A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quarta-feira, julho 04, 2012

Ajuda


Imagem: getty images

Essa postagem vem de uma blog que eu gosto muito pois da exemplo de amor , luta e do que é belo na vida estou repassando porque como quase sempre me sensibilizou e sei que vai te sensibilizar tbm, vai direto ao blog e sinta...lagartavirapupa.com.br

“…As you get older, remember you have another hand: The first is to help yourself, the second is to help 
others.”
~ Audrey Hepburn
Algumas vezes, quando vou levar o Theo na escola, encontro com uma certa mãe e seu filho. Ele aparenta ter autismo severo e muita, muita hiperatividade.
Da última vez em que a vi, ela corria atrás dele na calçada. Ele, que já é bem grande perto da mãe, parecia se divertir com a brincadeira. E, pela primeira vez, meu olhar cruzou com o dela, bem no meio da confusão. E eu vi tanta coisa dentro desse olhar…
Vi, acima de tudo, cansaço. Nos olhos caídos, nas olheiras, vi aquele cansaço que te impede de pensar, de raciocinar, de ver as coisas com clareza. Vi uma tristeza profunda e uma dor lancinante. Vi, também, muita resignação. E percebi um pedido mudo de socorro. Às vezes, o silência grita.
Fui embora com o coração apertado. E não pude deixar de pensar em quantas pessoas se encontram na mesma situação. E, se você que está lendo esse texto é uma dessas pessoas, eu queria te pedir, por favor, para procurar ajuda. Existem vários grupos de apoio onde você vai poder conversar com pessoas em situação parecida, que genuinamente entendem e se importam. Existem profissionais diferentes, métodos diferentes, que talvez possam ajudar seu filho ou filha. A internet propicia essa proximidade e várias possibilidades. Por favor, não desista! Não perca a alegria de viver! Sempre há uma luz no fim do túnel!
Eu tenho aprendido isso com várias pessoas que acessam esse blog e me contam as suas histórias. Histórias tristes, muito tristes, contadas por pessoas cheias de esperança e amor no coração. Pessoas que me inspiram profundamente e que têm tanto a ensinar.
Agora, se você está do outro lado da situação – se tem um amigo ou conhecido com um filho especial – , gostaria de te pedir para prestar mais atenção aos sinais. A maioria dessas pessoas não pede abertamente por socorro. Aparentemente, na cabeça de todo mundo, pais de crianças com necessidades especiais são mais fortes que a média, infalíveis, quase imortais. E, muitas vezes, esses pais têm uma certa vergonha em romper esse padrão mental das pessoas.
Portanto, preste atenção. Pergunte. Ofereça ajuda. De qualquer tipo. Ao invés de repetir chavões como “pais de crianças especiais são especiais também”, que tal dizer “estou aqui para o que você precisar, e isso inclui ficar com o seu filho um pouco enquanto você descansa”?
Pedir ajuda não mostra que ninguém é fraco, mas que é humano. E oferecer ajuda é o que temos de mais próximo do divino. Que tal exercitar?

2 comentários:

  1. É isso aí, temos mesmo é que prestar mais atenção a esse tipo de pedido, mesmo sem ser dirigido diretamente a nós. gostei do jeito que postou a seu sentimento, vamos olhar mais para as solicitações e pedidos alheios só na comunicação do olhar.
    Tem um blog que dispõe esse assunto é: http://williansamueloautista.blogspot.com.br
    Dê uma olhada!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. nossa querida que lindo isso como realmente ficamos assim diante de tal situação mas tenho aprendido tanto e passado adiante pois não é uma tarefa fácil mas com muito amor conhecimento e carinho chegamos lá obrigada pela visita ao blog abraçoss prazer em conhecê-la!http://www.williansamueloautista.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...