Aula nº Ano:
8º ano
Data:
Turma:
Conteúdos:
-
Equações do 1º grau
o
Equações literais
-
Representação gráfica de funções
Objectivos Específicos:
Resolver equações literais, nomeadamente
fórmulas usadas noutras disciplinas, em ordem a uma das incógnitas;
Interpretar e construir gráficos relativos a
funções afim;
Interpretar e criticar resultados dentro do
contexto da situação;
Colaborar nos trabalhos de grupo partilhando
saberes e responsabilidades;
Formular hipóteses e prever resultados;
Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos,
esboços, factos conhecidos, propriedades e relações.
Estratégias/Desenvolvimento:
ü Esta
aula irá ser dedicada, exclusivamente, à resolução de uma actividade de
Modelação Matemática. Para tal, a professora inicia a aula explicando o
propósito da mesma, ou seja, é pretendido que no fim da resolução de uma
actividade, os alunos consigam chegar a uma equação, a um modelo, que relacione
as medidas do sapato de uma pessoa com a sua altura;
ü É
distribuída a “Ficha de Trabalho n.º 16: Equações Literais” que os alunos
resolvem em grupos de 3 a 4 elementos. Após a formação dos grupos, faz-se um
breve resumo do decorrer da actividade;
ü Posteriormente,
faz-se a recolha dos dados referentes ao ponto ,
numa transparência, de modo que todos os alunos possam acompanhar o
preenchimento da referida tabela. Procede-se de igual modo para a construção
gráfica da nuvem de pontos, referente ao exercício ;
ü O
restante da actividade, até ao ponto , inclusive, é realizado em grupo, e as
professoras estarão ao dispor para qualquer esclarecimento de dúvidas;
ü No
ponto
da actividade, será realçado o significado matemático do que é pretendido: “dar
o salto de dados pontuais para dados reais, ou seja, a função resultante, que
neste caso será uma recta, é um molde, uma aproximação da realidade”;
ü Caso
existam muitas dificuldades na construção do modelo em
,
e penso que irão existir muitas, faz-se
uma paragem na resolução colectiva da
actividade para clarificar o que se pretende e dar pistas sobre a construção da
expressão. Isso será feito recorrendo à calculadora gráfica e apresentando
exemplos diferentes, que irão gradualmente aumentando de complexidade:
y = x; y = x + 2;
y = x – 4; .... (Efeito de somar ou subtrair uma constante)
y = x ; y = 3x ;
y = 0,5x ; ... (Efeito de multiplicar por uma constante)
y = 0,5x – 1 ; y =
0,4 x – 1 ; ... (Junção das duas)
ü Após
a descoberta de uma expressão da função
por parte de cada grupo, faz-se um registo no quadro das diferentes
expressões. Posteriormente, são introduzidos os valores na calculadora para
confrontar as expressões dos diferentes grupos com o valor obtido pela
calculadora. Faz-se o registo desta expressão no quadro e compara-se com o
modelo mais próximo de um determinado grupo;
ü Durante
a discussão da expressão será posto em evidência a coerência dos resultados
obtidos: “Não há sapatos de medida 10...”; “Uma pessoa que meça 1,70,
dificilmente calça um sapato 34 ...”;
ü Por
fim, será realizado o exercício ,
ao mesmo tempo que se evidencia a
construção do modelo, da expressão, para prever resultados.
Material
Necessário:
o
Ficha de Trabalho n.º 16: “Equações Literais”;
o
Acetato: “Tabela com valores da altura e medidas dos sapatos dos alunos
da turma”;
o
Acetato: “Representação gráfica dos valores obtidos na tabela”
o
Retroprojector;
o
ViewSreen;
o
Calculadora gráfica.
Sumário: Resolução de uma actividade de modelação matemática
sobre equações literais.
Observações:
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