A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sexta-feira, outubro 23, 2015

COMUNICADO Nº 1.530, DE 22 DE OUTUBRO DE 2015. - dando validade aos diplomas e certificados obtidos em cursos e programas realizados à distância

COMUNICADO Nº 1.530, DE 22 DE OUTUBRO DE 2015.
 Ação Civil Pública movida pelo Ministério Pú- blico do Estado de São Paulo – Autos nº 00200923- 73.2009.8.26.0053-5ª VFP – DIPLOMAS OBTIDOS EM CURSOS À DISTÂNCIA.
O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o trânsito em julgado da referida ação, torna definitivas as medidas adotadas através dos Comunicados nº 1342/2009 e 1343/2009, publicados no DOC de 03/07/2009, dando validade aos diplomas e certificados obtidos em cursos e programas realizados à distância, conferindo-lhes o mesmo tratamento dispensado aos cursos presenciais. Dessa forma, fica atribuído caráter definitivo às posses realizadas em caráter provisório, decorrentes de concursos de ingresso ou de acesso, bem como às transformações de cargos/ funções realizadas em caráter provisório em razão da apresentação de diploma obtido em curso à distância.
Publicado no DOC de 23/10/2015 pagina 44

Enem 2015

Para quem vai fazer o enem amanhã...boa sorte.

http://enem.inep.gov.br/

domingo, outubro 18, 2015

PROJETO LITERATURA DE CORDEL

Objetivo Geral
·         Ler, produzir e interpretar cordéis
·         Ampliar o conhecimento dos alunos quanto à leitura e à escrita, explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores.

Objetivos específicos

·         Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica
·         Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimento das histórias com início, meio e fim
·         Aprimorar a leitura e a escrita
·         Desenvolver a produção de texto, focando um gênero, o cordel


Conteúdos conceituais

·         Origens da Literatura de Cordel no Mundo e no Brasil, principalmente no Nordeste Brasileiro.
·         O papel da literatura de cordel na formação da cultura regional do povo nordestino
·         Principais Cordelistas brasileiros
·         A linguagem do cordel: versos, estrofes, metro...
·         O que é xilogravura? Sua origem e inter-relação com a linguagem oral

Conteúdos procedimentais

·         Analisar a estrutura dos cordéis, observando sua organização em versos e a presença de rimas.
·         Identificar marcadores temporais e espaciais nos textos
·         Participar das interações que envolvam os usos da linguagem nas diversas situações do cotidiano escolar, escutando com atenção.
·         Ler e apresentar oralmente diferentes tipos de textos.
·         Contribuir para o desenvolvimento da oralidade dos alunos

Conteúdos atitudinais

·         Apreciar e valorizar o texto de cordel como manifestação popular.
·         Desenvolver comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais.
·         Desenvolver atitudes de escuta de textos, compreendendo seus possíveis significados e mensagens.
·         Perceber os muitos preconceitos decorrentes do valor social que é atribuído aos diferentes modos de falar.


 METODOLOGIA

·         Apresentação do gênero, literatura de cordel, através das leituras de algumas histórias, mostrando as gravuras, instigando a curiosidade dos alunos, destacando as características desse gênero.
·         Realizar pesquisas através dos sites pré-selecionados, guiados por um questionário para identificar a origem e os aspectos históricos da Literatura de Cordel.
·         Confecção de cartazes com os cordéis e xilogravuras para a diferenciação de cordel e quadrinha
·         Apresentar os principais nomes da Literatura de Cordel
·         Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam.
·         Trabalhar a língua escrita e a linguagem do cordel
·         Ouvir diversos gêneros musicais que se utilizam de rimas (repente, Cordel do Fogo Encantado) relacionando com a literatura de Cordel
·         Desenvolver a competência comunicativa através de dramatizações de obras literárias.
·         Massinha: representação dos personagens nas massinhas
·         Recolher o material conseguido pela professora e pela turma, selecionando os que serão usados durante o desenvolvimento do projeto;
·         Pesquisar sobre o tema "Santos" para elaboração de folhetos de cordel.
·         Propor aos alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos
·         Produzir livreto coletivo, fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.
·         Organizar uma exposição dos trabalhos na própria escola, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas.



Avaliação

A avaliação será feita ao término do Projeto, considerando as apresentações orais e escritas dos alunos durante o processo criativo.
Também serão levados em conta o interesse e a participação dos alunos nas diversas atividades.

Produto final

Como ponto de culminância do "Projeto Cordel – Refletindo e escrevendo nossa cultura" pode ser uma feria cultural.






quarta-feira, outubro 14, 2015

Parabéns Professor...


Dia dos Professores...


AMA associação amigos dos autistas


PARTICIPE DESTA LUTA E CONVIDE A COMUNIDADE ESCOLAR

                             
  ATO PÚBLICO CONTRA O FECHAMENTO E REORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS. O GOVERNO DE SÃO PAULO GERALDO ALCKMIN VAI TRANSFERIR MILHARES DE ESTUDANTES DE ESCOLA SEM CONSULTAR A SUA FAMÍLIA.
    DIA 20/10/15
 13 HORAS – EM FRENTE AO TORRA-TORRA  - CALÇADÃO DE MAUÁ
   15 HORAS – PRAÇA DA REPÚBLICA – SP  (

Piaget, Vygotsky e Wallon – Tripé teórico da Educação


Jean PIAGET
Pesquisar como alguém incorpora um novo conhecimento, como o constrói foi o pontapé inicial de sua “teoria”. Postula que ao se deparar com algo novo, o indivíduo tenta remetê-lo a qualquer coisa com que já tenha tido contato, que já conheça. Imaginemos que nossa cabeça fosse um gavetão de arquivos, com várias pastas suspensas (que antigo, isto nem é mais usado!) onde categorizamos tudo aquilo que sabemos. Assim que temos contato com algo novo, é como se abríssemos este gavetão para procurarmos algo similar, parecido, nas pastas suspensas (categorias) que já possuímos, mas não encontramos nada similar. A esta primeira estranheza do novo, Piaget nomeou assimilação, isto é, reconhecer alguma coisa como diferente do que eu já conheço. A partir deste reconhecimento, do contato com a novidade, da experimentação, o indivíduo refina seus conhecimentos e incorpora uma nova informação, o que proporciona a criação de um novo conceito, nova categoria, o surgimento de uma nova pasta suspensa em nosso gavetão (ou a criação de uma subpasta). A esta nova partição criada, organizada, sistematizada Piaget chama de esquema.Incorporado novo esquema mental, assume-se a acomodação, que define um conhecimento aprendido, incorporado, introjetado.
Vejamos um exemplo:
Uma criança de dois anos e meio conhece diferentes cachorros: pretos, marrons, brancos, de pequeno, médio e grande portes, manchados, lisos, de pelo curto, de focinhos gelados, rabos grandes, etc. Já tem criado em seu gavetão o esquema mental “cachorro”. Numa determinada situação esta criança se depara com um cavalo. Abre seu gavetão mental e procura algo similar. O que tem de mais parecido é o “cachorro”. Neste momento chama o cavalo de “cachorro gigante, ou mamãe cachorro que comeu demais”, entre outras hipóteses. O que importa é que ela tentará “ligar” o cavalo aos animais que já conhece. Como seu repertório é pequeno, precisará lançá-lo ao conhecido: o cachorro. A intervenção de alguém mais experiente é essencial: é ele quem possibilitará novo olhar para este pseudo-cachorro, com perguntas que permitam desafios, problemas para a criança:
– Este animal é mesmo um cachorro? Perceba seu focinho. É igual ao do cachorro? E seu corpo, já tinha visto um cachorro deste tamanho? E as unhas? O rabo é do mesmo tamanho? Etc.
Enfim, questionamentos simples farão com que a criança perceba que este já não se trata de um cachorro, que ele não se enquadra neste esquema mental. Isto representa assimilação.
Depois de algumas experiências com cavalos, desenhos, leituras, visualizações, comparações a criança conseguiu criar nova categoria – cavalo. O reconhecimento do cavalo equivale ao conceito de acomodação. Agora a criança já sabe o que é cavalo e o que é cachorro.
Toda esta seqüência acontecida, do olhar algo novo a apreendê-lo, é o definido como processo de equilibração, para Piaget. Recapitulando:
1.Criança conhece cachorro – está na chamada zona de equilíbrio, de conforto.
2. É apresentada a um cavalo – tenta categorizá-lo como cachorro, mas não consegue, é diferente – zona de desequilíbrio, de desconforto.
3. De tantas experiências com um cavalo, aprende a categorizá-lo – zona de equilíbrio, de conforto novamente.

A função do professor nesta perspectiva é “desequilibrar os esquemas mentais do aluno”, oferecer desafio compatível àquilo que conhece. É necessário um mecanismo contínuo de sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos para perceber necessidades de intervenção.
Piaget organizou também os chamados estágios de desenvolvimento, que determinam o nível maturacional da criança, quais suas apropriações de acordo com seu tempo. Suas principais características:
1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
  • Período de percepção, sensação e movimento.
  • É regido pela inteligência prática.
2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
  • Função simbólica – linguagem – comunicação
  • Egocentrismo (reconhece, assume, percebe o seu ponto de vista)
  • Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação – finalismo
  • Jogo simbólico = faz de conta, imaginário
  • Animismo – características humanas a seres inanimados
  • Realismo – materializar suas fantasias
  • Artificialismo – explicar fenômenos da natureza através de atitudes humanas
3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
  • Reorganiza, interioriza, antecipa ações
  • Diferencia real e fantasia
  • Estabelece relações e admite diferentes pontos de vista
  • Tem noções de tempo, velocidade, espaço, causalidade
4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
  • Esquemas conceituais abstratos
  • Valores pessoais

Lev Semenovitch VYGOTSKY
Vygostsky tem como palavra-chave interação social, o que implica dizer que o desenvolvimento do indivíduo se dá através da relação com o outro, com o mundo.
O conceito de mediação simbólica trata do conceito de intermediação, da relação homem-mundo, que acontece através de duas formas:
a) Instrumentos: objetos, ferramentas criadas pela necessidade de intervenção do homem no mundo – ação. Se toda produção do homem é cultura, a encara como alargadora de possibilidades. Exemplo: o homem precisava percorrer grandes distâncias, inventou o avião, o navio, claro que o que não está em questão é o tempo que se levou para a constituição final destas invenções, mas sim, da necessidade atendida através da idealização.
b) Signos / símbolos: são representações. Exemplo: o símbolo de masculino e feminino. Sentido, significado objetivo. Esta é a primeira categoria. Na segunda, os símbolos demandam abstrações mais elaboradas, internalizadas, reflexivas. Exemplos: noção de tempo. E quando dizemos a palavra mesa. Uma pessoa que escuta já traz em sua memória um desenho qualquer de mesa, a idéia do que é uma mesa, para que ela serve.
A linguagem, contemplada como instrumento do pensamento, tem duas funções:
Comunicação: expressão, intercâmbio social.
Categorização: de classificação, conceituação do mundo: representa inteligência prática.
Zona de desenvolvimento proximal
Conceitos atrelados: conhecimento real e conhecimento potencial
Conhecimento real é aquele em que há o domínio, aquilo que se conhece, sabe, articula. É passado. Exemplo: sei fazer arroz.
Conhecimento potencial é aquele que se pode dominar com a ajuda de outro mais experiente, por exemplo: apesar de saber fazer arroz, só consigo fazer risoto com a ajuda de minha avó, pois ela organiza toda a seqüência da receita para que eu não me perca.
A distância entre o conhecimento real e o conhecimento potencial é chamada de zona de desenvolvimento proximal. É o “lugar imaginário” onde o professor deve atuar no aluno. Se tivermos 42 alunos numa sala de aula, teremos 42 z.d.ps diferentes.

Henri WALLON
Defendeu a idéia da compreensão da criança completa, concreta, contextualizada, vista de forma integral, isto é, não mais encarada como um adulto em miniatura, mas sim, como um ser numa etapa de especificidades. Segundo ele são quatro os campos funcionais que visualizam a criança de modo “integrado”:
1. As emoções: manifestação afetiva, relação = interação criança e meio onde está inserida.
2. O movimento: primeiro sinal de vida psíquica. Vislumbrada em duas dimensões:
a) expressiva: base das emoções, de expressão.
b) instrumental: ação direta sobre o meio físico, concreto. Voluntário.
3. A inteligência1º momento = sincretismo = misturar as coisas, confusão = não separa qualidade do objeto. Exemplo: criança de dois anos que tem um colega cujo nome da mãe é o mesmo da sua, não aceita a idéia (o nome Maria é da sua mãe, não da mãe do outro).
Com as experimentações da criança sobre o mundo, progressivas diferenciações ocorrem, o que proporciona o ampliar de seu repertório de categorizações. Isto não quer dizer que nunca mais, após a infância, estejamos sujeitos ao “sincretismo”. As grandes invenções, as diferentes idéias surgem de momentos de sincretismo, de mistura, de confusão, de possibilidades, de criatividade.
2º momento = pensamento categorial = conceitual (acontece na idade escolar) possibilidade de pensar o real por meio de categorias, diferenciações, classificações.
4. A contrução do “eu” como pessoa: Como constrói a consciência de si.  Inicialmente o indivíduo está na fusão emocional – No útero materno, necessidades alimentares ou posturais têm satisfação automática. Pós nascimento mamãe e bebê ainda são encarados como um todo, o que representa para WALLON alto grau de sociabilidade – ela e outro = um só, para depois o indivíduo perceber-se enquanto único, o que nomeiaprocesso de individuação.
É caracterizado de duas formas:
– imitação do outro = maneira de “incorporar o outro”, o outro como modelo, referência.
– negação do outro = para perceber o limite “eu-outro” manifesto meu ponto de vista através de condutas de oposição, o que representa a expulsão do outro em si mesmo.
Picos desta constituição acontecem com 3 e 13 anos, aproximadamente, apesar da considerar que esta diferenciação “eu-outro” nunca é completa, total, ocorre durante toda a vida.
Pode-se assumir, segundo WALLON que a relação destes quatro campos funcionais não é sempre de harmonia, mas sim, de conflito.
Fonte: http://walkiriaroque.com/2010/11/20/piaget-vygotsky-e-wallon-tripe-teorico-da-educacao-2/

terça-feira, outubro 06, 2015

A "DESORGANIZAÇÃO" E OS ÚLTIMOS INFORMADOS


E tudo estava armado.
Há dois meses, os Dirigentes de Ensino do Estado de São Paulo, andaram visitando as escolas públicas. Não era uma mera visita rotineira, mas uma vistoria na estrutura dos prédios, pois já sabiam da "Desorganização".
Um mês depois, os Supervisores e Diretores das escolas públicas foram chamados a uma reunião para serem informados sobre a "Desorganização".
Só dois meses depois, professores ficaram sabendo (de maneira confusa) das demissões de professores e fechamentos de escolas por conta da "Desorganização".
Segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, somente nos dias 15, 16 e 17 de novembro é que pais e alunos saberão em qual escola serão matriculados e quais escolas serão fechadas.
Em suma: os que deveriam ser formados nas escolas, são os últimos a serem informados sobre o fim delas.

ATENÇÃO GALERA, ATÉ AGORA SÃO ESSES OS ATOS CONFIRMADOS NA NOSSA SEMANA ESTADUAL DE PARALISAÇÃO

ATENÇÃO GALERA, ATÉ AGORA SÃO ESSES OS ATOS CONFIRMADOS NA NOSSA SEMANA ESTADUAL DE PARALISAÇÃO:

TERÇA FEIRA:

SÃO PAULO >
##ATO UNIFICADO NO CENTRO DE SÃO PAULO:##
CONCENTRAÇÃO: 8:00 na E. E. Caetano de Campos – Aclimação
TRAJETO: MASP>Secretaria Estadual de Educação
ESCOLAS CONFIRMADAS:
E. E. Caetano de Campos – Aclimação
E. E. Presidente Roosevelt
E. E. Caetano de Campos - Consolação
E. E. Raul Fonseca
E. E. Visconde de Itaúna
E. E. Murtinho Nobre
E. E. Roldão Lopes de Barros
E. E. Maestro Fabiano Losano

ZONA LESTE >
###ATO UNIFICADO###
CONCENTRAÇÃO: 12:00 na E. E. Antonio Candido Barone
TRAJETO: Avenida Abel Ferreira
ESCOLAS CONFIRMADAS:
E. E. Antonio Candido Barone
E. E. José Marques da Cruz
E. E. Irene de Lima Paiva
E. E. Benedita Ribas
E. E. Salvador Rocco
E. E. Orvile Derby

###PARALISAÇÃO###
CONCENTRAÇÃO: 7:00 na E. E. Maria Regina

QUARTA-FEIRA:
SÃO PAULO>
###PARALISAÇÃO###
CONCENTRAÇÃO: 7:00 na E. E. Plínio Arruda

SOROCABA>
###ATO UNIFICADO###
CONCENTRAÇÃO: 7:00 na Praça Frei Baraúna
TRAJETO: DRE SOROCABA
ESCOLAS CONFIRMADAS:
E. E. Antonio Padilha
E. E. Julio Prestes de Albuquerque (Estadão)

SEXTA-FEIRA:

São Paulo>

ZONA SUL>
###ATO UNIFICADO JABAQUARA###
CONCENTRAÇÃO: 7:00 no portão de cada escola
TRAJETO: METRÔ JABAQUARA
ESCOLAS CONFIRMADAS:
E. E. Dona Perola Byington
E. E. Maria Augusta de Moraes Neves
E. E. Salvador Moya
E. E. Domingos Quirino Ferreira

ZONA LESTE>
###ATO UNIFICADO###
CONCENTRAÇÃO: 7:00 em frente as escolas da DRE Zona Leste 5
TRAJETO: DRE LESTE 5
ESCOLAS CONFIRMADAS:
E. E. Salvador Rooco

#NÃOFECHENOSSAESCOLA

Sabe de um ato que não está aqui?
Mande pra gente!

Quer entrar em contato com a gente pelo Whatts?
(11) 96423-7952

sábado, outubro 03, 2015

Boletim de Emergência – Reestruturação das Escolas Estaduais outubro/2015

OPOSIÇÃO ALTERNATIVA
Boletim de Emergência – Reestruturação das Escolas Estaduais outubro/2015
"Eles tentaram nos enterrar mas não sabiam que éramos sementes."
Provérbio mexicano

UNIR A TODOS CONTRA AS MEDIDAS DE ALCKMIN
REFORMA DO ENSINO MÉDIO E REESTRUTURAÇÃO DAS ESCOLAS EM SÃO PAULO: 
DEMISSÃO E DESTRUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

A declaração dada pelo governo dá a dimensão do ataque, pois, de acordo com a entrevista e declarações de Hermann à imprensa, 1/3 da atual estrutura da rede estadual está ociosa. Em números estimados pela atual dimensão da rede, isso significa o fechamento do equivalente a mais de 1500 escolas (entre escolas que serão totalmente fechadas e as salas de aula que serão fechadas majoritariamente no noturno) e a demissão de mais de 50 mil professores/as. Escolas serão totalmente desorganizadas para que ninguém perceba o corte. Além disso, tramita o Plano Estadual de Educação, que contém proposta de Ensino Médio com disciplinas optativas para o aluno. Os ataques não se restringem à categoria, também atinge funcionários/as, coordenadores pedagógicos, gestores.
ENTENDA O PROCESSO, OBJETIVOS E CONSEQUÊNCIAS
1º Divisão das escolas por nível de ensino
As unidades estão sendo separadas assim
a) grupo de escolas de Ensino Fundamental I (para concluir o processo de Municipalização do Ensino);
b) grupo de escolas de Ensino Fundamental II (facilita a municipalização deste ciclo);
c) grupo de escolas de Ensino Médio (favorece a implementação de Escola de Tempo Integral, sem passar pela adesão da comunidade).
Esta proposta divide mais ainda a categoria. Só obsevar a dificuldade de organizar as/os profissionais do ciclo I após a reorganização de 1995.

2º Fechamento e demolição de escolas
Mesmo com o silêncio covarde dos dirigentes de Ensino, estamos conseguindo apurar a perversidade de Alckmin e Herman. Para se ter uma ideia, na cidade de Guarulhos e na Oeste Lapa, por exemplo, há notícias de que prédios inteiros virão a baixo! Isso mesmo, escolas serão demolidas!!!!

3º Fechamento do Noturno
Este mecanismo invisibiliza o fechamento do noturno. Lembrem-se que a Secretaria de Educação até fez uma campanha com cartazes e cartas de chamado à população a matricularem seus filhos no diurno. Este apelo não deve ter dado certo. A reorganização garante o funcionamento das escolas apenas de dia.

4º Todos as designações seriam cessadas
Com o fechamento de postos de trabalho, o governo teria um excedente de mão de obra (de titulares de cargos e categoria F), para cobrir as eventuais necessidades, pós reestruturação. Diretores, vices, coordenadores, ATPS, Mediadores e até supervisores e dirigentes poderão voltar para sala de aula...

5º Atribuição centralizada nas DEs inclusive para titulares de cargo
A informação de que o governo planeja publicar um decreto que centralizaria a atribuição para os Titulares demonstra o que o governo está preparando. Ao fechar escolas, salas e até diretorias de ensino, vários diretores, coordenadores e até supervisores, terão que ir para a sala de aula; para isso, o governo precisa “facilitar” a realocação e aproveitamento destes.

6º Transferência Compulsória
Outra opção de movimentação da rede é a transferência compulsória para escola da abrangência da escola reorganizada. Existe todo um detalhamento de como seria essa movimentação, feita pelo CGRH, que implicaria num caos generalizado. Há até apelo por parte dos dirigentes e supervisores que se reabra o processo de remoção, pois sabem que a casa pode cair inclusive para eles.

7º Validação de propostas pelas DEs 
Os dirigentes de ensino receberam uma proposta fechada do governo, e estão em “fase de ajustes” até 14/10. Não estão informando o detalhamento destas propostas para o sindicato, nem para as escolas, temendo a reação da categoria e das comunidades escolares. Pelo contrário, estão iludindo os diretores dizendo que são pequenas alterações sem nenhum grande impacto. É MENTIRA!!! Vários documentos vazaram das diretorias de ensino e estão chegando aos professores pelas redes sociais.

7º Sobre os Categoria O e o projeto de Lei encaminhado À ALESP 
O cara de pau do Padulla colocou em sua página de facebook a informação de que Projeto de Lei sobre a permissão de extensão dos contratos destes professores poderiam ser estendidos por até 4 anos, com interrupção de 180 dias. Primeiro que, SE FOR APROVADO, este projeto não é concessão do governo, e sim fruto de luta da nossa greve de 92 dias. Em segundo lugar, sabemos que, se com o fechamento de 3 mil salas no início do ano, foram demitidos 30 mil professores, imaginem agora com o fechamento de mil escolas... haverá vagas para categoria O? Por que não revogam então o Decreto que proíbe a contratação inclusive de novos concursados?

O que Alckmin faz em São Paulo é a aplicação do ajuste fiscal para que paguemos, nós trabalhadores pela crise econômica que é muito profunda, os governos estão cortando tudo o que é possível. Isso inclui os serviços públicos e os programas mais essenciais à classe trabalhadora. Assim como o governo Dilma, que recentemente anunciou mais cortes no orçamento da educação, saúde e até no programa Minha Casa Minha Vida, Alckmin veio à grande imprensa apresentar um pacote de fechamento de escolas numa proporção nunca antes vista na rede estadual de ensino. Para garantir tal ataque, era fundamental tentar enfraquecer a categoria e desmoralizar o sindicato. Este foi seu plano ao não negociar nenhuma vírgula de nossa pauta durante os 92 dias de greve, para assim nos levar ao cansaço, desânimo e descrédito.
Para os trabalhadores significará separar irmãos de idades distintas em diferentes escolas; escolas fechadas, ociosas, do lado de casa, enquanto crianças terão que atravessar avenidas, rodovias e matagais para chegar na escola que o governo impôs, sem nenhuma discussão com a comunidade.
Não existe segurança para nenhum professor, funcionário, “gestor” ou aluno. Não podemos descartar a hipótese de que o governo aplique o plano aos poucos, para evitar uma nova mobilização em torno ao tema da educação. De qualquer forma, o plano é de ataque e seja a conta-gotas seja numa tacada só o fato é que esta medida tem centralidade para o governo.

É preciso organizar a comunidade escolar! Todos juntos, pais alunos e trabalhadores da Educação e barrar estes ataques
UM CHAMADO AO BLOCO DE OPOSIÇÃO E AO CONJUNTO DAS OPOSIÇÕES
OPOSIÇÃO UNIFICADA PARA FORTALECER A LUTA E DERROTAR O GOVERNO
É urgente a necessidade de unir a toda a Oposição para fortalecer a luta e dar perspectivas à Categoria. Na luta contra a municipalização, iniciada em 1995, a Articulação Sindical deixou as lutas isoladas nas regiões. A resistência ficou por conta das subsedes, em especial as de oposição, deixando-as vulneráveis. Juntos somos mais fortes e organizamos melhor a categoria, que não acredita na Direção majoritária deste sindicato, com toda sua razão! Oposição Unificada, já!
Defendemos: Estabilidade para todos, Já! Nenhuma Escola Reorganizada Máximo de 25 alunos por Sala! Nenhum professor demitido!
ASSEMBLEIA ESTADUAL e Ato da Educação
29 de Outubro – Vão Livre do MASP – 15 horas

sexta-feira, outubro 02, 2015

Recadinho: Apeoesp Suzano Subsede de Oposição

ATENÇÃO ALUNOS E PAIS
NO PRÓXIMO ANO VOCÊ ESTUDANTE MUDARÁ DE ESCOLA. ISSO PORQUE O GOVERNADOR DO ESTADO (ALCKMIN) RESOLVEU DESORGANIZAR AS ESCOLAS.
ELE QUER FAZER ESCOLAS SÓ DO 1º AO 5º ANO, ESCOLAS SÓ DO 6º AO 9º ANO E ESCOLAS SÓ DE ENSINO MÉDIO. PRETENDE FECHAR ESCOLAS E O CURSO NOTURNO, O QUE VAI IMPEDIR VOCÊ DE TRABALHAR E ESTUDAR.
SE VOCÊ ESTUDA PERTO DA SUA CASA, A PARTIR DO ANO QUE VEM (2016), VOCÊ PODERÁ ESTAR EM OUTRA ESCOLA QUE NÃO CONHECE E NÃO ESCOLHEU ESTAR.
SUA TRANSFERÊNCIA VAI SER OBRIGATÓRIA. NEM OS ESTUDANTES NEM OS PAIS TERÃO O DIREITO DE ESCOLHER PARA ONDE IR.
VOCÊ SERÁ COMUNICADO NO DIA 14 DE NOVEMBRO EM QUAL ESCOLA VAI ESTUDAR.
NÃO PODEMOS ACEITAR TAMANHO DESRESPEITO. REAJA. FAÇA VALER SEU DIREITO DE ESTUDANTE. DIA 15 DE OUTUBRO ÀS 15 HORAS, VENHA PARA A PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS PROTESTAR CONTRA ESSA MEDIDA AUTORITÁRIA DO GOVERNO.

10 motivos para ser contra a reorganização das escolas do estado de São Paulo

Na semana passada milhões de pessoas que vivem a realidade da escola (professores, trabalhadores da escola, pais e alunos) tomaram conhecimento da proposta do governo do estado de São Paulo de “reorganização” do ensino público. O projeto em longo prazo é municipalizar todo ensino fundamental, mas imediatamente dividir as escolas por ciclo único: primeiros anos do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Buscamos nesse artigo elencar os dez impactos mais importantes dessa profunda alteração das escolas estaduais em 2016.
]1- O projeto de reorganização escolar mudará a vida de todos, porém não foi debatido com professores, pais, alunos e funcionários das escolas de forma democrática. Fomos informados pela televisão e nosso destino será definido por decreto.
2- O objetivo central da “reorganização” é corte de verbas. Centenas de escolas serão fechadas, já que o remanejamento de mais de 1 milhão de alunos é concentrar a demanda em determinadas unidades de ensino e fechar outras.
3- Os professores temporários serão demitidos, pois haverá ainda menos aulas para atribuir.
4- Trabalhadores terceirizados da merenda e limpeza, que possuem contratos de trabalhos mais frágeis, também serão demitidos.
5- Mais alunos por sala de aula. A realidade de aulas lotadas será ainda pior.
6- A reorganização é uma preparação para abrir a escola pública ainda mais para a iniciativa privada. Com a municipalização do ensino fundamental, parcerias públicos privadas na gestão escolar poderão ser implementadas.
7- Os alunos terão que estudar até 1,5 km da escola de origem, o que significa 3km entre uma escola e outra (se cada uma tiver na ponta do diâmetro) e em linha reta. Isso dificultará enormemente para os pais que tem filhos em ciclos diferentes.
8- Aumenta a evasão escolar, principalmente no ensino noturno, já muitos alunos organizam sua vida em função do trabalho, estudam até as 23hs e acordam muito cedo.
9- Reduzirá oferta pelo ensino noturno e os cursos de EJA ou torná-los extremamente precários.
10- Com o ensino em ciclos divididos por escola, a implementação do Ensino em Tempo Integral e a flexibilização do currículo serão facilitados, retirando disciplinas e esvaziando a escola de conteúdo.
Fonte:http://www.esquerdadiario.com.br/10-motivos-para-ser-contra-a-reorganizacao-das-escolas-do-estado-de-Sao-Paulo

E VOCÊ PROFESSOR, NÃO VAI SE MANIFESTAR?????


Fechamento de escolas em santos


O Governador do Estado, Geraldo Alckmin anunciou, hoje, o fechamento de mais 3 escolas em Santos.
Provavelmente, o Colégio Cleóbulo Amazonas Duarte, o Colégio Canadá e o Colégio Visconde de São Leopoldo.
Peço que todos divulguem mais este desmonte promovido pelo Governo do PSDB.Hoje, vamos ter manifestação a partir das 12:00 horas no Cleóbulo.

Fonte: Condesmar Fernandes de Oliveira.

ATO NA DIRETORIA DE ENSINO! :: 7/OUT - 14h - Santo Andre

:: 7/OUT - 14h - ATO NA DIRETORIA DE ENSINO! :::
Com concentração às 12h em frente ao Américo Brasiliense, donde partiremos em caminhada até a Diretoria de Ensino de Santo André, rua das Figueiras, nº 1245.
Não ao fechamento de escolas e períodos!
Pais, Estudantes e Professores em unidade contra a desorganização das escolas imposta pelo governador Geraldo Alckimin!
Compartilhe!
Subsede APEOESP Santo André | Executiva Regional Ampliada

O grande vilão da educação:Alckmin proíbe contratação de pessoal e aproveitamento de remanescentes de concursos

O governador Geraldo Alckmin editou decreto que proíbe a admissão e contratação de pessoal, bem como o aproveitamento de remanescentes de concursos públicos com prazo de validade em vigor. O decreto 61.466/15 foi publicado no Diário Oficial do Estado de SP desta quinta-feira, 3.
A proibição vale para a administração pública direta, autarquias, inclusive as de regime especial, fundações instituídas ou mantidas pelo Estado e sociedades de economia mista. A regra não se aplica a universidades estaduais.
De acordo com o disposto no decreto, a medida foi editada em consideração ao "cenário econômico nacional que exige medidas restritivas no âmbito da administração pública estadual".
Em casos excepcionais, o governador poderá autorizar a realização de concursos, a admissão ou contratação de pessoal, bem como o aproveitamento de remanescentes de concursos públicos com prazo de validade em vigor.
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DECRETO Nº 61.466, DE 2 DE SETEMBRO DE 2015
Dispõe sobre a admissão, a contratação de pessoal e o aproveitamento de remanescentes na Administração Direta, Indireta e Fundacional do Estado
GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e considerando o cenário econômico nacional que exige medidas restritivas no âmbito da administração pública estadual,
Decreta:
Artigo 1º - Ficam vedadas a admissão e a contratação de pessoal, bem como o aproveitamento de remanescentes de concursos públicos com prazo de validade em vigor, no âmbito da administração pública direta, das autarquias, inclusive as de regime especial, das fundações instituídas ou mantidas pelo Estado e das sociedades de economia mista.
Parágrafo único – O Governador do Estado poderá, excepcionalmente, autorizar a realização de concursos, a admissão ou contratação de pessoal, bem como o aproveitamento de remanescentes de concursos públicos com prazo de validade em vigor, mediante fundamentada justificativa dos dirigentes dos órgãos e das entidades referidas no "caput" deste artigo e aprovada pelas Secretarias de Planejamento e Gestão e da Fazenda.
Artigo 2º - O disposto neste decreto não se aplica às universidades públicas estaduais.
Artigo 3º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
Palácio dos Bandeirantes, 2 de setembro de 2015
GERALDO ALCKMIN