Vamos por etapas:
É comum professores cometerem um grave erro ao montarem um Plano de aula: fazê-lo para si próprio. O Plano de aula deve ser feito para o aluno!
Como assim?! Você deve estar se perguntando...
É simples: o centro de um Plano de aula é, sem dúvida, o aluno! Como vai aprender e como vai receber o que você está propondo.
É preciso fazer com que o aluno estude para aprender e não para "passar de ano" e você só conseguirá isto se fizer um Plano de aula, onde ele (o aluno) é o "tema central".
Mas o que eu, como professor(a), penso não conta?
É claro que sim, pois nós, educadores, somos os responsáveis por propiciar situações em que o aluno se aproprie do conhecimento. Lembre-se: o aluno não é um ser que não sabe nada e vai à escola para aprender tudo com o professor, que é o detentor do saber.
Agora que já "sabe" que o tema central do Plano de aula deve ser o aluno, você deve preocupar-se em criar situações interessantes para sua aula. Como são seus alunos? Do que mais gostam? Ouvir histórias, dançar...?
Evite pensar: "Como vou ensinar isto à turma?" e pense: "Como meus alunos irão aprender isto?". O processo de ensino-aprendizagem é uma troca gostosa: você aprende com seus alunos e eles com você, pois cada criança já chega à escola com conhecimentos diversos... Assim como o professor...
Os alunos não são todos iguais, logo não aprendem da mesma forma. O educador deve conhecer e respeitar seu aluno. Respeitar seus limites, suas dificuldades, sua opinião...
Vamos para a prática!
Primeiro – TEMA GERADOR: Sua aula será sobre o quê?
Segundo – OBJETIVO: O que seu aluno deve FAZER, SABER e SER?
FAZER – o que seu aluno vai fazer durante a aula? Pintar? Dançar? Escrever? Recortar? Colar?
SABER – a atividade que seu aluno desenvolveu o levou a saber o quê? O que ele "aprendeu"?
SER – a atividade que seu aluno fez o levou a se apropriar de um conhecimento, certo? Como este conhecimento acrescentará nele (o aluno) como pessoa, cidadão?
Terceiro – PROCEDIMENTOS: como será desenvolvida a sua aula? Como proceder para que o aluno FAÇA, SAIBA e SEJA?!
Quarto – AVALIAÇÃO: como você avaliará seu aluno? (Não fique sentado durante o desenvolvimento das atividades, circule pela sala de aula observando-os e tirando, possíveis, dúvidas. Elogie, estimule, avalie!).
Algumas idéias!
Monte um Plano de aula em que o aluno participe. Promova debates, ouça-os e faça com que ouçam a você (eu utilizo muito a frase: Quando um fala o outro escuta!").
Criança gosta de se sentir útil, promova brincadeiras para escolher o AJUDANTE DO DIA ( em minhas aulas o ajudante conta uma história ou narra um fato que aconteceu em sua vida, para a turma!). Decore a sala com enfeites confeccionados por eles mesmos.
Evite abstrair em suas aulas (principalmente na Educação Infantil) quando falar em "algo" leve "este algo" para que a turma veja. Se não puder levar, consiga fotos e mostre à eles.
Não crie situações complicadas demais, ofereça desafios pertinentes à idade de seu aluno. Fale de situações que lhe sejam familiares, cite o nome de algumas crianças e peça, se estas se sentirem seguras para tal, que contem como foi seu dia, ou como foi sua última festa de aniversário... A partir daí conduza a aula de acordo com o TEMA GERADOR e vá inserindo os conteúdos propostos
PLANO DE AULA
(Eu utilizei este Plano de aula com uma turminha da CA – Faixa etária 6 anos)
TEMA GERADOR: Noções de lateralidade
OBJETIVOS:
Dançar a música "Roda, roda, roda e não saia do lugar" – CD Xuxa só para baixinhos 2;
Pintar, recortar e montar um boneco;
Trocar de lugar com colegas de turma observando quem está ao seu lado DIREITO e ao seu lado ESQUERDO;
Escrever o nome do colega que se senta à sua ESQUERDA e à sua DIREITA (fazendo interdisciplinaridade com Português);
Falar de situações que envolvam o Tema gerador (Lateralidade) presentes em seu dia-a-dia;
Saber distinguir o DIREITO do ESQUERDO, após desenvolver as atividades propostas neste Plano de aula;
Compreender que a lateralidade está em sua vida, associando o que está sendo proposto com situações de seu dia-a-dia.
PROCEDIMENTOS:
Iniciar a aula abordando o TEMA GERADOR através de um debate com a turma respeitando suas experiências prévias;
Dançar a música "Roda, roda, roda e não saia do lugar" – CD Xuxa só para baixinhos 2;
Trocar de lugar com os colegas (corrida do bonde), observando quem está ao seu lado DIREITO e ESQUERDO;
Após a brincadeira pintar, recortar e montar o boneco;
O ajudante do dia, ou outra criança que o queira, contará uma História (ou alguma situação que tenha acontecido em sua casa) sobre o Tema gerador;
Escrever no caderno (atividades propostas no quadro-de-giz) o nome dos colegas que se sentam ao seu lado DIREITO e ao seu lado ESQUERDO"".
AVALIAÇÃO:
Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos;
Registrar os avanços da turma, de uma forma geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma acompanhando o desenvolvimento dos alunos.
Só ensina bem quem sabe aonde quer levar os alunos e se prepara para chegar lá!
A atividade de planejar é considerada complicada, chata e burocrática por boa parte dos professores!
Planejar é simples... Defina os objetivos e o caminho para alcançá-los. É preciso caminhar muito, mas quem faz o percurso encontra a chave para o sucesso! Quer saber mais?
OS DEZ MANDAMENTOS PARA BEM PLANEJAR!
1) ESQUEÇA A BUROCRACIA
Antes o Plano vinha pronto, em pacotes. Hoje quem leciona tem espaço para criar!
2) CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO
Pergunte-se sempre: "O que meu aluno deve e pode aprender?".
3) FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA)
O planejamento deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.
4) ESTUDE PARA ENSINAR BEM
Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe, porém é preciso, também, saber como ensinar.
5) COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE
Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno.
6) DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE
Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos.
7) PESQUISE EM VÁRIAS FONTES
Toda aula requer material de apoio. Busque informações em livros, em revistas, na Internet...
8) USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO
Métodos como: aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas são excelentes aliados!
9) CONVERSE E PEÇA AJUDA
Converse com os colegas! Aproveite as reuniões!
10) ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA
Compre um caderno e anote, no fim do dia, tudo o que você fêz em classe. Esta é uma forma de você analisar o que está ou não dando certo em seu trabalho!
FONTE: Educar 2
Obrigada pela leitura
ola gostaria de saber como faço um plano de aula para educacao ifantil pre escola .eu participei de um concurso e na hora da prova pratica eu reprovei.O que sera que eu fiz de errado?
ResponderExcluirBoa tarde estou respondendo em uma nova postagem
ResponderExcluirDe uma olhadinha neste blog ele é muito bom ...
http://educadoresdesucesso.blogspot.com.br/2007/09/planos-de-aula-educ-infantil.html
Obrigada pela leitura
GOSTEI MUITO DAS SUA MANEIRA DE ENSINAR
ResponderExcluirObrigada amore volte mais vezes...bjinhus!!!
ResponderExcluirOBG PELA FORÇA ERA TUDO QUE EU PRECISAVA E OBG PELA MENSAGEM QUE: MEMSO QUE PLANTEM O MAL,PROSSIGA FAZENDO O BEM.
ResponderExcluirOBG PELA FORÇA ERA TUDO QUE EU PRECISAVA E OBG PELA MENSAGEM QUE: MEMSO QUE PLANTEM O MAL,PROSSIGA FAZENDO O BEM.
ResponderExcluirObrigada amore e volte mais vezes...bjs
ResponderExcluirParabéns! suas dicas são fantasticas.
ResponderExcluirObrigada amore!!!
ResponderExcluirok suas idéias são boas,mas no primeiro dia de aula dificilmente conhecemos os alunos.
ResponderExcluirAs vezes não conhecemos nunca...as vezes conhecemos pessoas ha anos e não conhecemos como então conhecer alguém no caso ao alunos em 200 dias letivos a ideia é facilitar esse momento complicado que é a adaptação...obrigada pela visitinha e volte mais vezes,bjs
ExcluirADOREI AS DICAS. MUITO OBRIGADA. CONCORDO CONTIGO EM MUITAS COISAS PRINCIPALEMENTE NA PARTE Q TU FALA SE O PROFESSOR NÃO SABE VAI EM BUSCA, ESTUDAR SEMPRE. GRANDE ABRAÇO.
ResponderExcluirObrigada amore volte sempre e um feliz ano letivo,bjs
Excluirobrigada pela dica.. estou enfrentando uma barra com uma turminha do maternal e aqui encontrei muitas dicas..bjus
ExcluirObrigada pela visitinha fique tranquila pois é sempre complicado o incio do ano para os menores é normal por isso chamamos como periodo de adaptação,tudo vai dar certo!!!bjs
Excluirparticipei de um seletivo para ser educadora de adultos, alfabetização e não tenho nenhuma experiência,na verdade sou professora de violão,o que nãotem nada haver.Peço ajuda para planejar as aulas!
ResponderExcluirBoa noite Patricia amanha a tarde postarei meu planejamento pois este ano iniciei trabalhando com alfabetização de adultos veja se te serve ...vamos trocando ideias,conte com o tia da creche...bjs
ExcluirAdorei as dicas como planejar,parabe´ns querida!!!
ResponderExcluiradoro ver pessoas querendp aprender cada vez mais isto e muito bom
ResponderExcluiradorei a dica de plano de aula, agora sei como melhorar minha aula.
ResponderExcluirObrigada pela visitinha
ExcluirOlha querida preciso de um plano anual atualizade para ima turminha de 2º ano.
ResponderExcluirOlá tudo bem?
ResponderExcluirAdorei suas dicas, estou fazendo estágio, preciso fazer seis planos de aula para creche e pré-escola e estava meio perdida. Depois de ler clareou tudo, muito obrigada mesmo. Parabens
Que bom amore fico feliz...boa sorte
ExcluirOlá tia, tudo bem?
ResponderExcluirparabens, suas dicas são valiosas.
Obrigada amore bjs
ExcluirGostaria desaber como fãs planejamento de jardim 1 3
ExcluirTia da creche gostaria q VC fisese um planejamento pra mim d jardim 1 e jardim 2 pra o mes
ExcluirOlá tia da creche, como esta sendo valioso pra mim o seu blog pq trabalho com crianças no CEMEI e esta sendo ótimo pra mim. Bjs *-*
ResponderExcluirAdorei suas dicas . Sou professora leciono durante muito tempo e procuro sempre está inovando
ResponderExcluirAgradeço por todas as informações, ajudou bastante !
ResponderExcluirGostaria de saber se é errado fazer o plano de aula no período da aula que se está lecionando?
ResponderExcluirOi bom dia!
ResponderExcluirgostei muito das suas dicas de como preparar aulas, isso vai me ajudar muito, pois estou estagiando em Pedagogia e será de grande valia, muito obrigada e continue com esse trabalho maravilhoso!
Muito bom seu blog. Parabéns!!
ResponderExcluirBom dia tia da creche obrigada pela grande força mas eu gostaria que foca-se mesmo o teatro como representar que definições devemos dar as crianças. Beijo,beijo
ResponderExcluirmuito bom.....o planejamento de aula..
ResponderExcluirmuito bom ...o planejamento de aula...
ResponderExcluirgostei muito
ResponderExcluiroe gostaria de uma ideia para um plano de aula para criança de 2 anos ! acabei de me formar e peguei uma classe e to sem ideias kk me ajude desde já obgd
ResponderExcluirE uma duvida. Vou fazer a prova este ano pra educacao infantil e tenho muitas duvidas em como fazerum plano de aula pois tem muitos q me formei entao estou por fora... pode me ajudar? Muito obrigada....
ResponderExcluirOlá. Estou fazendo um cursinho Técnico em Educação Infantil e estou prestes há começar os estágios e estou meio q perdida, gostaria de sua ajuda pois gostei muito de suas dicas...
ResponderExcluirgostaria de saber como preencho meu estagio de educação infantil estou em duvida obrigada
ResponderExcluirOlá é melhor vcs se orientarem na faculdade pq cada faculdade segue normas de preenchimento de relatórios...no fim de semana farei uma postagem a respeito do assunto espero poder ser util.
ResponderExcluirBlog Perfeito irá me ajudar muito, obrigada por partilhar conosco
ResponderExcluirSeu blog é D++++ AMEI!!!! - Eu gostaria de compartilhar contigo um post que tem muito haver com o seu: http://demonstre.com/como-fazer-um-plano-de-aula/ - Nele dou dicas de como desenvolver um plano de aula. Acho que os conteúdos super se complementam! :D
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirComeçarei meu estagio de Pedagogia na educação infantil no berçario gostaria da sua ajuda com algumas dicas. Agradeço desde ja
Obrigada pelas dicas!! Estava procurando um modelo de plano de aula!
ResponderExcluir