A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quarta-feira, setembro 12, 2012

Lidar com problemas sensoriais em crianças Aspergers


 "Minha filha foi recentemente diagnosticado com Asperger, então eu sou novo para essa coisa toda. Ela é muito exigente, por exemplo, só vai vestir certas roupas, apenas comer certos alimentos, não tolera a ruídos altos, e assim por diante. É este normal para crianças com Asperger? "


A ocorrência de problemas sensoriais e intolerância é muito típico para crianças com Asperger e autismo de alto funcionamento. Os pais dessas crianças, muitas vezes reconhecer cedo que existem algumas "estranhos" problemas com seu filho. A criança pode ter uma resposta hiperativa e ou assusta a vários tipos de ruídos, e algumas dessas crianças andam por aí agindo feito "surdos", porque eles tiveram que ajustar o barulho excessivo em torno deles. Algumas crianças relatam problemas auditivos e encontram-se incapaz de ouvir alguém falar ou ter uma conversa em locais ruidosos ou ocupado.

Crianças Aspergers também têm dificuldade com a estimulação tátil. Eles podem apresentar uma resposta de sobressalto quando tocado ou se sentir desconfortável quando realizada. Eles podem ser esmagado quando se lida com o uso de roupa nova que seu corpo não se acostumou. A criança pode preferir certas texturas de roupas, como o algodão, macia e solta.

Pode haver dificuldade para tolerar certas texturas e gostos de comida. Os pais precisam estar cientes disso quando experimentar novos alimentos ou quando a criança entra em um ambiente de alimentação novo, como merenda escolar ou comer nas casas dos outros.

Lidar com algumas dessas dificuldades sensoriais, muitas vezes significa ter uma compreensão dos problemas comuns e de tentativa e erro sobre os problemas específicos que seu filho tem. Por exemplo, o novo vestuário podem precisar de ser lavado várias vezes até que ele fique  mais macios e mais fáceis de usar. Algumas crianças do sexo feminino não pode tolerar a fricção de suas pernas juntas e por isso precisam usar calças e não vestidos.

O meio termo adequado entre privação sensorial e um ambiente barulhento e caótico precisa ser encontrado e mantido sempre que possível. Expor a criança a gritar dezenas de crianças em creche pode não ser sempre a melhor opção para a criança com síndrome de Asperger.

Os pais também precisam de encontrar a forma mais eficaz de dar carinho ao seu filho, sem criar mais ansiedade. Afago com seu filho pode ser menos de uma opção que apenas verbalmente mostrando aprovação. Os pais podem mostrar sua afeição de maneira menos estressante para a criança ainda continua a dar a mesma mensagem confortável.

Com o envelhecimento da sua criança, ele ou ela pode ter um maior conhecimento sobre que tipos de coisas que podem tolerar e quais as coisas que não podem. Até então, os pais precisam de paciência e criatividade em encontrar o meio termo justo que deixa a criança mais confortável possível.

O Aspergers Comprehensive Handbook
Creditos : http://www.myaspergerschild.com
www.facebook.com/notes/síndrome-de-asperger-autismo-infantil/lidar-com-problemas-sensoriais-em-crianças-aspergers/259924560794860

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...