A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

terça-feira, fevereiro 26, 2013

Diversos Links de planos de aula para educação infantil e diversos temas



Planos de aula para Educação Infantil

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil nas áreas de Linguagem oral e escrita, e Natureza e sociedade. Os temas abordados são Falar e escutar; Praticas de escrita; Os fenômenos da natureza; Práticas de leitura. O aluno poderá aprender com esta aula a compreender a importância da água para a vida no planeta; conhecer os estados em que se encontra a água; desenvolver atitudes de conservação e preservação da água; valorizar o meio ambiente.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil nas áreas de Linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade. Os temas abordados são os de Falar e escutar; Objetos e processos de transformação. As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: conhecer e perceber a importância da reciclagem para o meio ambiente; identificar os produtos que podem ou não podem ser reciclados; distinguir os produtos que podem ser reciclados e reaproveitados; conscientizar a comunidade escolar da importância da coleta seletiva do lixo; elaboração de panfletos para conscientização da comunidade; desenvolver atitudes de conscientização na preservação do meio ambiente.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil na área de Natureza e sociedade, com o tema Os fenômenos da natureza. O aluno poderá aprender com esta aula a conhecer o ciclo da água; desenvolver noções de preservação da água.

Sequência didática para alunos da Pré-Escola nas idades de 4 e 5 anos, na área de Natureza e Sociedade. Tem por objetivo levar a turma a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.

Prática pedagógica de Educação Infantil da Revista Nova Escola, para crianças de 0 a 3 anos de idade com o conteúdo de Exploração dos objetos e brincadeiras, que usa objetos do dia a dia, brinquedos industrializados, artesanais ou feitos de sucata. O site disponibiliza os objetivos, tempo estimado, desenvolvimento e avaliação.

Plano de aula para Educação Infantil (Pré-maternal e Maternal) que tem por objetivo reconhecer os sons dos animais.

Plano de aula para alunos da Educação Infantil nas áreas de Lígua Portuguesa, Artes, Históia, Geografia e Ciências. O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questõs do meio em que vive, oportunizando práicas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que somos responsáveis pela limpeza da escola e da cidade, reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletiva a fim de que possa ser reciclado e transformado novas coisas, tornando-os conscientes das consequências oriundas da não preservação do meio ambiente.

Material da Revista Nova Escola para ser usado na creche, para crianças de 0 a 3 anos de idade, durante todo o ano escolar. Seus objetivos são organizar um ambiente interno com diversas opções de jogos de exercício; favorecer o movimento da criança e a exploração de materiais. O material a ser usado é: Jogos de exercício variados, brinquedos de encaixar, instrumentos musicais, rolos ou blocos de espuma, bolas, material reciclável etc.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil tendo como tema O fazer artístico; e como área abordada, Arte visual. Os objetivos a serem desenvolvidos são: aprender que o papelão pode ser um recurso importante para oportunizar o brincar criativo; possibilitar experimentos artísticos utilizando papelão; compartilhar o espaço e as brincadeiras com outras crianças e adultos, ampliando o seu universo cultural e vivencial; aprender a esperar a vez de participar, respeitar e ser respeitado, possibilitar trocas de conhecimentos; e instigar a curiosidade, a memória, a percepção, a fantasia e socialização.

Plano de aula disponibilizado pelo Portal do Professor para alunos da Educação Infantil na área de Movimento (Coordenação; Expressividade); e Ensino fundamental I na área de Educação Física (Atividades rítmicas e expressivas; Esportes, jogos, lutas e ginásticas). O aluno poderá aprender com esta aula sobre a história milenar do papagaio e suas utilizações em diversas épocas e locais do mundo; a confeccionar alguns brinquedos que voam como papagaios, caixotinhos e piabinhas para aproveitar a época de ventos dos meses de junho, julho e agosto; refletir sobre os possíveis acidentes ligados a prática da pipa e do papagaio (ex.: acidentes com cerol, eletrocuções com papagaios nas redes elétricas, etc.) nos dias de hoje.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I nas áreas de Movimento (Coordenação) e Educação Física (Esportes, jogos, lutas e ginásticas). O aluno poderá aprender com esta aula a reconhecer na criação de brinquedos sinais sobre o tempo, a cultura e as características de um povo; constatar sobre a alegria que o brincar proporciona; criar, brincar, observar, praticar, imaginar e adquirir novos conhecimentos através da sua própria habilidade de construção dos brinquedos; a importância da brincadeira na preservação ambiental.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil na área de Movimento (Expressividade, Coordenação); e Ensino Fundamental I na área de Educação Física (Atividades rítmicas e expressivas). O aluno poderá aprender com esta aula a construir brinquedos sonoros a partir de materiais reaproveitáveis; desenvolver o ritmo e a coordenação através dos sons dos brinquedos/instrumentos; aprender a comparar os sons dos brinquedos construídos com os sons de instrumentos musicais tradicionais.

Planta desse espaço oferecida pela Revista Nova Escola, indicado para a Educação Infantil.

Animação disponibilizada pela Revista Nova Escola que mostra a planta baixa de uma creche de São Caetano do Sul.

Projeto da Revista Nova Escola que tem como conteúdo Exploração e linguagem plástica, para a Educação Infantil, direcionado às crianças de 0 a 3 anos de idade. Tem uma introdução, objetivos, tempo estimado, material necessário, desenvolvimento das atividades e avaliação.

Plano de aula disponibilizado pelo Portal do Professor para alunos da Educação Infantil que tem como temas Objetos e processos de transformação; organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. O tema é Natureza e sociedade. O mote do trabalho é discutir a ideia de preservação ambiental; conhecer o percurso da coleta e o destino do lixo escolar; identificar quem produz e quem cuida do lixo escolar.

Plano de aula para a Educação Infantil oferecido pelo Portal do Professor que tem como metas O fazer artístico, e Os fenômenos da natureza. As áreas contempladas são Arte Visual, e Natureza e sociedade. O aluno poderá aprender com esta aula as diferentes maneiras de brincar, pintar, desenhar e fazer escultura utilizando água; sobre a importância da preservação da água; ampliar seus processos de criação e imaginação por meio de produções artísticas.

Prática pedagógica da Revista Nova Escola indicado para a Educação Infantil, para crianças de 0 a 3 anos de idade. Explica como deve ser um berçário ideal.

Prática pedagógica para Educação Infantil da Revista Nova Escola, para crianças de 4 a 6 anos de idade, que tem por objetivo fazer as crianças observarem a rotina de trabalho e o modo de vida das formigas, fazendo com que descubram como são organizadas essas sociedades.

Plano de aula disponibilizado pelo Portal do Professor para alunos da Educação Infantil na área de Movimento (Coordenação) e Ensino Fundamental I na área de Educação Física (Esportes, jogos, lutas e ginásticas). O aluno poderá aprender com esta aula a vivenciar novas formas de brincar de modo a que vivenciem a própria produção de seus brinquedos; resgatar brinquedos da tradição popular; identificar o brinquedo como forma do brincar.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil nas áreas de Natureza e sociedade, Linguagem oral e escrita. Os temas trabalhados são: Os seres vivos, Práticas de escrita, Práticas de leitura. O aluno poderá aprender com esta aula a identificar nas leituras de cordéis palavras que tratam da natureza e relacioná-las com os elementos do ambiente natural; caracterizar, nos versos, a relação do homem com a natureza; analisar o jogo de palavras para anunciar uma situação da natureza.

Projeto e prática pedagógica da Revista Nova Escola para a Educação infantil, com crianças de 0 a 3 anos de idade, com o conteúdo de Exploração do ambiente. O site tem os objetivos, material necessário, desenvolvimento, produto final e avaliação.

Material do Portal do Professor para a Educação Infantil na área de Natureza e Sociedade que tem por objetivos selecionar e classificar as embalagens para a reciclagem; conhecer o destino do lixo reciclado; vivenciar uma aula de campo numa fábrica de reciclagem; compreender a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente; produzir papel reciclado.

Projeto Pedagógico disponibilizado pela Revista Nova Escola para crianças de 4 e 5 anos de idade para a Área de Natureza e Sociedade. O site traz os conteúdos, objetivos, tempo previsto, materiais necessários, desenvolvimento das atividades e avaliação.

Sequência didática da Revista Nova Escola para alunos de 4 a 6 anos de idade da Educação Infantil (Pré-Escola) na área de Natureza e Sociedade com os conteúdos de Luz e sombra, e procedimentos de pesquisa, observação e registro.

Prática pedagógica de Educação Infantil, para crianças de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é mostrar de que forma num espaço externo bem organizado, os pequenos trabalham a colaboração, aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza.

Projeto que tem por objetivos preservar o meio ambiente, aumentando o ciclo de vida do nosso habitat; melhorar a eficiência das Estações de Tratamento de Esgoto das grandes cidades; promover a educação ambiental nas escolas e comunidades.

Roteiro didático disponibilizado pela Revista Nova Escola para a Educa&cccedil;ão Infantil, Pré-escola, com alunos de 4 e 5 anos de idade, na área de Natureza e sociedade. Mostra a forma como se fez esse trabalho e disponibiliza uma reportagem sobre o tema.

Plano de aula interdisciplinar de Educa¸ão Física e Meio Ambiente para a Educação Infantil. Disponibiliza dicas e material bibliográfico.

Infográfico da Revista Nova Escola para gestores que mostra tudo que a Escola deve ter e propor para que os alunos, os professores e os funcionários vivam a sustentabilidade na prática.

Sequência didática da Revista Nova Escola para alunos de 4 e 5 anos de idade da Educação Infantil (Pré-Escola) na área de Natureza e Sociedade com os objetivos de observar a transformação dos estados físicos da matéria; verificar como a temperatura influi nesse processo.

Prática Pedagógica da Revista Nova Escola direcionada a crianças de 4 a 5 anos de idade (Pré-Escola) com o conteúdo de Natureza e Sociedade. Tem os objetivos, tempo estimado, material necessário, desenvolvimento e avaliação.

Plano de aula para Educação Infantil que abrange as áreas de Movimento, com o tema Expressividade; Linguagem oral e escrita, com o tema Falar e escutar, e Práticas de leitura; Natureza e Sociedade, com o tema Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.

Plano de aula para crianças de 0 a 3 anos de idade da Revista Nova Escola que tem por objetivos criar uma horta e cuidar dela; observar o desenvolvimento de um ser vivo; valorizar o meio ambiente.

Roteiro didático da Revista Nova Escola na classificação Boas experiências, para a Educação Infantil, Pré-escola, com alunos de 4 e 5 anos de idade, na área de Natureza e sociedade. Além do projeto, disponibiliza sugestões de reportagem, vídeos, além de outras experiências sobre investigação de insetos.

Plano de aula da Revista Nova Escola para o início da alfabetização (Área de Língua Portuguesa) direcionado às crianças de 4 e 5 anos de idade (Pré-Escola). Traz o conteúdo, objetivos, tempo estimado, materiais necessários, desenvolvimento das atividades e avaliação.

Dinâmica para crianças com o objetivo de desenvolver uma preocupação na preservação do meio ambiente e com ênfase nas pessoas que vivem em locais críticos como próximo de córregos e rios.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil com os temas de Falar e escutar; Grandezas e medidas; Objetos e processos de transformação. As áreas contempladas são as de Matemática e a de Natureza e sociedade. As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: diferenciar o lixo seco do orgânico; conhecer a transformação e a utilização do lixo orgânico como elemento beneficiador ao meio ambiente; elaborar e construir uma horta adubada com o lixo orgânico.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil na área de Natureza e sociedade, com o tema Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula a conscientizar a comunidade escolar da importância de reciclar lixo em casa e na escola; construir brinquedos a partir da reciclagem do lixo; vivenciar um momento de brincadeiras com os brinquedos construídos; respeitar as produções dos colegas; desenvolver atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente.

Plano de aula disponibilizado pelo Portal do Professor com os temas de Falar e escutar; Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar; Objetos e processos de transformação; Expressividade. As áreas contempladas são as de Natureza e sociedade, e Expressividade. Os objetivos da atividade são: perceber o tratamento dado ao lixo nos lugares onde convive; refletir a respeito desse tratamento; dialogar e promover mudanças de hábitos com sua família acerca dos cuidados com o lixo.

Plano de aula para alunos da Educação Infantil nas áreas de Linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade. Os temas abordados são os de Falar e escutar; Objetos e processos de transformação. O aluno poderá aprender com esta aula a discutir a ideia da seleção do lixo e o reaproveitamento de embalagens; construir um brinquedo segundo recursos da sucata escolar e doméstica; fazer uma discussão das estratégias utilizadas para a transformação de sucata em brinquedos.

Plano de aula para a Educação Infantil do Portal do Professor com os temas de Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar; Os lugares e suas paisagens; Falar e escutar; Práticas de escrita; Práticas de leitura. As áreas abordadas são as de Natureza e sociedade, Linguagem oral e escrita. Os objetivos a serem atingidos são: desenvolver atitudes de preservação do ambiente natural e social através da reciclagem e do reaproveitamento de materiais orgânicos e inorgânicos; realizar uma campanha sobre a coleta seletiva do lixo; elaborar panfletos; vivenciar situações de coleta de material reciclável.

Animação realizada pela Revista Nova Escola que mostra a planta baixa de uma Escola de Educação Infantil. Ideal para crianças de 0 a 5 anos de idade.

Prática pedagógica da Revista Nova Escola para crianças de 5 e 6 anos de idade sobre Divisão Celular, Embrião e sua nutrição, Condições para desenvolvimento embrionário, Condições para desenvolvimento juvenil, Condições artificiais para desenvolvimento embrionário - chocadeira.

Material do Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental que tem por propósito o trabalho a ser realizado antes, durante e após a visita a um aterro sanitário. Esta oficina é indicada para a Educação Infantil.

Plano de aula para a Educação Infantil que tem por objetivo reconhecer os sons dos animai e identificar as figuras.

Plano de aula para a Educação Infantil que tem por objetivos estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem; perceber diferenças e semelhanças entre alguns animais que habitam o jardim.

Sequência didática da Educação Infantil, para crianças de 4 e 5 anos de idade, com conteúdo de Natureza e Sociedade, disponibilizado pela Revista Nova Escola. Tem como focos de trabalho a investigação com fontes de informação; registro de informações para consulta posterior; alimentação, hábitos e modo de vida dos animais.

Prática Pedagógica para a Educação Infantil da Revista Nova Escola para crianças de 4 a 5 anos de idade, com conteúdo de identidade e autonomia, tendo por objetivos entrar em contato com textos informativos, aprender procedimentos de leitura de imagens para buscar informações, pesquisar a vida das baleias, usar alguns recursos do computador.

Plano de aula da Revista Nova Escola para a Educação Infantil, para a faixa etária de 4 e 5 anos, do conteúdo Natureza e Sociedade. O site traz os objetivos, conteúdos, tempo estimado, material necessário, organização da sala, desenvolvimento, produtos finais e avaliação.

Prática pedagógica da Revista Nova Escola que tem por objetivo montar uma horta com crianças de 3 anos de idade, ampliando o contato com o meio ambiente e ensinando as crianças a cuidar de seres vivos.

Plano de aula para alunos da Educação Infantil do Portal do Professor que tem como tema Os seres vivos, na área de Natureza e sociedade. O objetivo é o de comparar, estabelecer rela&ccedi;ões e diferenciar, a partir de diversos materiais, o que é uma semente.

Plano de aula de Educação Infantil da Revista Nova Escola para crianças de 4 a 6 anos de idade, que foca a preocupação com o meio ambiente. Além do tema, o site traz os objetivos, como chegar lá e dicas. Enfoca também o problema da poluição.

Material disponibilizado pelo site da Pedagogia ao Pé da Letra para a Educação Infantil que trata do meio ambiente e de sua preservação. Dentre as justificativas desse projeto, podemos destacar: a necessidade de construir na escola, materiais de baixo custo e a valorização do material normalmente de sucata; a condição de criar e aprimorar o senso crítico, mediante a análise do material, (embalagens, recipientes, etc.) que são adquiridos e jogados fora.

Material para a Educação Infantil da Revista Nova Escola, para crianças de 4 a 6 anos de idade, que mostra como crianças do Recife descobrem insetos no pátio da escola e ganham até prêmio científico por causa da curiosidade.

Plano de aula para a Educação Infantil do Portal do Professor com os temas Os seres vivos; O fazer artístico. As áreas contempladas são as de Natureza e sociedade; Arte visual. O aluno poderá aprender com esta aula a realizar pesquisa sobre os bichos brasileiros em colaboração com os familiares; identificar alguns bichos da fauna brasileira; conhecer algumas características de animais brasileiros em risco de extinção; ouvir e contar histórias; conhecer poemas sobre os bichos brasileiros; cantar e dan�ar músicas dos bichos do Brasil; compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil com os temas: Objetos e processos de transformação; Os seres vivos; Os fenômenos da natureza. A área abordada é a de Natureza e sociedade. Os objetivos a serem atingidos são: observar o processo de decomposição dos resíduos orgânicos; reaproveitar o composto orgânico em melhoria da qualidade do solo; aprender sobre a importância das minhocas e do minhocário como atividade ecológica.

Material desenvolvido pela Smart Kids para a Educação Infantil que, além das informações sobre o tema, disponibiliza jogos e atividades.

Plano de aula para alunos da Educação Infantil nas áreas de Linguagem oral e escrita; Natureza e sociedade. Os temas abordados são os de Falar e escutar; Objetos e processos de transformação. As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula a elaborar e compartilhar os conhecimentos construídos acerca da preservação do meio ambiente através de seminários e oficinas (reciclagem, poluição, lixo orgânico).

Tendo como foco a Educação Ambiental na Educação Infantil, o Portal São Francisco disponibiliza um projeto que tem por objetivos Preservar o meio ambiente, aumentando o ciclo de vida do nosso habitat; melhorar a eficiência das Estações de Tratamento de Esgoto das grandes cidades; promover a educação ambiental nas escolas e comunidades.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil nas áreas de Linguagem oral e escrita; e Natureza e sociedade. Os temas a serem trabalhados são: Práticas de escrita; Os lugares e suas paisagens; Falar e escutar; Os seres vivos; Os fenômenos da natureza.

Material da Revista Nova Escola para crianças de 4 a 6 anos de idade, na área de Ciências da Educação Infantil. Com ele, crianças e jovens compreendem melhor esse fenômeno da natureza.

Plano de aula do Portal do Professor para alunos da Educação Infantil com os temas Coordenação; Os fenômenos da natureza; O fazer artístico; Falar e escutar. As áreas abordadas são as de Movimento, Natureza e sociedade, Arte visual, Linguagem oral e escrita. O aluno poderá aprender com esta aula a reconhecer o "esp�rito de equipe" e a estratégia em grupo, no momento em que o jogo se realiza; construir, em parceria com os colegas, objetos para o grupo brincar; perceber o seu corpo e as possibilidades de movimento de correr, pegar e resgatar um amigo no jogo; conhecer e refletir as probleáticas da atualidade e as possibilidades de soluções, em relação ao meio ambiente, a partir da ótica infantil.

Plano de aula para alunos da Educação Infantil com os temas Expressividade; O fazer artístico. As áreas abordadas são Movimento e Arte Visual. Os objetivos são: conhecer algumas obras da artista Ana Mendieta por meio de imagens; brincar com o desenho do contorno do corpo; preencher o contorno do corpo com diferentes materiais previamente pesquisados e recolhidos; compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças.





2 comentários:

  1. Parabéns,adorei os planos de aula vão me ajudar muito em meus trabalhos extra- curriculares ....

    ResponderExcluir
  2. Adorei poder fazer parte deste blog! assim poderei tirar dúvidas e aprender sempre com vocês , podendo também ajudar no que for possível ! bjsss a todas.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...