Muitos julgam facílimo contar uma história. Puro engano. São poucos os bons contadores de histórias. Vejamos estas sugestões: 1-) Nunca conte uma história que não interessa ao nível da classe. 2-) É muito importante que as crianças estejam fisicamente bem próximas ao evangelizador, se possível, dispostas em semi-círculo, para sentirem-se próximas mentalmente. 3-) Nunca quebrar a narração para fazer comentários (mesmo ligados à história) nem mesmo para chamar a atenção de alguma criança. 4-) Conhecer bem a estória a ser narrada. O professor que ler a história pouco antes da aula não está apto a narrá-la. 5-) Planejar a apresentação da história antes de contá-la, treinando antes a seqüência dos fatos, ligando-os à apresentação das gravuras ou cartazes a serem utilizados durante a narrativa. 6-) Verificar se a história contém passagens que necessitem de anterior explicação. Caso exista, simplificar ao máximo, passando à sua necessária explicação. 7-) Verificar se a história ainda não é de conhecimento das crianças. O prévio conhecimento diminuiria muito o interesse. 8-) Não ponha ênfase em pormenores sem importância. Além de cansar, tiraria o valor das partes principais. 9-) Contar com naturalidade, usando uma linguagem, usando uma linguagem simples e correta. A linguagem deve estar à altura do entendimento das crianças. 10-) Modular a voz, encarando os ouvintes, sem fixar-se em nenhum. 11-) Nunca interrompa a narrativa, e conte a história com velocidade crescente. 12-) Verificar se as crianças estão bem acomodadas. Acúmulo de crianças tende a quebrar o interesse. 13-) Fale sempre em tom agradável, nem depressa e nem devagar. 14-) Evite comentários inúteis, pois cansam a a criança. 15-) Evite balbuciência (hesitação e timidez). 16-) Evite tartareio: Trocar "tá" por está; "né" por não é; "ocê" por você. 17-) Evite cacoetes: Dizer sempre ao fim da frase... Não é? Certo? Entende? Compreende? Aliás... etc. Etapas de Como contar Histórias. 1-) Incentivo Inicial: Nunca entremos diretamente no início da história. Através de conversações, gravuras, vários tipos de material didático, perguntas e outros recursos, aguçamos a curiosidade e o interesse da criança com relação a ouvir e conhecer a história. 2-) Apresentação de Expressões e passagens desconhecidas das crianças. Devem ser explicadas anteriormente, a fim de que não haja incompreensão durante a narração. 3-) Apresentação da história - Ao ouvir, as crianças devem estar em semi-círculo, se possível. 4-) Comentário da história - Marcar bem a passagem principal, passando a fixar o objetivo da história, relativo ao tema. 5-) Atividades de desenvolvimento - Perguntas individuais, gerias, reprodução da história e avaliação do aprendido. Pode-se aqui apresentar ainda a respeito do tema: dramatização, desenho, coro falado (jogral), canções e composições de outras histórias referentes ao tema. Características do Bom Contador de Histórias: a) Conhecer o enredo seguramente, evitando quebras de atenção e desconfiança por parte das crianças. b) Confiar em si mesmo, preparando convenientemente. c) Não ser afetado, narrar com toda naturalidade. d) Não ter gestos bruscos, movimentando-se tranqüilamente. e) Evitar tiques, estribilhos e cacoetes a fim de não distrair a atenção dos pequenos. f) Atender a todos com igualdade. g) Tom de voz agradável e não cansativa. h) Sentir o que conta, permanecendo atento aos fatos. (Fonte: Ev.Infantil Volume 1 - Mariluz Valadão Vieira - Editora Aliança - 1988) |
Venha,pegue o que quiser e passe adiante... Por mais que plantem o mal, prossiga semeando o bem...
A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...
Amigos que agente faz por ai...
sábado, dezembro 03, 2011
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E desde então és
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Pablo Neruda
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