domingo, janeiro 01, 2017

PROJETO FÉRIAS DIVERTIDA NA ESCOLA


Pensando nas creches que trabalham nas ferias de janeiro,segue esse Projeto que usaremos na minha escola


PROJETO FÉRIAS DIVERTIDA NA ESCOLA 

TEMA: Enquanto brinco eu aprendo e me divirto.

JUSTIFICATIVA: Cada dia mais as famílias precisam trabalhar e a tão esperada férias das crianças em janeiro, não coincidem com a dos pais, pensando nisso realizaremos atividades diferenciadas com as crianças que utilizam a nossa creche nesse mês, oferecendo dessa forma férias divertidas com os amigos e funcionários. As atividades oferecidas no “PROJETO FÉRIAS DIVERTIDAS NA ESCOLA  ” levam à criança a oportunidade de se socializar com crianças de diferentes faixas etária, ao mesmo tempo em que desenvolve atividades de pura riqueza tanto para o intelecto quanto para o corpo, podendo de esta forma desenvolver todas as suas potencialidades. Este período tem como principal objetivo promover a integração das crianças de forma prazerosa e educativa, através da exploração de diversas atividades lúdicas orientadas, incluindo músicas, brincadeiras, jogos e outros.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar as crianças que frequentarão a creche  durante as férias, atividades prazerosas ludicamente voltadas ao seu desenvolvimento integral e entretenimento, bem como suprir as necessidades da criança e de suas famílias durante o período de ferias escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Promover a recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos, vídeos, músicas e arte;
·         Promover a socialização;
·         Desenvolver a criatividade
·         Estimular a criatividade e a imaginação;
·         Ampliar a coordenação motora ampla e fina;
·         Incentivar o gosto pela música e canto.

DESENVOLVIMENTO:
·         Brincadeiras de roda;
·         Brincadeiras ao ar livre;
·         Parque;
·         Música e interpretação;
·         História e interpretação;
·         Brincadeiras direcionadas e livres
·         Dvd desenhos e filmes infantis;
·         Parlendas;
·         Confecção de um brinquedo com sucata;
·         Massa de modelar;
·         Jogos;
·         Pintura.
·         Roda de conversa;
·         Musicalização;
·         Histórias;
·         Teatro de fantoches;
·         Desenho livre;
·         Brincadeiras de motoca;
·         Vivo – morto;
·         Qual é a música;
·         Bexiga;
·         Pintura facial;
·         Dança da cadeira;
·         Piquenique

 METODOLOGIA: Realização de brincadeiras de roda, a fim de promover a socialização entre os educandos e educadores, registrando-as; Desenvolvimento de brincadeiras no pátio explorando cantigas, jogos, brincadeiras livres; Escutar diversas músicas e cantos para após interpretá-las a partir de brincadeiras; Utilização da música e dança como expressão corporal; Contação de histórias, dramatizando-as através de fantoches. Releitura das histórias por meio de pinturas com tinta guache, desenhos, colagem, etc; Produção do autorretrato através do desenho; Utilização de parlendas, recitar;  Confecção de uma amarelinha no pátio contendo as formas geométricas, cada criança jogará o dado que possui as formas geométricas (circulo, quadrado, triângulo e retângulo), ao cair o dado a criança pulará a amarelinha até chegar a forma geométrica correspondente;   Utilização de cordas e bambolês para representar conjuntos no chão, por exemplo: a partir da história “Os três porquinhos” trabalhar o numeral  Representar quantidades de 1 à 5 nos conjuntos através de brinquedos e realizar contagens; Confecção de um brinquedo com sucata que eles levaram para casa e por fim piquenique no parquinho da escola.

AVALIAÇÃO: A avaliação será continua, observando-se a atenção, participação, socialização e interesse durante as atividades e brincadeiras propostas.













2 comentários:

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...