A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sexta-feira, setembro 09, 2011

53 maneiras de acabar com o stress


1. Não antecipar problemas 
A palavra já diz tudo: pré-ocupação, ou seja, sofrer por antecedência. Calma! Além de gerar ansiedade, a preocupação tende a atrair resultados negativos. Desocupe a mente das frustrações desnecessárias.
2. Perdoar e pedir perdão 
Todo mundo erra, até você. Precisa dizer mais?
3. Dar chance ao prazer Você se sente cansada demais para sair num sábado à noite? Algo está errado. Por que aceitar apenas as tarefas obrigatórias e recusar a diversão? Mude de tática e chame os amigos.
4. Trocar a necessidade pelo desejo 
Restrinja os relatórios profissionais aos horários de expediente. E tire da estante aquele romance que você quer tanto ler, mas nunca começa. A arte tem efeito mágico e pode até alterar sua percepção de tempo.
5. Descansar 
Cansaço não se resolve com truque, mas com repouso. É simples.
6. Desfrutar da manhã 
Dormir até tarde no domingo parece tentador. Mas isso aumenta a sensação dele targia. Se você curtir bem o dia e for deitar cedo, ganhará mais vigor.
7. Desistir de ser superpoderosa Respeite seus limites e não tente abraçar o mundo. Que poder é esse que deixa você exaurida no fim?
8. Recusar convites 
Impossível emendar a happy-hour com uma passadinha no mercado, um cineminha, dois aniversários e uma balada para fechar a noite. Eleja dois programas no máximo. E divirta-se!
9. Permitir-se uns minutos a mais no banho.
10. Negociar prazos 
Não dá para recusar os pedidos do chefe. Mas é possível definir a ordem das tarefas e o tempo necessário para cumpri-las.
11. Tomar chuva Saiu cansada do trabalho e está caindo o mundo? Em vez de achar que o Universo conspira contra você, experimente sair na chuva. Deixe a água lavar todos os problemas. A sensação é libertadora.
12. Respirar fundo 
Inspire pelo na riz profundamente, sentindo o pulmão encher de ar. Conte até 10. Lentamente, solte o ar pela boca. Repita o processo até se sentir, literalmente, arejada.
13. Fazer caminhadas 
Por esporte ou por prazer, caminhar é excelente para a saúde, além de aliviar o stress. Especialistas dizem que 15 minutos bastam para dar um reset no humor.
14. Não guardar mágoas.
15. Acionar seu filtro de proteção 
Sua mente não é saco de lixo. Esvazie a caixa de e-mails, fuja de fofoca, mau agouro e conversa fiada...
16. Organizar-se 
Mulher estressada perde tudo o tempo todo. Deter mine lugares fixos para guardar as cha ves, os óculos...
17. Mudar o ritmoLevante mais devagar, coma com mais calma, fale menos e mais baixo... e sinta o efeito.
18. Tirar férias mentais 
Deixe os pensamentos viajarem por dois minutos para algum lugar que você ame. Recarregue as energias e volte renovada.
19. Encontrar a sua bolsa de guerra O troca-troca de modelos complica o cotidiano. Uma coisinha sempre fica para trás. Uma boa companheira é aquela que está no seu armário e tem tamanho médio, cor neutra e muitas divisórias!
20. Escolher seu exercício predileto Não adianta pagar academia e não ir! A melhor maneira de se livrar do stress é fazer o esporte de que você gosta. Bastam 30 minutos de exercícios para o corpo produzir o hormônio betaendorfina, que traz sensação de bem-estar, motivação e autoconfiança.
21.  Não fazer nada.
22. Pensar positivo 
Mesmo que tenha grandes desafios pela frente, espere pelo melhor. E a chance de isso acontecer aumentará.
23. Meditar 
Sozinha, num lugar calmo, sente-se com conforto, feche os olhos, respire. Os pensamentos surgirão. Encare-os como nuvens no céu. Sinta-se no azul, deixe-os chegar e passar, não se esforce para impedi-los nem se apegue a nenhum. Observe. Se entrar numa nuvem, saia dela. Comece com cinco minutos e tente chegar a 20 minutos por dia.
24. Relaxar e prestar atenção Tensa demais? Feche os olhos, solte os ombros e as mandíbulas, encoste os pés no chão. Fique atenta à respiração.
25. Incluir mais beleza em sua vida 
Um vaso de flor, um jeito de arrumar a mesa ou os cabelos, um novo olhar para a paisagem. Belos bálsamos.
26. Tirar uma horinha para desligar o celular.
27. Chorar 
Alívio natural e orgânico contra nó na garganta e peito apertado.
28. Dançar 
Não precisa matricular-se numa escola. Tire os sapatos, coloque seu som predileto. E solte-se.
29. Dar uma pausa de dez minutinhos 
Leia uma revista, ligue para alguém querido, vá tomar um café com sua amiga. Crie uma pausa breve para se reanimar.
30. Escutar com mais atenção 
Assim, você será ouvida também. Esse pingue-pongue reconforta.
31. Beber água 
Quem está cansada às vezes se esquece de fazer o básico. Hidrate-se e dê um refresco ao corpo.
32. Melhorar já a sua alimentação O banquete anti-stress inclui legumes, frutas, amêndoas, linhaça, rúcula, espinafre e manjericão. Ou seja, vitaminas do complexo B e C, além de cálcio e magnésio. É pura força na peruca!
33. Parar de correr atrás 
Gandhi dizia que “a paz é o caminho”. Esqueça metas futuras. Construa sua paz, sua saúde e as boas relações todos os dias. E esse será o seu presente.
34. Soltar a voz 
No chuveiro, no trânsito, na rua, baixinho ou a plenos pulmões, cante uma canção. Nenhum sapo vai ficar entalado na garganta.
35. Conhecer os marcadores somáticos 
Como você está respirando? O coração bate calmo ou acelerado? E os músculos, estão pesados, apertados? Converse com seu corpo e ele informará o que você precisa saber. Ou mudar.
36. Entrar em contato com a terra 
Deite na grama e confie. O colo dessa grande mãe cura tudo.
37. Fazer uma coisa de cada vez.
38. Pedir o cardápio de sobremesa 
Restrição calórica tem limite. Equi libre as metas da boa forma com as delícias de uma escapadinha. Ou acabará ficando estressada com a dieta.
39. Adotar um animal de estimação 
Não há dia de cão que resista ao amor e ao carinho do seu bicho (mesmo que seja um gato!). Olhe nos olhos dele e verá. Mas lembre-se: esse é um compromisso para a vida toda do animal.
40. Reviver os bons momentos 
Antes de dormir, repasse o dia. Pare nos momentos bons e tente recuperar o sentimento que você viveu. A gratidão alivia.
41. Fazer sexo 
Poucas coisas são tão relaxantes quanto um orgasmo. Com ou sem parceiro, solte a imaginação...
42. Permitir-se um agrado 
Compras não resolvem problemas, mas um mimo de vez em quando alegra o dia. A ideia é ser generosa consigo mesma.
43. Molhar o umbigo 
Quando estiver desgastada, encha uma bacia com água gelada e algumas pedras de gelo. Molhe um pano e passe ao redor do umbigo no sentido horário, de cinco a dez minutos, até a pele ficar avermelhada. É ótimo para ressaca e cansaço.
44 Estabelecer prioridades.
45. Abusar do post-it 
Não sobrecarregue a sua memória com milhões de compromissos, prazos, telefones, aniversários... Cole tudo no papel. E descole-se.
46. Parar de fazer o que não gosta No que depender de você, escolha sempre o bem-bom. Não está gostando de um livro? Pare de ler. O filme é chato? Stop nele. As discussões com o namorado viraram um inferno? Encontre outro que a leve para o céu.
47. Preservar sua intimidade 
Não desabafe seus problemas com todo mundo, pois isso é reviver a angústia. Escolha alguém íntimo para abrir o coração. Depois, pense em outras coisas.
48. Espreguiçar, espreguiçar, espreguiçar!
49. Rir da situação – e de si mesma 
Além de lidar melhor com as frustrações, você aprenderá a ser menos exigente. Não está achando graça nenhuma? Dê um passo para trás e veja suas trapalhadas de longe.
50. Ouvir música 
Ela estimula o cérebro, toca o coração ou os quadris! Alguns ritmos favorecem a concentração, outros a diversão, a emoção...
51. Dirigir o seu filme Monte a sua agenda como um roteiro de cinema: especifique cenas e personagens. Calcule o tempo de cada tomada. Vai ser um curta-metragem? Ok. Almeja uma longa obraprima? Ótimo. Só não dá para fazer num único dia.
52. Fugir da rotina.
53. Desligar a televisão 
Ela mantém você ligada. Tire o fio da tomada.

Fonte: http://claudia.abril.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...