A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quarta-feira, novembro 14, 2012

Até gravidez na adolescência?? Tudo é culpa da escola?!



Não, eu não estou paranoico. Para a sociedade, TUDO de ruim é culpa da escola.
deputado do Rio de Janeiro Jean Wyllys acabou de escrever  um artigo maravilhoso em resposta a um bosta da bosta da revista veja.
Mas, ele, assim como toda a sociedade, ao mesmo tempo ajuda a culpabilizar a escola – educação formal – por um problema que é social.
Veja suas afirmações, que retirei de seu twitter:
Jean Wyllys @jeanwyllys_real
Brasil conta com 320 mil casos de gravidez precoce/ANO e muitos legisladores e gestores se recusam a implementar Educação sexual nas escolas
1. Gente, não há dúvida de que as famílias têm papel importante na educação informal das crianças e jovens. Mas me refiro à EDUCAÇÃO FORMAL
2. Se meninas estão engravidando, há falhas na educação informal, mas sobretudo na formal. Se as famílias têm tabus, a escola não pode ter!
3. E uma educação formal para as sexualidades não precisa excluir a participação das famílias, muito pelo contrário! Todos sairão ganhando!
4. Não deixem que seus preconceitos e moralismos se coloquem contra um educação de qualidade que minimize os números da gravidez precoce!
BALELA!
As meninas estão engravidando porque não têm perspectiva de vida, de futuro. Na maioria das vezes elas QUEREM ter filhos, é uma questão de status social, viram mães, casam, moram sozinhas, longe da família.
Vejam este artigo, que eu recortei do jornal e colei em uma folha e, sim, trabalhei com alunos em sala:
Elas SABEM o que devem fazer mas não fazem. Sempre foi assim. Meninas engravidam desde os primórdios. Antes, escondiam, casavam rapidamente, hoje não.
Não, não estou louco nem paranoico.
E, deputado, a educação sexual é, SIM, muitas vezes feita na escola, especialmente pelos professores de Ciências, como é o meu caso.
Eu falo com eles abertamente. Não há tabu. Falo abertamente com elas e elas engravidam. Já escrevi, inclusive, sobre isso. Leia meu relato de desespero:
Uma professora lá da escola fez, inclusive, um vídeo com elas sobre o tema, no qual eu participei como entrevistado:
As alunas que o fizeram? Algumas já têm filhos. Irônico, não?
Por outro lado, há diversos e diversos projetos que não são das escolas, mas que trabalham este tema nas escolas. É só fazer uma pequena pesquisa no deusgooglequetudosabe e milhares aparecem:
Mas eu falo de minha experiência e de outros professores e escolas que conheço. Essa experiência é significativa, na medida em que, mesmo assim, ELAS ENGRAVIDAM AOS MONTES!!!!!!!
Então, não há uma relação tão direta e linear como o deputado aponta, sobre a “falha” da escola e os índices de gravidez na adolescência.
Sabem por quê?
Porque a escola sozinha não tem este alcance, pois não tem como competir com a sexualidade na televisão, na música, no funk, nos filmes, nas novelas, na internet, nos programas imbecis de auditório que eles adoram, dentro de casa, no carnaval, nos desfiles de carnaval, nos bailes de carnaval, nas praias…
A sexualidade é propagandeada em todos os lugares, inclusive – e de forma ostensiva, nobre deputado, nas passeatas LGBT.
É só vermos televisão, folhearmos jornais e revistas que percebemos isso.
“Se meninas estão engravidando”, deputado, é porque esta sociedade está doente, incentiva e estimula a sexualidade precoce em todos os  lugares! Talvez o único lugar em que esta sexualidade NÃO SEJA estimulada, seja justamente na escola…
Ora, a sociedade COMO UM TODO tem que tomar as rédeas de suas responsabilidades e parar de achar que a “falha” está dentro da escola!
Cansa, nobre deputado, cansa muito a gente se matar todo dia na escola fazendo nosso trabalho, e a sociedade doente e cega de seus defeitos ficar apontando o dedo como se a escola assim não o fizesse.
Aliás, como se a escola não fizesse parte da sociedade e vice-versa.
Abraços,
Declev Reynier Dib-Ferreira
Profesosr de Ciêncais que, SIM, trabalha questões de sexualidade na escola
http://www.diariodoprofessor.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...