O resumo da vida profissional deve apresentar as informações mais recentes em primeiro lugar, considerando os dados acadêmicos em primeiro plano e profissionais em segundo plano, desde que sejam compatíveis com a disciplina a ser ministrada.
Coloque-se na situação do Coordenador do Curso que recebe uma grande quantidade de currículos.
Considere a quantidade de pessoas disponíveis no mercado de trabalho que desejam dar aulas.
O objetivo do currículo é gerar a entrevista, vender as qualificações acadêmicas do docente.
O resumo da vida profissional deve apresentar as informações mais recentes em primeiro lugar, considerando os dados acadêmicos em primeiro plano e profissionais em segundo plano, desde que sejam compatíveis com a disciplina a ser ministrada,evitar erros de digitação e de português (ortografia, concordância e acentuação);
não ser prolixo, pois quem estiver selecionando não pode perder tempo;
eliminar toda redundância na redação, isto é, utilizar frases simples e diretas;
omitir a informação quando a mesma não for positiva ou não tiver relação com o cargo de docente;
Os erros mencionados anteriormente são imperdoáveis em um currículo de professor.
Na composição do currículo, deverá constar:
Dados pessoais: nome, endereço completo, telefone de contato, estado civil, nacionalidade e idade.
Objetivo: cargo de professor
Especificar o nível de ensino: pós-graduação, graduação, ensino médio, técnico ou fundamental e quais as disciplinas está apto a lecionar.Importante: existem currículos de companheiros nos quais é necessário "advinhar" ou ler até o final para então tentar descobrir qual disciplina o professor deseja lecionar.
Formação acadêmica: curso e nome da Instituição de Ensino, definir se está cursando pós-graduação, colocar período que está cursando, previsão de conclusão do mestrado ou doutorado.
Resumo das qualificações descrever e quantificar as realizações profissionais. Sugerimos priorizar os dados de produção acadêmica (tese, dissertação), pesquisas realizadas, produção bibliográfica (artigos, textos em jornal ou revista, livros publicados ou no prelo), prêmios e títulos recebidos, produção técnica (software, produtos, produção artística, produção cultural), participação em congressos, simpósios, banca examinadora ou orientador de trabalhos acadêmicos.
Idiomas: língua, nível e tempo de domínio, nome da escola. Nesta oportunidade podem ser salientadas as viagens ao exterior para participação de congressos, simpósios, seminários científicos.
Cursos extracurriculares: é neste tópico que o professor transmite seu grau de atualização e o investimento pessoal em sua carreira. As universidades, centros universitários e faculdades procuram profissionais que continuamente estão em desenvolvimento.
nome do curso
instituição
período
carga horária
Sugerimos também apresentar cursos de aperfeiçoamento, palestras congressos e seminários.
Segue modelo:
Nome: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Rua da Saudades, 121– Centro – Email:
Celular: xxxxxxxxxxxx
Florianópolis - Cep :84825-620
|
Bacharel em
administração de empresas (2006), fluente em inglês, proficiente em softwares
de modelagem de mercado de capitais, bom comunicador e dotado de iniciativa,
busca colocação em início de carreira profissional na área de gestão de
capitais.
Formação
| |
l Graduado
em Administração de Empresas. IDEP/SEAD, conclusão em 2006.
l Técnico
em Processamento de Dados, CEFET Curitiba, conclusão em 2001.
l Cursos
complementares: Inglês (FISK, 6 anos, conclusão em 2001), Matemática
financeira com HP-12C (SENAC, 2003), Gestão de investimentos de renda
variável (IDEP, 2004), Legislação Tributária e mercado de capitais (Ejuris,
2005)
| |
Experiência
| |
l 2006
– Estágio curricular (8 meses) na mesa de câmbio do Banrisul, Porto Alegre.
Operações cambiais de envio e ingresso de moeda estrangeira, controle fiscal
e tributário.
l 2005
– Estágio extra-curricular não remunerado, 10 meses, SBS Investimentos,
Curitiba. Operação de sistema de registro e modelagem de flutuação cambial e
de mercado de capitais, suporte a tomada de decisões de investimento.
l 2003-2004
– Bolsista no laboratório de pesquisas econômicas, pesquisas sobre
correlações entre índices financeiros, ênfase no mercado futuro de commodities
no Brasil.
| |
Atividades complementares
| |
l Tesoureiro
do Diretório Acadêmico de Administração de Empresas, biênio 2005-2006.
l Diretor
Financeiro da Empresa Junior da IDEP/SEAD, gestão 2004.
l Palestrante
no Encontro Estadual de Gestão Financeira, com o tema “Variação cambial e as
ações de mineradoras no Brasil”, 2005.
l Consultor
não-remunerado no departamento de aposentadorias e pensões no sindicato dos
pescadores.
| |
Outras informações
| |
l Residiu
em Detroit por 10 meses (intercâmbio estudantil) – 2000
l 22
anos, residente em Florianópolis, disponibilidade para mudança de estado.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...