A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sexta-feira, março 30, 2012

Reunião de Pais e Você...

Oiee gente...pesquisando para me preparar para minhas reuniões de pais ... achei esta postagem e divido aqui com vocês espero que gostem...beijinhusss


Algumas escolas agendam reuniões de pais e professores para discutir o progresso no desenvolvimento e no comportamento dos alunos. Normalmente, as reuniões servem para discutir e solucionar problemas de aprendizagem e adaptação social.
Nas reuniões, as professoras apresentam detalhes específicos sobre o trabalho com as crianças e o progresso delas. Mesmo que você não tenha tempo para participar é importante conhecer um pouco mais para criar sua estratégia de colaboração.

Deixe o início para a professora.


A reunião deve ser o momento para comunicar abertamente. Se a professora preparou um relatório formal, deixe-a primeiramente expor o relatório e somente após isto você apresenta as suas dúvidas.

O que a professora vai falar sobre meu filho?


Durante a reunião, na maioria das vezes a professora enfatiza os pontos fortes de cada criança. Mas a reunião também oferece uma oportunidade de apontar as áreas que seu filho precisar melhorar. Por exemplo, ela pode sugerir que seu filho escreva cartas, faça cópias ou que pratique em casa cortes com papel e tesoura para melhorar as habilidades motoras.

O que você deve falar?


Fale sobre os talentos do seu filho, habilidades, passatempos, hábitos de estudo e as sensibilidades especiais, como a preocupação com o peso ou dificuldades de fala.
Se a professora tem preocupações em relação a ele, tente não ficar na defensiva - porque isso pode fazer com que ela hesite em discutir os problemas por receio de confronto. Veja como conversar produtivamente com a professora do seu filho.
Tente fazer perguntas diretas e focadas com o pressuposto de que os problemas abordados são aqueles que podem ser resolvidos. Devido ao tempo limitado da maioria das reuniões, nem sempre há tempo suficiente para discutir todas as suas dúvidas, combine um horário onde todas as questões mais problemáticas possam ser discutidas com mais detalhes.

Depois da reunião, o que eu devo fazer?

Em casa, reflita sobre o que a professora disse e depois siga em frente, trace metas. Se ela disse que seu filho precisa melhorar em determinados domínios, verifique novamente dentro de algumas semanas para ver como as coisas estão se saindo.

Eu não tenho tempo para a reunião, e agora?


Se a sua agenda não lhe permite participar de reuniões ou se a escola não usa esse método, você deve tomar providências para falar com a professora em outro momento. Algumas escolas dispõem alguns minutos dessas reuniões em seu site, de modo que você possa participar mesmo que indiretamente. No site da escola, você pode conseguir o contato da professora e pedir-lhe por e-mail o relatório da reunião.
Comparecer às reuniões de pais e professores ou falar regularmente com a professora vai ajudá-la a entender o progresso escolar do seu filho e também vai mostrar que você é uma mãe interessada e cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...