar a questão? O tempo verbal deve ser, preferencialmente, o condicional – futuro do pretérito, porque são conjecturas, revelam dúvidas.)
6.           HIPÓTESE(S)
Trata-se de uma resposta provisória ao problema da investigação. Deve(m) ser elaborada(s) a partir de fontes diversas, tais como a observação, resultados de outras pesquisas, teorias ou mesmo intuição. Deve(m) ser específica(s), clara, direta. Deve(m) ter conceitos claros).
7.           REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
(O QUE FOI ESCRITO SOBRE O TEMA? É o embasamento teórico da sua pesquisa, que vai fundamentar.  Organizar um capítulo em que você vai expor e analisar o pensamento dos doutrinadores, dos estudiosos da área específica da pesquisa. Faça uma síntese bem articulada dos elementos teóricos (derivados da doutrina e/ou da legislação e/ou da jurisprudência) que podem servir de alicerce para a análise dos dados de sua pesquisa.)
8.           METODOLOGIA
(COMO FAZER? COM QUÊ? QUANDO? O QUE? COM QUEM? ONDE? consiste em dizer o tipo de pesquisa a ser abordada - bibliográfica, documental, de campo, descritiva, exploratória, investigativa-, apresentação das fontes de pesquisa, dos instrumentos de coleta de dados, a coleta de dados, a análise de dados.  Indica as opções e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro teórico. Definição dos instrumentos e procedimentos para análise dos dados:
a)                         definição da amostragem: a pesquisa qualitativa não se baseia em elementos numéricos para garantir sua representatividade. Pergunta-se “quais indivíduos sociais têm uma vinculação mais significativa para o problema a ser investigado?”.
b)                         Coleta de dados: definir as técnicas a serem utilizadas tanto para a pesquisa de campo -entrevistas, observações, formulários, história de vida - como para a pesquisa suplementar de dados, caso seja utilizada pesquisa documental, consulta a anuários, censos.
c)                         Organização e análise dos dados – deve-se escrever com clareza como os dados serão organizados e analisados. Por exemplo, as análises de conteúdo, de discurso, ou análise dialética são procedimentos possíveis para análise e interpretação dos dados, e cada uma dessas modalidades preconiza um tratamento diferenciado para a organização e sistematização dos dados.
Você pode subdividir este item em – Tipo de pesquisa - descritiva? Comparativa? Exploratória? Documental? Histórica? Estudo de caso?; Fontes da pesquisa – bibliografia, pessoas-operadores, documentos, leis, doutrinas; Coleta de dados – esclarecer como, quando e onde você buscará os dados da parte específica da sua pesquisa; Análise dos dados – dizer como procederá para analisar os dados que obtiver na parte específica da sua pesquisa.)


9.           CRONOGRAMA
(são as etapas da pesquisa, relacionadas ao tempo utilizado para a realização da monografia. Exemplo:

Eventos
MÊS/ANO
MÊS/ANO
MÊS/ANO

MÊS/ANO

Pesquisa bibliográfica
(coleta de dados




Pesquisa empírica (coleta de dados)




Capítulo 1




Capítulo 2




Conclusões




Introdução





10.       BIBLIOGRAFIA
(listar todas as obras lidas para fazer sua pesquisa, respeitando as normas da ABNT).
 Recebi por email de algum grupo que não recordo agora ...se vc souber me mande a autoria que darei os devidos credito...obrigada.

Um comentário:

  1. Otimo, e simples e direto ao assunto, projetos para evangelizar um hospital ou uma universidade ou escola podem se escrever e logo apresentar ao Diretor do Hospital ou Universidade , ou escola para uma vez por semana ajudar espiritualmente aos que precisam de orientação espiritual, um projeto tem que ter as vantagens e o resultado esperado , pode se colocar o que se espera que vai acontecer quando as pessoas recebam orientação espiritual, por exemplo em uma fabrica , se os funcionarios faltam por problemas familiares com os filhos ou com a saude o por não estar motivados a trabalhar, atraves de uma conselheria ou de orientaçoes de como podem ser resolvidos seus problemas com conselhos ,oração,jejum , sabedoria, etc, tudo Deus mudara, por que com ele TUDO E POSSIVEL.
    Precisando mais informaç~~ao e conselhos entre em contato telhaconcreto@hotmail.com capelania em escolas, univesidades, empresas, hospitais, etc.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...