terça-feira, julho 28, 2015

Semana do Papai

"O dia do papai vai chegar, e um lindo presente quero comprar.
Fui nas lojas olhei, olhei, mas nada encontrei...
O presente do papai, não há dinheiro no mundo que possa comprar.
O que vou lhe ofertar?
Ah! Já sei... O melhor presente é o meu carinho, meu amor e minha dedicação.
A ele entregarei o meu coração"

Alunos atendidos: Educação Infantil (Podendo ser adaptado às turmas de 1 o ao 5 o ano do Ensino Fundamental)

Duração: Aproximadamente 5 horas.
Tema: Data Comemorativa - Dia dos Pais

Objetivos:

 Ao término da aula os alunos deverão ser capazes de:

Valorizar a figura paterna.
Expressar-se oralmente, desenvolvendo a linguagem.
Reconhecer as qualidades paternais.
Elaborar pequenos textos e frases simples.
Produzir diálogos, demonstrando criatividade.
Demonstrar sincronia, entonação de voz e harmonia durante interpretação de música.
Trabalhar em grupo demonstrando bom relacionamento.
Procedimentos:

Ensinar a canção “Dia dos Pais” aos alunos e propor que cantem animadamente.
Conversar sobre o pai das crianças: seus nomes, profissões, ,atividades que a criança realiza com ele e suas características físicas e de personalidade. Se possível pedir alguns dias antes para que cada um leve uma foto de seu pai para mostrar aos amigos.
Promover dramatizações com os alunos: como é meu papai trabalhando, como ele fica em casa, como eu vejo meu pai, etc. As crianças podem, também, realizar pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre.
Montar um mural onde deverá estar escrito: Meu papai é... Cada um deverá completar com palavras, frases e ilustrações (desenhos ou recorte e colagem).
Incentivar as crianças a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais. (Verifique a sugestão PPD).
Durante a semana dedicada ao papai: Trabalhar a figura humana e o respeito às suas diferenças, ler livros, cantar, recitar e fazer atividades de recorte, modelagem ,desenho livre ou pintura, sobre o tema.
DIA DOS PAIS
(Melodia: Terezinha de Jesus )

Entre as festas da família,
Existe o Dia dos Pais;
Procuremos sempre amá-los
Sendo filhos bem legais.

 Aos nossos queridos pais,
Prestamos esta homenagem,
Pedindo que nos perdoem
Toda a nossa traquinagem.

Ao lado na mamãezinha
Guardemos com gratidão,
O querido papaizinho
Bem dentro do coração!

OBS: As crianças que não têm a presença do pai biológico devem participar da aula normalmente. Cabe ao professor tratar com naturalidade do assunto e conversar sobre as diferentes famílias existentes nos dias de hoje , deixando claro que o PAI homenageado é o homem que nos dedica amor e carinho, independente dos laços consaguíneos.




quarta-feira, julho 08, 2015

Professora de ensino infantil é presa por racismo em São Paulo

Oi colegas uma professora da rede municipal de São Paulo foi presa acusada de racismo segue abaixo a postagem do Geledes ...vamos conversar sobre isso??? Deixe sua opinião nos comentários.


Uma professora da rede municipal foi presa em flagrante pela Polícia Militar de São Paulo por ofender de maneira racista duas mulheres em uma loja de roupas na Vila Formosa, zona leste da capital paulista, na tarde do domingo (5). Adriana Teixeira de Castro, de 45 anos, que dá aulas em uma escola de educação infantil da região, foi liberada após pagamento de fiança e deve responder por injúria racial em liberdade.
A gerente Thais Costa da Silva, de 21 anos, conta que estava na loja com a tia, de 42 anos, por volta das 15 horas, quando a professora tentou passar por um corredor e esbarrou nas duas, dando início a um bate-boca.
Na discussão, a professora teria chamado as duas de “negrinhas”. Segundo Thais, a professora ainda afirmou que “só de olhar para cara delas dá para saber que são pessoas baixas”.
Ofendidas, as vítimas procuraram uma base móvel da PM, perto de onde estavam, para denunciar a agressora. De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais acompanharam as duas mulheres em uma viatura até a loja e encontraram Adriana e o marido saindo de carro do estacionamento.
Ainda segundo o registro, o marido dela teria relutado em atender os policiais e só parou o veículo após dar uma volta em uma praça próxima. O documento também afirma que, ao ser questionado sobre os fatos, o marido da professora “foi extremamente arrogante e se resumiu a dizer que se reportaria apenas à autoridade”.
Após confirmar as ofensas com uma testemunha, os policiais deram voz de prisão a Adriana, que foi levada para o 31º Distrito Policial (Vila Carrão). A professora foi liberada após pagar a fiança, arbitrada em R$ 1,5 mil.
Revolta
“Eu me senti muito ofendida, minha vontade na hora era ter ido pra cima dela”, afirma Thais, uma das vítimas da ofensa. “Ela foi muito arrogante. Nunca uma pessoa pode ser tratada pela cor da pele, é ridículo. Ainda mais porque ela é educadora.”
A gerente diz que ficou revoltada e que pretende entrar com uma ação por danos morais contra a professora. “Até ontem (segunda) eu estava muito abalada com tudo isso”, conta.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirma que o Departamento de Procedimentos Disciplinares vai acompanhar o inquérito policial ou processo, caso a denúncia seja aceita pela Justiça. “Eventual condenação da esfera criminal pode ensejar a aplicação de penalidade ao servidor, ou em caso extremo, sua demissão do serviço público”, diz a nota.
A pasta também afirma que é “dever do servidor público manter conduta compatível com a dignidade e o decoro da função”, mas que “a ocorrência se deu na esfera da vida civil da servidora, neste momento cabe à administração, tão somente, acompanhar o andamento do processo e sua posterior conclusão”.
A reportagem tentou contato com a professora por telefone, mas ela não atendeu o celular. Procurado, o marido dela também não atendeu a ligação.


Leia a matéria completa em: Professora de ensino infantil é presa por racismo em São Paulo - Geledés http://www.geledes.org.br/professora-de-ensino-infantil-e-presa-por-racismo-em-sao-paulo/#ixzz3fJeEcVwk 
Follow us: @geledes on Twitter | geledes on Facebook

USP Cursinho

USP. Cursinho grátis até dia 21 
Estão abertas até o dia de julho as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo de ingresso ao curso pré-vestibular do cursinho da FEA (Faculdade de Economia, Administração Contabilidade) da USP, informações: (11) 3091-6491.

terça-feira, julho 07, 2015

Esclarecimentos sobre reposição de aulas.

Reunião com a Dirigente de Mauá.
Dia: 29 de junho.
Assunto: esclarecimentos sobre reposição de aulas.

1-      Quais foram os critérios para o cálculo do número de aulas a repor?
R.- Aulas onde não houve eventual serão as aulas a repor;
        2- Se a escola contabilizar, diferentemente da realidade, menos aulas a repor, como o professor poderá receber e retirar as faltas de seu prontuário?
        R.-A equipe gestora deverá verificar se os conteúdos foram ministrados, se houve alunos para estas aulas.  Em caso positivo, o professor Só poderá repor como eventual.
        3- Como e quando será o pagamento das aulas repostas e a retirada das faltas do prontuário?
        R.-De acordo com o comunicado do dia 25 de junho serão enviadas orientações pelo centro de freqüência e pagamento CEPAG/DEAPE da coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos. A senhora Marta acredita que seja de acordo com a greve de 2013;
        4-É verdade que o professor só poderá repor as aulas na sede de Controle?
        R.- Se ele ministra aulas em varias escolas, poderá repor onde tiver condições (janelas, professor Faltoso.). Mandar B.O. para SCF com os devidos esclarecimentos.
        5-Qual o número de aulas que o professor Poderá ministra por dia e por classe?
        R.-Por dia 9. Para quem acumula, 14. Por classe, 3 aulas/dia.
        6- Em caso de reposição como eventual, de quem é a prioridade para substituir a ausência de um professor? O grevista ou o eventual?
         R. O bom senso do diretor, (mas a dirigente teve dúvidas)
         7-Como será a reposição do professor que acumula cargos.  Quantas aulas poderá repor por dia?
         R. Poderá repor no recesso, férias e sábados. Até 14 aulas. (dúvida da dirigente)
         8-Em classes onde houve aulas com professor eventual ou PAA, quem deverá observar se os conteúdos foram ministrados de acordo com o plano de aulas da disciplina? E neste caso os profs. que fizeram a greve podem repor as aulas?
         R.- Compete à equipe gestora verificar. O professor pode repor, mas a aula foi dada.
         9-Nas classes onde o eventual não era da área serão consideradas como aulas dadas?
         R.- Sim.
        10- alunos de algumas escolas dizem não ter passe escolar ou transporte gratuito aos sábados ou durante o mês de julho, não havendo possibilidade, portanto, de frequentar as aulas.  Como este prob. Será resolvido?
        R.- O transporte gratuito está difícil, pois o contrato não prevê aditamento.  Qto aos passes, mandar oficio para a secret. De transportes/ Pref/ Empresa.
        11-Nos dias de reposição de aulas está garantida a merenda escolar?
        R. – Resposta evasiva.
        12- Na situação de reposição em classe do ciclo I, como se dará a reposição do especialista PEBII de Artes e Educação física?  Como poderão repor? E considerando que o conteúdo de Ed. Física e Artes, não foram trabalhados? Como ficará ainda a situação do professor Que trabalha em escola só de ciclo I?
        R.- Segundo a Marta, não poderá repor.  Não está escrito em lugar nenhum.  Se tiver ciclo II, poderá repor nestas classes.
        13- E o PEBI que acumula, como poderá repor?
         R.- dúvida.  Só aos sábados e recesso e férias.
         14-Os profs. poderão elaborar planos interdisciplinares para elaborar a reposição?
         R.- Sim, desde que não ultrapasse 3 aulas/ classe
         15-Algumas escolas estão apresentando um plano especifico e pronto para reposição.  Quem elabora o plano de reposição, é o professor da disciplina que pode ser multidisciplinar ou a direção da escola?
         R.- Quem faz o plano pedagógico é o professor(a) direção elabora o calendário que será homologado pelo CE.

TODOS OS PROFESSORES TÊM DIREITO À REPOSIÇAO. RECEBER E TIRAR  AS FALTAS DO PRONTUÁRIO!!!!