O processo de aprendizagem é muito complexo porque nele implicam não só a capacidade intelectual, mas também fatores de ordem social, emocional, perceptual, física e psicológica. A criança na educação infantil e séries iniciais ainda percebe o mundo sincreticamente, por isso por questão de atendimento das características infantis é que acreditamos ser o método global o mais adequado. O conhecimento na criança não é analítico e abstrato, é como percepção indiferenciada da totalidade e não das partes, de coisas concretas e não de conceitos abstratos e universais. Os programas devem vir interligados, pois o pensamento infantil é um só. As matérias ou disciplinas não podem ser compartimentadas. O conteúdo deve ser constituído pelas experiências de vida.
O professor deve aproveitar o tempo oferecendo ao aluno noções úteis, vivenciadas e experienciadas, em conexão com todas as áreas de conhecimento. Cabe a ele, oferecer atividades que envolvam a criança individualmente, sempre levando em consideração que ela é um membro de um determinado grupo; que este grupo se situa num espaço físico e social. Estas atividades devem ser dinâmicas e integradas, envolvendo pensamento e ação. Para isto, é preciso que o professor explore ao máximo o espaço da sala de aula, pátio da escola, bairro e todos os recursos que o meio oferece.O professor deve sair com seus alunos, deixar que eles constatem por si próprios os fatos, observar, classificar, selecionar, conceituar e generalizar através de atividades práticas.
O jogo é o traço de união entre a criança e a vida no domínio da escola. Muito mais que pensamento, a vida infantil é ação, sendo seus interesses dominantes, o brinquedo e o jogo. Através do jogo a criança aprende a resolver problemas sociais, intelectuais e morais, desenvolve o raciocínio, a reflexão. A atividade lúdica deve fazer parte de programa escolar, pois só através dessa atividade que a criança conseguirá trabalhar espontaneamente.
SUGESTOES PARA O TRABALHO DE
ALFABETIZAÇÃO.
I- A CRIANÇA SENTE NECESSIDADE DE MOVIMENTO
Favorecer exercícios que envolvam andar, correr, arrastar-se, pular, arremessar, trepar, rolar,engatinhar de diferentes maneiras sobre diferentes superfícies e planos.
Exemplos:
- Imitar um gato,
andando com as mãos e os pés, sem usar o
apoio dos joelhos;
-
Imitar um animal
pesado (urso). Ao deslocar-se fazê-lo pesadamente, com um lado do corpo de cada
vez;
-
Deslocar-se
lentamente de joelhos com braços flexionados e antebraços apoiados no solo,
mantendo o tronco bem curvado;
-
Deslizar pelo
solo, imitar uma cobra;
-
Correr pelo
pátio. Ao sinal de comando, parar e permanecer imóvel no lugar. Ao sinal “JÁ”
recomeçar a corrida;
-
Subir e descer
escada, usando um pé em cada degrau;
-
Saltar com um só
pé; pular corda, saltar obstáculos;
-
Com saquinhos de
areia, colocados em determinadas partes do corpo, a criança deverá deslocar-se.
O professor dará o comando sobre os lugares onde deverão ser colocados os
saquinhos, devendo a criança descobrir a maneira de movimentar-se (andando,
saltando, engatinhando, arrastando...);
-
Arremessar a bola
para cima, para os lados, perto;
-
Quicar a bola;
-
Círculos de
papelão colorido, introduzindo como código. Ex. azul – andar nas pontas dos
pés; amarelo – andar nos calcanhares; vermelho – se arrastar. (Nos outros dias
alternar o comando);
-
Corrida de sacos;
corrida do ovo;
-
Exercícios de
imaginação plástica: Eu no meio da mata. Para sair eu preciso me arrastar...
II-
A
CRIANÇA TEM INTERESSE POR ATIVIDADES MANUAIS
Habilidades:- coordenação motora fina:
desenvolvimento das extremidades/ pulso, mão e dedos.
Para desenvolver a coordenação
motora fina, deve oferecer muitas oportunidades da criança desenhar, explorar
técnicas. Além do desenho, deverão ser oferecidas atividades que envolvam o
rasgar, cortar, colar, perfurar, enfiar, laçar, alinhavar, modelar, montar,
pintar.
III-
A
CRIANÇA PRECISA COORDENAR SEUS MOVIMENTOS COM A VISÃO
Habilidades:- coordenação visomotora: ação
conjunta, perfeitamente integrada, de certas partes com a visão.
Apesar de aparentemente simples é
bastante complexa a tarefa de copiar alguma coisa do quadro, para bem faze-lo,
deve ter desenvolvido a habilidade de coordenação visomotora.
Exs. Chutar ou arremessar uma bola
num alvo; arremessar uma peteca para um companheiro; jogar bolas de gude,
boliche; acompanhar o vôo de um passarinho imaginário; brincar com sinais de
trânsito.
IV-
A
CRIANÇA SENTE NECESSIDADE DE SE COMUNICAR
Habilidades:- desenvolvimento da linguagem
verbal, gestual e gráfica.
A comunicação não se dá somente
através da fala ou da escrita, mas também através de gestos, mímicas e ainda
através do desenho e da pintura.
Na comunicação verbal, o professor
deve desenvolver ao máximo a história narrada pela criança.
Saber contar histórias, relatar
fatos e experiências são provas incontestáveis de prontidão para a aprendizagem
da leitura.
Exemplos de atividades :
- representar com o corpo, ou partes do
corpo, coisas ou animais;
-
movimentar-se
como o sol;
-
representar
personagens com determinado estado de espírito: um bêbado alegre; gordo com
pressa; soldados furiosos; o gato com medo.
-
Andar carregando,
puxando, empurrando algo;
-
Identificar pelo
modo de sentar: (lugar confortável ou não, sofá, banco, chão), lugar (trem,
consultório, bar...);
-
Personagens
locomovendo-se dentro de uma situação: cego atravessando a rua..., etc.
-
Fazer sentir o
peso ou a leveza do objeto transportado;
-
Enrolar e lançar
o laço: bater clara de ovo;
-
Especificando o
gosto: tomar água, vinagre, chimarrão, comer pão, chupar laranja;
-
Sensações: frio,
calor, dor, coceira, alegria, sono, sede, fome, cansaço;
-
Indicar uma
sensação com uma parte do corpo: mãos alegres, calmas, nervosas, bravas...
-
Criação
dramática: A sementinha.
V-
A
CRIANÇA APRENDE ATRAVÉS DOS SENTIDOS
-
Percepção
tátil: formas, consistência (duro, mole), texturas (macio, liso, áspero)
umidade (úmido, molhado, seco), temperatura (morno, quente,frio, gelado), peso
(leve, pesado);
-
Percepção
olfativa: através do olfato, a criança fará identificações, comparações,
discriminações.
-
Percepção
Gustativa: doce, salgado, ácido e azedo;
-
Percepção
auditiva: é de grande importância para a criança sentir o mundo que a cerca...
Mesmo não vendo através dos sons, ruídos podemos identificar o que ocorre...
-
Percepção Visual:
é fundamental a sua importância para a aprendizagem da leitura e da escrita. A
criança precisa discriminar visualmente formas, tamanhos e estruturas.
Exemplos:
-
Jogos – observar
as cores do seu vestuário, das partes do seu corpo e convencionar regras: bater
palmas que tem branco na roupa, para pular quem tem olhos pretos...
-
Formar grupos
quanto à cor dos olhos, do cabelo...
-
Distribuir
cartões de formas geométricas, a dois grupos de crianças, que deverão
reagrupá-los de acordo com a forma do cartão.
VI-
A
CRIANÇA PRECISA ORIENTAR-SE
Orientação temporal e espacial – ambas
devem ser dadas de maneira integrada, sempre que possível, e deve ser explorada
a partir do próprio corpo da criança.
TEMPORAIS –
Situar o ser humano no tempo.
Exemplos:
- diálogo sobre a evolução do ser humano,
favorecer dramatização;
-
marchar uma
cadência marcada;
-
apitar forte com
espaço de tempo limitado. As crianças repetem a ação através de palmas;
-
dramatizar ações
realizadas à noite, dia, dias chuvosos, etc.
-
agrupar meios de
transporte, quanto sua velocidade, mesmo com animais;
-
comparar a idade
de todas as crianças da sala. Quem nasceu antes?
-
Executar
movimentos lentos, rápidos, comparando o tempo necessário para a mesma
quantidade de movimentos;
-
Em conversas
informais – o que realizou ontem, hoje, o que fará amanhã, ... de manhã, à
tarde, à noite.
ORIENTAÇÃO ESPACIAL: Para alfabetização é necessária
uma
perfeita orientação espacial. Os exercícios de orientação espacial envolvem
distância, posição, localização e direção.
VII – A CRIANÇA
PRECISA SER CONSTANTEMENTE ESTIMULADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA
INTELIGÊNCIA
OPERAÇÃO DO PENSAMENTO – uma vez que
acreditamos que a alfabetização não consiste somente em dominar símbolos, mas
implica em pensamento lógico, é necessário, desde o início, favorecer através
de exercícios, a atenção, concentração, discriminação, identificação,
associação, classificação, interferência, generalização, conceitualização,
memória visual, auditiva, espacial e motora que são elementos fundamentais para
o desenvolvimento do pensamento lógico.
Exemplos:
-
Transmitir
pequenos recados verbais para as crianças executarem;
-
Brincadeiras: Eu
fui no mercado e comprei arroz. As crianças em círculo. O professor diz a
frase. Indica uma criança para iniciar a brincadeira – terá que repetir a frase
e acrescentar um produto e assim sucessivamente, não podendo repetir um mesmo
produto;
-
O professor
realiza movimento e a criança reproduz; logo após identificará o que foi
realizado (mímica);
-
Perceber
simultaneamente diferenças e semelhanças,
ao comparar dois objetos. O professor solicitará às crianças que reúnam
dois objetos que sejam iguais em uma coisa e diferente em outra. Ex. ambos são
triângulos azuis; um é grande, outro é pequeno;
-
As crianças
formam conjuntos. Solicitar qual o critério utilizado para formar o conjunto;
-
Jogos:- dividir a
classe em dois grupos (A e B). Cada grupo recebe a mesma quantidade de peças. O
grupo combina o critério que quer usar para formar o seu conjunto. Iniciam o
jogo. Um elemento do grupo A solicita uma peça ao grupo B. A definição deve ser
feita em termos de quatro atributos (cor, forma, espessura ou tamanho). O grupo
A deve descobrir o critério empregado pelo B e vice-versa;
-
Distribuir
gravuras e solicitar que as ordenem por tamanho, começando do menor para o
maior, tendo como critério o tamanho real do objeto;
-
Muitos outros
exemplos podem ser elaborados a partir destes, dependendo exclusivamente da
criatividade e da boa vontade do professor.
A experiência tem nos mostrado que
estes exemplos são fundamentais para a aprendizagem de leitura e da escrita.
Como já afirmamos, é preferível o
professor dedicar-se a este tipo de procedimento, do que precipitar-se
no ensino da leitura e da escrita e sofrer com a turma problema, que não
aprende, que não quer nada com nada...
Referência:
BRASIL,
Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares em Ação-Alfabetização.
Brasília /DF.2002.
ATP Maria de Fátima Proença
de Souza - Agosto/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...