- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO (PDI)PROPOSTA REFERÊNCIA1-DADOS DA ESCOLA1.1 -NOME DA ESCOLA:1.2- CÓDIGO DA ESCOLA:1.3- ATO AUTORIZATIVO:1.4- MUNICÍPIO :1.5- SUPERVISORA:PROFESSOR DE APOIO:1.6-DATA DA ELABORAÇÃO: / /2-DADOS DA ALUNA2.1-NOME:2.2-DATA DE NASCIMENTO:2.3-RESPONSÁVEL PELA ALUNA:2.4- SÉRIE:2.5- NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS APRESENTADASDECORRENTES DA DEFICIÊNCIA : AUTISMO - Atendimento Individual –Inclusão Social3- PROPOSTA CURRICULAR PREVISTA NO PROJETO PEDAGÓGICOPARA O CICLO / SÉRIE: CONCEITUAIS: Representa através de desenhos seu cotidiano (A sala de aula,sua família, o transporte escolar). PROCEDIMENTOS: Por se tratar de uma aluna com autismo, ela não tomadecisões e suas ações são desordenadas, requerendo sempre o auxilio e apoio daprofessora. ATITUDINAIS: Consegue ficar na sala o tempo normal, fica sentada no seulugar e participa de todas as aulas especializadas. (Educação física, EnsinoReligioso).4-AVALIAÇÃO EDUCACIONAL INICIAL DA ALUNA4.1-HISTÓRIA DE VIDA DA ALUNA4.1.1- Começou a frequentar com 6 anos e sete meses. Ela entrou na creche João PauloII, com dois anos e ficou até seis anos, quando foi para Escola Estadual OlímpiaRezende Pereira.4.1.2- Não houve mudança de escola até data atual.4.1.3- Está a 1 ano,( tempo normal) nesta escola.
- 4.1.4- Há 1 ano está nesta série, não participa de nenhum projeto extraturno nestaescola.4.1.5- Há o diagnóstico de AUTISMO. Diagnosticado pelo Dr. Walter CamargoPsiquiatra do Hospital João Paulo II.4.1.6- Atualmente a aluna tem acompanhamento com Fonoaudióloga, TerapiaOcupacional e Psicologia, há mais de 2 anos. A escola ainda não tem nenhum contatooficial com os profissionais responsáveis pelo atendimento da aluna.4.7- Não4.2- AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DA ALUNA:4.2.1-COGNITIVOS: Raciocínio lento; pouca concentração se dispersa com facilidade não consegueorganizar o pensamento, e às vezes não consegue dar uma resposta adequada aoque lhe foi pedido. Não consegue dar exemplos, nem fazer comparações.METACOGNITIVOS: Seu processo de pensar e resolver problemas e a utilizaçãodesse conhecimento para controlar seus processos mentais é um pouco vago, aleatório,fala, mas às vezes não sabe o que realmente está falando.4.2.1.2 MOTORES E PSICOMOTORES: Esquema corporal: Reconhece seu corpo, mas não sabe suas funções. Coordenação motora fina e grossa: Movimenta seu corpo, masdesordenadamente. Lateralidade: Não sabe se posicionar a direita ou a esquerda. Percepção Espacial: Não compreende bem a relação com o corpo, objetos epessoas. Percepção Espaço – Temporal: Movimenta-se, mas precisa do auxilio de umapessoa, para orientar, situar-se e organizar suas ações cotidianas.4.2.1.2 INTERPESSOAIS/ AFETIVOS: Socializa-se com todos, mas demonstra maior afetividade com aqueles que lhesão mais próximos, professora e poucos colegas. Às vezes, não aceita regras e limites, comporta-se com autoritarismo. Não sabe lidar com frustração. Não consegue responder no momento adequado as atividades trabalhadas emsala de aula.
- 4.2.1.3-COMUNICACIONAIS: Comunica-se com os colegas através do olhar e contatos com o corpo do outro. Sabe distinguir quem é mais carinhoso de quem é mais agressivo (nasbrincadeiras). Gosta de cantar pequenos trechos de músicas infantis; mas na hora que ela quer. Escuta o que lhe é falado, mas, nem tudo entende.4.2.2- ÁREAS DE CONHECIMENTO LINGUA PORTUGUESA:Reconhece o alfabeto.Identifica o nome, pronuncia palavras soltas não interpreta o que leu.Sabe escrever o nome completo, copia frases letra caixa alta, mas, todas asatividades são realizadas com auxilio da professora.Jogos; Trocas letras, Batalha de palavras, Bingo da letra inicial. MATEMÁTICA:Reconhece os números de 0 à 40.Reconhece cores.Reconhece algumas formas geométricas, na material concreto.Decodifica alguns conceitos matemáticos (em cima/ em baixo/ maior/menor/,grande /pequeno..)Não consegue resolver operações nem as mais simples.Já consegue fazer trocas (jogo Mercearia do Bairro, brincando de vender); mas,não reconhece o valor do dinheiro. HISTÓRIA:Reconhece a sua própria imagem, mas não sabe relatar quem é, quem é suafamília, sua irmã (de 3 anos), data de nascimento, idade, só através do desenho.Gosta de brincar de boneca, pular, cantar, maquiar e vestir bonecas.Não se alimenta na escola, mas, e, casa alimenta-se normalmente, no entanto nãoaceita ir a escola sem levar seu lanche. GEOGRAFIA:Não consegue localizar-se no bairro, rua., nem mesmo nas dependências daescola, reconhece apenas sala de recursos. CIÊNCIAS:Identifica partes do corpo, os órgão dos sentidos, faz uso do banheiro sozinha(olha se tem banheiro limpo), escova os dentes, lava as mãos. A.V.D.
Muito bom, ajudou na construção de nosso PDI
ResponderExcluir