A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sábado, dezembro 10, 2011

Dez conselhos para quem pretende em pretende produzir literatura infantil.

c
Se você acabou de descobrir um autor de literatura infantil adormecido e pretende começar a escrever, leia esta matéria. Mas saiba, desde já, que a tarefa não é fácil.


1
Respeite a criança: Ela merece o que há de melhor em você. Pratique a empatia: trate a criança como gostaria de ser tratado. A criança não é tola de aceitar textos mal escritos ou desinteressantes.
Escolha bem os temas: Não adianta ter boas intenções e criatividade se não souber escolher o tema. Se você pretende falar de política econômica atual, tudo bem, mas não complique. Atenha-se a temas de seu conhecimento.
2
3
Seja breve e objetivo: A partir da escolha do tema, concentre-se no texto. Textos breves e objetivos são mais aceitos e valorizados do que extensos. Não abuse da paciência do leitor.
Escolha as palavras certas: Não é necessário que diga o tempo todo que fulano é bom ou mau ou que está certo ou errado. Deixe isso por conta do contexto. Além disso, os diversos pontos de vista das crianças poderão servir de motivo para debates em sala de aula.
4
5
Seja flexível: Às vezes, podemos estar convictos de que atingiremos determinado tipo de leitor ou determinada faixa etária: porém, isso pode não acontecer. "Viagens de Gulliver", por exemplo, não foi escrito para crianças; muitos escritores, no entanto, que tiveram preocupação exclusiva em escrever para as crianças foram por elas rejeitados.
Leia bons livros: Cultive o hábito da leitura de autores que possuem sucesso confirmado entre as crianças. Eles podem lhe ensinar muito. Aproveite para observar os recursos próprios da literatura infantil. Pesquise, e então, dedique-se à elaboração do texto infantil.
6
7
Dê importância às ilustrações: Não há melhor aliado de um texto inteligente do que ilustrações criativas. Portanto, se você está com o texto pronto, não precisa de ilustrações que sejam a reprodução fiel do texto. Deixe margem para o mistério, para que a criança descubra intuitivamente o que você pretende transmitir.
Dê bons exemplos: As primeiras leituras, assim como as primeiras experiências pessoais, podem influenciar as atitudes futuras das crianças. Então, preocupe-se com as situações que cria e com seu desencadeamento. Não estimule atitudes negativas nem o preconceito.
8
9
Valorize o tradicional: Provérbios, fábulas, adivinhações, lendas, jogos... fazem parte da literatura tradicional e foram transmitidos de geração a geração. A sabedoria popular é uma herança cultural riquíssima. Ajude a transmiti-la às nossas crianças.
Confira o resultado: Depois do texto pronto, conte sua história para algumas crianças. A opinião delas é a melhor forma de saber se o seu objetivo foi atingido. Se necessário, aceite críticas e avaliações, por mais simples que pareçam.


Pedagoga:Julia Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...