ATIVIDADES:
* Pesquisas;
* Passeios ou excursões a pomares, parques ou praças arborizadas;
* Gravuras em que apareçam árvores frutíferas, árvores floridas, árvores típicas de florestas para o mural;
* Notícias sobre reflorestamento, desmatamento, fauna e flora;
* Coletânea de poesias e músicas sobre árvores;
* Criação de cartazes ou slogans com frases educativas de proteção às árvores;
* Mural organizado com o material pedido nas pesquisas;
CORO FALADO: DISSE A ÁRVORE
Menina: Veja à sua volta. No chão em que pisa, está um tapete formado pelas minhas folhas.
Todos: No ar que respira, está meu perfume.
Menino: Sou eu quem lhe dá sombra, frutos e até o cabo da sua ferramenta é feito do meu tronco. Eu contribuo para o progresso e riqueza de um país.
Todos: Se me ama como mereço, defende-me e não me maltrate.
Menina: Mas quem dá deve receber, e as árvores pedem também retribuição dos benefícios que fazem ao homem.
Menino: O que pedem é amparo e o plantio de outras árvores que ajudem a sua enorme tarefa neste mundo.
Todos: Plantem árvores! Plantem muitas árvores. Cubram o solo de plantas para que tenham quem lhes defenda a vida, dando-lhes tudo o que precisam, até o ar e a água, sem os quais nenhum animal pode viver.
(Do livro As mais belas histórias – adaptação: Oração às árvores)
ATIVIDADES:
* Dramatização: dividir a turma em três grupos e cada um elabora um teatrinho com árvore, lenhador, passarinhos e flores.
* Artes : expressar por meio de desenho, pintura, recortes, dobraduras, as diversas utilidades da árvore.
* Cantinho da Árvore: cada criança desenhará uma árvore e escreverá sobre ela. Depois colocará no varal.
* Diálogo: entre uma árvore e um lenhador.
* Produção de texto: a conversa entre uma árvore e um passarinho.
nao tem muitas ideias para o 6 ao 9 ano
ResponderExcluirSim é verdade fico te devendo bjs
ResponderExcluir