Para Patricia Lacerda e para quem necessitar!!!
Esse planejamento eu fiz para ministrar aulas no sistema prisional ,para quem vai trabalhar no EJA no ambiente escolar talvez seja necessário ou interessante trabalhar filmes,musicas,passeio etc...
1 - Apresentação
Aqui
serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em
consideração seus interesses, experiências, temores, saber
suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.
O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessária a separação.
LÍNGUA PORTUGUESA
2 - Objetivos Gerais
3 - Objetivos Específicos
LEITURA E ESCRITA
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO –
VERBAL.
GRAMÁTICA
METODOLOGIA
|
MATEMÁTICA
4 – Objetivos Gerais
- Dominar conceitos e procedimentos da matemática
necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
- Fazer uso da matemática em situações de seu
cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
5 – Objetivos Específicos
- Trabalhar a importância da matemática para
solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
- Ler e registrar quantias.
- Realizar troco em situações reais, usando o
processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e
oralmente.
- Efetuar operações cujos termos são quantias em
dinheiro.
- Reconhecer o valor social das unidades de
medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
- Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
- Utilizar os números pares e ímpares; sabendo
distingui – los.
- Promover cálculo mental e estimativo.
- Familiarizar com formas e propriedades
geométricas simples.
- Agrupar quantidades conforme as regras do
sistema de numeração decimal
- Estabelecer relações entre as operações.
- Ler, interpretar e escrever as unidades de
medidas.
- Trabalhar conjuntos.
- Promover atividades que envolva o sistema monetário
brasileiro.
METODOLOGIA
- Reconhecimento numérico
- Escrevendo os números em ordem crescente e
decrescente;
- Utilização do número (aspecto funcional) em
situações do cotidiano;
- Resolução de problemas que envolvam as quatro
operações;
- Trabalhar com cálculos com o conhecimento que
os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos
alunos;
- Incentivar a criação de novos procedimentos
pessoais de cálculo;
- Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc;
para a fixação das aprendizagens;
- Usar calendário para fixação de numerais,
meses e ano;
- Usar dobraduras e outras artes para a
aprendizagem da geometria;
- Utilizar o livro didático com suas atividades.
- Exercícios no quadro e atividades
mimeografadas.
- Trabalhar com outras formas de fixação de atividades
como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.
GEOGRAFIA
6 – Objetivos Gerais
- Identificar
as diferenças entre o Urbano e o Rural;
- Conhecer
e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
- Conhecer
a formação do povo brasileiro;
7 – Objetivos Específicos
- Conhecer
a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até
nossos dias;
- Identificar
os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses
momentos ontem e hoje;
- Conhecer
e identificar as características de lugar em que vivem;
- Conhecer
a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
- Refletir
e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
- Entender
e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e
busca de informação;
- Conhecer
e identificar o Brasil e suas regiões;
METODOLOGIA
- Usar
em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
- Trabalhos
com informação através de: revistas, jornais;
- Usar
atividades mimeografadas e o livro didático;
- Uso
da biblioteca para pesquisa;
- Uso
do quadro e caderno;
- Trabalhar
com palestras e debates.
CIÊNCIAS
8 - Objetivos Gerais
- Conhecer o nosso sistema solar, o nosso
planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus,
métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
- Entender e preservar animais ameaçados de
extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no
planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório,
digestivo, glandular e nervoso.
9 – Objetivos Específicos
- Aprender sobre o nosso universo e o nosso
planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
- Compreender a importância da preservação da
água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
- Conhecer os animais vertebrados e
invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
- Localizar no corpo humano os seus órgãos, o
sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
- Ter conhecimento de métodos contra conceptivo
como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou
esterilização.
- Aprender sobre preservativo masculino e
feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e
coito interrompido.
- Saber sobre Aids, formas de transmissão e como
evitar.
- Conhecer as formas de energia, como cuidar do
lixo, material reciclável.
- Aprender sobre a cadeia alimentar, animais
ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
- Respeitar o corpo evitando drogas: como o
hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
- Trabalhar sobre a fecundação, genética,
sistema digestivo e sistema nervoso.
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula com: vídeos,
revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da
saúde.
- Trabalhos com experimentos e pesquisa..
- Uso do caderno, livro didático e atividades
mimeografadas.
ARTES
10 – Objetivo Geral
- Desenvolver a criatividade e o espírito de
colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
11 – Objetivos Específicos
- Aprender a utilizar a criatividade no desenho,
artesanato e pintura.
- Utilizar as datas comemorativas na aplicação
com trabalhos artísticos.
- Conhecer as habilidades de cada aluno e
utilizar essas habilidades.
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula ou fora dela,
dependendo do assunto tratado.
- Trabalhos com desenhos, figuras, revistas,
tinta, sucata etc.
- Utilizar outros meios dependendo das
habilidades dos alunos.
AVALIAÇÃO
“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
( PCN –p.94)
( PCN –p.94)
A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar
aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e
fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala
de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que
diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso
intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve todos.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...