A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sexta-feira, novembro 02, 2012

Projeto gravidez na adolescência...


Gravidez na adolescência
Biologicamente gravidez é o período que vai da concepção ao nascimento de um indivíduo. Entre os seres humanos essa experiência adquire um caráter social, ou seja, pode possuir significados diferenciados para cada povo, cada cultura, cada faixa etária. No Brasil e no mundo a gravidez é um problema social grave ainda mais se tratando da gravidez na adolescência.
A adolescência já é uma fase difícil da vida. Além dos hormônios, que nessa etapa afloram causando as mais diversas mudanças no adolescente, e outros assuntos que preocupam as mentes dos jovens: escola, vestibular, profissão, etc. As principais causas da gravidez são:
·         O desconhecimento de métodos anticoncepcionais.
·          A educação dada à adolescente faz com que ela não queira assumir que tem uma vida sexual ativa e por isso não usa métodos ou usa outros de baixa eficiência (coito interrompido, tabelinha) porque esses não deixam "rastros".
·         O uso de drogas e bebidas alcoólicas compromete a contracepção, além das que engravidam para casar-se.
·         A adolescente tem problemas emocionais devido à mudança rápida em seu corpo ou, como ela esconde a gravidez, o atendimento pré-natal não é adequado. Podem ocorrer problemas como aborto ou dificuldade na amamentação.
A gravidez também é uma etapa difícil na vida. Ter um filho requer desejo tanto do pai quanto da mãe, mas não só isso. Atualmente, com problemas como a instabilidade econômica e a crescente violência, são necessárias, além de muita consciência e responsabilidade, um amplo planejamento. Os primeiros problemas podem aparecer ainda no início da gravidez e vão desde o risco de aborto espontâneo ocasionado por desinformação e ausência de acompanhamento médico até o risco de vida resultado de atitudes desesperadas e irresponsáveis, como a ingestão de medicamentos abortivos. Outro problema é a rejeição das famílias.
Ainda são muito comuns pais que abandonam seus filhos nesse momento tão difícil, quando deveriam propiciar toda atenção e assistência. Há que se pensar que esse não é o momento de castigar, pelo menos não dessa forma, o filho ou filha.
Em outras situações a solução elaborada pelos pais é o casamento. Embora hoje haja poucos e apenas nas regiões interioranas os casos de casamentos forçados com o objetivo de reparar o mal cometido, os casamentos de improviso, acertados entre as famílias ainda é bastante recorrente.
Os adolescentes nessa situação são normalmente meras vitimas e em geral não se opõem a decisão tomada pelos pais. Isso acontece tanto pela inexperiência quanto pela culpa que carregam ou ainda por pura falta de condições de apontar melhor solução. O agravante dessa situação é um casamento fútil e infeliz A ocorrência de uma gravidez nessa fase trás causas como:
·         Antecipação da menarca
·         Educação sexual ausente ou inadequada
·          Atividade sexual precoce
·          Problemas psicológicos e emocionais
·         Mudanças dos valores sociais
·         Pobreza
·         Baixa escolaridade
·         Ausência de projeto de vida

Outra conseqüência seria é a violência infantil, a mãe desconta todos os seus problemas na criança que não pediu para nascer.

Como evitar?
·         Projeto de orientação sexual nas escolas, família, comunidade de bairro, igrejas.
·         Melhorando a programação transmitida pela televisão que exagera na erotização do corpo
·         Levando informação aos pais de adolescentes e ao mesmos.
·         Distribuindo preservativos e levando informação sobre métodos contraceptivos (Espermicida, Diafragma, Camisinha, Pílulas anticoncepcionais) em todos os ambientes que são freqüentados por adolescentes ou adultos exemplo: nos cinemas, nas escolas, nas igrejas, nos parques, nos bares, estádios de futebol etc.
·         Descriminalizar o aborto porque crime é o que o estado e as famílias das adolescentes fazem abandonando-a a própria sorte e imoral são as guerras financiadas pelo sistema capitalista e em nome de deus. Que todas as mulheres somente elas decidam por fazer ou não o aborto que ele seja feito em todos os hospitais públicos.

Se desejamos mudar o mundo que comecemos mudando o jeito de nascer, que só nasça quem for realmente desejado para que esse novo ser tão desejado possa quando chegar ser amado. Desejei viver num mundo que as crianças fossem acolhidas e protegidas por suas famílias, pois o estado infelizmente não tem competências para cuidar das nossas crianças abandonadas e esquecidas por esta sociedade, muito se tem feito e falado contra o aborto, mas pouco se tem dito da dor que carrega as crianças que vivem em abrigos, das vitimas de violência (muitas vezes violência que vem de quem deveria protegê-las como mães e pais) das que trabalham dos filhos das guerras etc.
O aborto como a distribuição de métodos contraceptivos é uma questão que não cabem as religiões, mas sim uma questão de saúde publica, muitas famílias acham que uma menina ou um menino não deve receber este tipo de informação por conta de uma falsa moral a informação precisa chegar se a família falhar, um educador não pode se ausentar do compromisso de levar o saber quando for solicitado ou não. A adolescente não vai ter mais parceiros por conta da informação esta informação lhe dará o direito a cuidar de sua saúde e impedir uma gravidez fora de hora, pois isto refletira em todos os ramos da sociedade, um filho não desejado pode ser uma criança abandonada nas ruas, um ladrão, um abrigado, um sem teto, um usuário de drogas, mas poderá ser um doutor um dia quando ele for dono da sua própria vida e das sua escolhas.
 É importante que a adolescente tenha a oportunidade de viver este momento de sua vida, mas não sendo possível ele pode precisar de ajuda para juntar seus pedaços e retomar seu papel de mulher, de adolescente e de cidadã. Precisa experimentar seu papel de mãe, e de se permitir ou não ter outros relacionamentos e outros filhos. Planejar sua atividade sexual, repensar sua vida escolar e profissional e desenvolver sua auto-estima para poder viver plenamente e principalmente cuidar de quem tanto precisa ser cuidado: o bebe.
 Para conhecer: Como acontece a gravidez
mhtml:file://C:\Documents%20and%20Settings\Fábia\Desktop\Www_Picarelli_Com.mht!http://www.picarelli.com.br/novopc/ovulacao_interno2.jpgApós a 1ª menstruação, (menarca), a adolescente já pode engravidar. Para ocorrer uma gravidez, é preciso ter relações sexuais durante o período fértil, tempo em que o óvulo sai do ovário e vai para a trompa.
mhtml:file://C:\Documents%20and%20Settings\Fábia\Desktop\Www_Picarelli_Com.mht!http://www.picarelli.com.br/novopc/nidacao.jpgSe acontecer a fecundação, encontro do óvulo com o espermatozóide, depois de uma semana o ovo (óvulo + espermatozóide) prende-se na parede do útero para começar o desenvolvimento da gravidez.
É a partir desse momento que a mulher começa a ter os primeiros sinais da gravidez: ausência da menstruação, enjôos, sensibilidade nos seios, mudança de humor e outros. O bebê começa a se desenvolver dentro do útero da mãe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...