Objetivo Geral
·
Ler,
produzir e interpretar cordéis
·
Ampliar o
conhecimento dos alunos quanto à leitura e à escrita, explorando diferentes
caminhos para a formação dos leitores.
Objetivos específicos
·
Incentivar a
leitura simbólica e visual de forma lúdica
·
Desenvolver
e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimento das histórias com início,
meio e fim
·
Aprimorar a
leitura e a escrita
·
Desenvolver a produção de texto,
focando um gênero, o cordel
Conteúdos conceituais
·
Origens da
Literatura de Cordel no Mundo e no Brasil, principalmente no Nordeste
Brasileiro.
·
O papel da
literatura de cordel na formação da cultura regional do povo nordestino
·
Principais
Cordelistas brasileiros
·
A linguagem
do cordel: versos, estrofes, metro...
·
O que é
xilogravura? Sua origem e inter-relação com a linguagem oral
Conteúdos procedimentais
·
Analisar a
estrutura dos cordéis, observando sua organização em versos e a presença de
rimas.
·
Identificar
marcadores temporais e espaciais nos textos
·
Participar
das interações que envolvam os usos da linguagem nas diversas situações do
cotidiano escolar, escutando com atenção.
·
Ler e
apresentar oralmente diferentes tipos de textos.
·
Contribuir
para o desenvolvimento da oralidade dos alunos
Conteúdos atitudinais
·
Apreciar e
valorizar o texto de cordel como manifestação popular.
·
Desenvolver
comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais.
·
Desenvolver
atitudes de escuta de textos, compreendendo seus possíveis significados e
mensagens.
·
Perceber os muitos
preconceitos decorrentes do valor social que é atribuído aos diferentes modos
de falar.
METODOLOGIA
·
Apresentação
do gênero, literatura de cordel, através das leituras de algumas histórias,
mostrando as gravuras, instigando a curiosidade dos alunos, destacando as
características desse gênero.
·
Realizar
pesquisas através dos sites pré-selecionados, guiados por um questionário para
identificar a origem e os aspectos históricos da Literatura de Cordel.
·
Confecção de
cartazes com os cordéis e xilogravuras para a diferenciação de cordel e
quadrinha
·
Apresentar
os principais nomes da Literatura de Cordel
·
Fazer um
levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os
apresentam.
·
Trabalhar a
língua escrita e a linguagem do cordel
·
Ouvir
diversos gêneros musicais que se utilizam de rimas (repente, Cordel do Fogo
Encantado) relacionando com a literatura de Cordel
·
Desenvolver
a competência comunicativa através de dramatizações de obras literárias.
·
Massinha:
representação dos personagens nas massinhas
·
Recolher o
material conseguido pela professora e pela turma, selecionando os que serão
usados durante o desenvolvimento do projeto;
·
Pesquisar
sobre o tema "Santos" para elaboração de folhetos de cordel.
·
Propor aos
alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos
·
Produzir
livreto coletivo, fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.
·
Organizar
uma exposição dos trabalhos na própria escola, imitando a disposição
tradicional das feiras nordestinas.
Avaliação
A avaliação será feita ao término do
Projeto, considerando as apresentações orais e escritas dos alunos durante o
processo criativo.
Também serão levados em conta o
interesse e a participação dos alunos nas diversas atividades.
Produto final
Como ponto de culminância do
"Projeto Cordel – Refletindo e escrevendo nossa cultura" pode ser uma feria cultural.
Adorei o projeto! Parabéns!!!
ResponderExcluir