A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sábado, março 03, 2012

10 de março – Dia do Telefone


No dia 10 de março é comemorado o Dia do Telefone. Que tal reservar um momento desse dia para conversar com seus alunos sobre esse aparelho tão importante? Para começar, leia alguns parágrafos sobre a história do telefone. Depois, conte-a a seus alunos de maneira que eles a compreendam.
História do telefone
O telefone foi criado há mais de um século por Alexander Graham Bell (1847-1922). Ele queria inventar uma maneira de transmitir voz à distância. Para isso, inspirou-se no telégrafo, aparelho que transmitia mensagens entre pontos distantes por meio de sinais. Graham Bell criou então um aparelho que transformava o som em sinais elétricos. Esses sinais corriam por um fio até chegar à outra ponta, e viravam som outra vez. Era o telefone! Isso aconteceu em 1876.
O primeiro aparelho era muito rudimentar. Não era possível falar e ouvir ao mesmo tempo, como os de hoje. Naquele mesmo ano, Thomas Edison, após várias tentativas, conseguiu inventar um aparelho por meio do qual conseguia ouvir e falar. 
O primeiro telefone chegou ao Brasil em 1877. Não se sabe ao certo a quem pertencia esse aparelho, mas há boatos de que Graham Bell o mandou de presente para D. Pedro II.
O telefone demorou a ser aceito pela população. Muitos não o aceitavam porque não compreendiam seu funcionamento. Com o tempo, ele começou a se tornar popular, e hoje em dia ele é praticamente indispensável. Vocês conseguem imaginar o mundo de hoje sem telefone?

Fontes de pesquisa: 
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/10-marco-dia-do-telefone.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/marco/dia-do-telefone.php

Sugestões de atividades
1. Roda de conversa
Para iniciar a conversa, tome como base a pergunta que encerra o texto anterior: “Vocês conseguem imaginar o mundo de hoje sem telefone?”. Questione-os: “Por quê? Como vocês acham que as pessoas faziam para se comunicar antes da invenção do telefone?” Fale a ele sobre o telégrafo, as cartas e bilhetes. Comente que antigamente havia meninos conhecidos como “moleques de recado”, que recebiam alguns trocados para levar recados de uma casa a outra. Ainda sobre o telefone, questione-os: “Vocês têm telefone em casa? Quantos? Têm telefone celular?”

2. Explorando o tema
Apresente estas ou outras imagens de telefones antigos, para que os alunos possam perceber a evolução dos aparelhos.
Dê a cada aluno uma folha de papel para que desenhem o aparelho de que mais gostaram.

3. Praticando
a) Telefone de lata (a ser feito pelo professor)
Quem nunca brincou de telefone de lata quando era criança? Faça esse brinquedo simples e e divirta-se com seus alunos!

Material
• 2 latas de alumínio pequenas, vazias e limpas (de preferência, sem partes cortantes) 
• 2 metros de barbante fino 
• 1 vela

Modo de fazer
1. Caso a lata escolhida tenha partes cortantes, amasse com cuidado suas bordas com um martelo pequeno ou alicate. 
2. Usando prego fino, fure o fundo de cada lata, bem no centro.
3. Passe a lateral da vela em todo o barbante, para encerá-lo.
4. Enfie uma ponta do barbante no furo, de fora para dentro. Depois, dê um nó na ponta do barbante para que não escape. Faça o mesmo do outro lado.
5. Para brincar, cada aluno segura uma das latas. Enquanto um fala numa lata, o outro o escuta na outra lata. Lembre-se: o barbante deve ficar bem esticado para que o telefone funcione direitinho.

b) Telefone de sucata
Disponibilize materiais recicláveis, como caixas de tamanhos variados, tampas de refrigerante, retalhos de papel ou tecido. Providencie também botões de roupa, tintas e cola colorida. Distribua modelos de telefones para auxiliar os alunos no processo de montagem. Deixe-os livres para montar o aparelho como quiserem.
Se desejar montar um telefone em conjunto com os alunos, segue uma sugestão. Para montá-lo, delegue funções a cada aluno: um corta as caixas, outros as pintam, outros elaboram os botões etc.

Material 
• duas caixas de lenço
• retalhos de papel colorido ou EVA de várias cores
• papel-cartão da cor de sua preferência
• cartolina branca
• tinta
• fitilho
• canetas hidrocores
• cola colorida
• cola branca
• tesoura
• régua
• lápis ou caneta


Modo de fazer
1. Corte uma das caixas de lenço ao meio. Repare que, ao fazer isso, você obterá duas metades com um recorte. Reserve uma delas.

2. Com a outra metade, faça o seguinte: usando uma caneta ou lápis, risque o lado não recortado.
3. Em seguida, corte sobre o risco, de modo que os dois lados fiquem iguais. Essa será a parte móvel do telefone.



4. Pegue a outra metade e cole-a na outra caixa de lenço, de modo que os recortes fiquem do mesmo lado, assim:



5. Cubra a parte de trás das caixas com cartolina branca e depois pinte com a cor de sua preferência. Em seguida, cubra as laterais com papel-cartão da cor escolhida.



6. Vire as caixas. Faça um pequeno furo na base e outro na parte móvel do telefone, como indicado na imagem. Passe o fitilho por esses furos, dando um nó nas pontas para que não escapem do furo.



7. Usando a mesma cor de papel-cartão escolhida para cobrir as laterais das caixas, prepare o acabamento da metade móvel. Para isso, meça sua largura, marque-a no papel-cartão e recorte uma tira comprida. Encaixe a ponta dessa tira num dos cantos da parte do móvel. Dobre o papel na altura da caixa. Em seguida, estique a tira até chegar ao primeiro recorte da caixa. Dobre até alcançar o fundo da caixa. Estique o restante da tira até o próximo recorte e dobre para cima, até a altura da caixa. Dobre novamente e estique a tira até a outra ponta da caixa. Dobre mais uma vez para baixo e estique para o fundo da caixa. Recorte o que sobrar dessa tira. Ela deve ficar assim: 



8. Em seguida, encaixe a tira dobrada na metade móvel e cole-a no fundo e nas laterais da caixa. Depois, passe cola nas partes elevadas, da seguinte forma:



9. Usando retalhos de papel colorido ou EVA, faça dois círculos de mesmo tamanho e cores diferentes. Cole cada círculo numa das partes elevadas. Encaixe essa parte do telefone na outra.



10. Recorte 12 quadradinhos de EVA ou papel colorido para fazer os botões. Recomenda-se que cada botão meça de 1,5 cm a 2 cm. Organize os quadradinhos em 3 linhas e 4 colunas, como na imagem a seguir. Em cada quadradinho, escreva um dos nove números (0 a 9) e dois símbolos (asterisco, “jogo da velha”) normalmente encontrados nos aparelhos de telefone fixo. Se desejar, pode inventar outros símbolos.



11. Cole os quadradinhos conforme indicado na imagem. Para finalizar, desenhe outros detalhes com cola colorida, como o identificador de chamadas.
12. O telefone está pronto! Você pode deixá-lo na mesa do professor para que seja usado em outras atividades ao longo do ano. Você pode, por exemplo, convidar algum aluno para falar sobre algum assunto de que gosta, relatar alguma experiência interessante etc. A ideia é que o aluno convidado fale como se estivesse conversando com alguém ao telefone. Divirtam-se!

Fonte de pesquisa: http://blogdacarolcarolina.blogspot.com/2010/05/lucleo-e-kelly.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...