Pensando nas creches que trabalham nas ferias de janeiro,segue esse Projeto que usaremos na minha escola
PROJETO
FÉRIAS DIVERTIDA NA ESCOLA
TEMA: Enquanto brinco eu aprendo e me divirto.
JUSTIFICATIVA: Cada dia mais
as famílias precisam trabalhar e a tão esperada férias das crianças em janeiro,
não coincidem com a dos pais, pensando nisso realizaremos atividades
diferenciadas com as crianças que utilizam a nossa creche nesse mês, oferecendo
dessa forma férias divertidas com os amigos e funcionários. As atividades
oferecidas no “PROJETO FÉRIAS DIVERTIDAS NA ESCOLA ” levam à criança a
oportunidade de se socializar com crianças de diferentes faixas etária, ao
mesmo tempo em que desenvolve atividades de pura riqueza tanto para o intelecto
quanto para o corpo, podendo de esta forma desenvolver todas as suas
potencialidades. Este período tem como principal objetivo promover a integração
das crianças de forma prazerosa e educativa, através da exploração de diversas
atividades lúdicas orientadas, incluindo músicas, brincadeiras, jogos e outros.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar
as crianças que frequentarão a creche durante as férias, atividades prazerosas
ludicamente voltadas ao seu desenvolvimento integral e entretenimento, bem como
suprir as necessidades da criança e de suas famílias durante o período de ferias
escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Promover
a recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos, vídeos, músicas e arte;
·
Promover
a socialização;
·
Desenvolver
a criatividade
·
Estimular
a criatividade e a imaginação;
·
Ampliar
a coordenação motora ampla e fina;
·
Incentivar
o gosto pela música e canto.
DESENVOLVIMENTO:
·
Brincadeiras
de roda;
·
Brincadeiras
ao ar livre;
·
Parque;
·
Música
e interpretação;
·
História
e interpretação;
·
Brincadeiras
direcionadas e livres
·
Dvd
desenhos e filmes infantis;
·
Parlendas;
·
Confecção
de um brinquedo com sucata;
·
Massa
de modelar;
·
Jogos;
·
Pintura.
·
Roda
de conversa;
·
Musicalização;
·
Histórias;
·
Teatro
de fantoches;
·
Desenho
livre;
·
Brincadeiras
de motoca;
·
Vivo
– morto;
·
Qual
é a música;
·
Bexiga;
·
Pintura
facial;
·
Dança
da cadeira;
·
Piquenique
METODOLOGIA:
Realização de brincadeiras de roda, a fim de promover a socialização entre os
educandos e educadores, registrando-as; Desenvolvimento de brincadeiras no
pátio explorando cantigas, jogos, brincadeiras livres; Escutar diversas músicas
e cantos para após interpretá-las a partir de brincadeiras; Utilização da
música e dança como expressão corporal; Contação de histórias, dramatizando-as
através de fantoches. Releitura das histórias por meio de pinturas com tinta
guache, desenhos, colagem, etc; Produção do autorretrato através do desenho;
Utilização de parlendas, recitar;
Confecção de uma amarelinha no pátio contendo as formas geométricas,
cada criança jogará o dado que possui as formas geométricas (circulo, quadrado,
triângulo e retângulo), ao cair o dado a criança pulará a amarelinha até chegar
a forma geométrica correspondente;
Utilização de cordas e bambolês para representar conjuntos no chão, por
exemplo: a partir da história “Os três porquinhos” trabalhar o numeral Representar quantidades de 1 à 5 nos
conjuntos através de brinquedos e realizar contagens; Confecção de um brinquedo
com sucata que eles levaram para casa e por fim piquenique no parquinho da
escola.
AVALIAÇÃO: A avaliação será
continua, observando-se a atenção, participação, socialização e interesse
durante as atividades e brincadeiras propostas.
AMEI CONHECER SEU BLOG, VENHA CONHECER O MEU E SEJA MINHA SEGUIDORA TAMBÉM. https://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com.br/
ResponderExcluircidarmarques2@hotmail.com
ResponderExcluir