- Tema: CORPO HUMANO: HIGIENE E SAÚDEObjetivos:- Verificar conhecimentos prévios das crianças sobre o tema;- Incentivar a autonomia e autocuidado, ao orientar a correta escovação dos dentes,vestir-se e limpar-se sozinho, utilizar corretamente os materiais de higiene (toalha,escova, creme dental, pente, papel higiênico e papel-toalha)- Diferenciar alimentos saudáveis de não-saudáveis e naturais de industrializados;- Origem dos alimentos.Recursos: atividades da apostila ( a rede municipal trabalha com as apostilas do sistemaSIM, da FTD) referentes à higiene e saúde; livro “Camilão, o Comilão”; gravuras dosalimentos e animais que aparecem na história; cartolina e/ou papel pardo; vídeos curtossobre higiene e saúde.Desenvolvimento:- Conversa com as crianças sobre o esquema corporal.- Contorno dos corpos de um menino e uma menina, dividindo a turma em grupos paraque desenhem os detalhes faltosos.- Nomeação das partes externas do corpo, utilizando os cartazes anteriormente criados.( Se as crianças comentarem sobre os genitais, basta dizer os nomes corretos deles comnaturalidade, afinal são partes do corpo como as outras)- Conversa em roda sobre os cinco sentidos;- Realização de atividades para estimular os sentidos:a)Sentir texturas, cheiros, gostos e identificá-los; (estimular o paladar, tato, olfato, oraem atividades em que se cubram os olhos, ora colocando objetos em uma “caixa tátil’,utilizando potes com essências, entre outras sugestões.b)Deixar a sala em silêncio para estimular a audição, produzindo sons ou tocandogravações para que as crianças as identifiquem;c) Levar a turma para o pátio e pedir que observem atentamente o ambiente ao redor,captando o máximo de detalhes que puder - depois poderão desenhar; brincar de trocarobjetos de lugar da sala sem as crianças verem, depois perguntar o que está diferente( estímulo ao sentido da visão)
- -Recortar os cartazes com os corpos contornados ou disponibilizar um desenho doEsquema Corporal para cada criança, de forma que elas tenham de montar o corpohumano como um quebra-cabeças; Aproveitar para rever as noções de frente-trás,direita-esquerda.- Leitura da história “Camilão, o Comilão”: Levar as crianças a perceberem queCamilão recebeu dos amigos produtos da terra, e que fazem parte de uma alimentaçãosaudável. Aproveitar e conversar com as crianças sobre como nos alimentamos no dia-a-dia e de onde vem os alimentos que consumimos. Pedir que notem, na hora do lanche, oque é servido e verificar se as crianças sabem de onde vem estes alimentos.- Mostrar de forma simples, através de desenhos, cartazes ou vídeos, como acontece adigestão dos alimentos em nosso organismo.- Solicitar que as crianças desenhem seus alimentos preferidos.- Revisão de regras simples de higiene: de não compartilhar escovas de cabelo ou dedente, gorros, bonés, tiaras; escovar os dentes corretamente; lavar as mãos antes dasrefeições e depois de brincar.- Desenhar os produtos que se usa para tomar banho (atividade sugerida na apostila)- Exibição de vídeos sobre higiene e saúde.Usando a sequência da história “Camilão, o Comilão” , também é possível trabalharMatemática: Estimativa, contagem, relação numeral-quantidade. (contar os alimentosque ele recebeu, trabalhar a sequência numérica de 1 a 10, relação numeral-quantidade,noção de mais-menos...E Linguagem: Pré-leitura, atividades de escrita espontânea, identificação de letrasiniciais e finais nas palavras; noção de sequência dos fatos, reconto da história por partedas crianças...São algumas sugestões, o tema pode ser ampliado conforme o ritmo da turma e acriatividade d@ professor@
.
Gostei muito do seu Blog, me dá muitas ideias maravilhosas para trabalhar com minha turminha do Maternal.
ResponderExcluirBeijos Ivanete