A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quarta-feira, março 02, 2016

Plano de Aula: Tema: CORPO HUMANO: HIGIENE E SAÚDE

  • Tema: CORPO HUMANO: HIGIENE E SAÚDE
    Objetivos:
    - Verificar conhecimentos prévios das crianças sobre o tema;
    - Incentivar a autonomia e autocuidado, ao orientar a correta escovação dos dentes,
    vestir-se e limpar-se sozinho, utilizar corretamente os materiais de higiene (toalha,
    escova, creme dental, pente, papel higiênico e papel-toalha)
    - Diferenciar alimentos saudáveis de não-saudáveis e naturais de industrializados;
    - Origem dos alimentos.
    Recursos: atividades da apostila ( a rede municipal trabalha com as apostilas do sistema
    SIM, da FTD) referentes à higiene e saúde; livro “Camilão, o Comilão”; gravuras dos
    alimentos e animais que aparecem na história; cartolina e/ou papel pardo; vídeos curtos
    sobre higiene e saúde.
    Desenvolvimento:
    - Conversa com as crianças sobre o esquema corporal.
    - Contorno dos corpos de um menino e uma menina, dividindo a turma em grupos para
    que desenhem os detalhes faltosos.
    - Nomeação das partes externas do corpo, utilizando os cartazes anteriormente criados.
    ( Se as crianças comentarem sobre os genitais, basta dizer os nomes corretos deles com
    naturalidade, afinal são partes do corpo como as outras)
    - Conversa em roda sobre os cinco sentidos;
    - Realização de atividades para estimular os sentidos:
    a)Sentir texturas, cheiros, gostos e identificá-los; (estimular o paladar, tato, olfato, ora
    em atividades em que se cubram os olhos, ora colocando objetos em uma “caixa tátil’,
    utilizando potes com essências, entre outras sugestões.
    b)Deixar a sala em silêncio para estimular a audição, produzindo sons ou tocando
    gravações para que as crianças as identifiquem;
    c) Levar a turma para o pátio e pedir que observem atentamente o ambiente ao redor,
    captando o máximo de detalhes que puder - depois poderão desenhar; brincar de trocar
    objetos de lugar da sala sem as crianças verem, depois perguntar o que está diferente
    ( estímulo ao sentido da visão)
  • -Recortar os cartazes com os corpos contornados ou disponibilizar um desenho do
    Esquema Corporal para cada criança, de forma que elas tenham de montar o corpo
    humano como um quebra-cabeças; Aproveitar para rever as noções de frente-trás,
    direita-esquerda.
    - Leitura da história “Camilão, o Comilão”: Levar as crianças a perceberem que
    Camilão recebeu dos amigos produtos da terra, e que fazem parte de uma alimentação
    saudável. Aproveitar e conversar com as crianças sobre como nos alimentamos no dia-a-
    dia e de onde vem os alimentos que consumimos. Pedir que notem, na hora do lanche, o
    que é servido e verificar se as crianças sabem de onde vem estes alimentos.
    - Mostrar de forma simples, através de desenhos, cartazes ou vídeos, como acontece a
    digestão dos alimentos em nosso organismo.
    - Solicitar que as crianças desenhem seus alimentos preferidos.
    - Revisão de regras simples de higiene: de não compartilhar escovas de cabelo ou de
    dente, gorros, bonés, tiaras; escovar os dentes corretamente; lavar as mãos antes das
    refeições e depois de brincar.
    - Desenhar os produtos que se usa para tomar banho (atividade sugerida na apostila)
    - Exibição de vídeos sobre higiene e saúde.
    Usando a sequência da história “Camilão, o Comilão” , também é possível trabalhar
    Matemática: Estimativa, contagem, relação numeral-quantidade. (contar os alimentos
    que ele recebeu, trabalhar a sequência numérica de 1 a 10, relação numeral-quantidade,
    noção de mais-menos...
    E Linguagem: Pré-leitura, atividades de escrita espontânea, identificação de letras
    iniciais e finais nas palavras; noção de sequência dos fatos, reconto da história por parte
    das crianças...
    São algumas sugestões, o tema pode ser ampliado conforme o ritmo da turma e a
    criatividade d@ professor@
.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu Blog, me dá muitas ideias maravilhosas para trabalhar com minha turminha do Maternal.
    Beijos Ivanete

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...