A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

domingo, março 31, 2013

Tabelas Silábicas...



















Como explorar o alfabeto em sala de aula a partir de atividades significativas?


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

·Compreender a relação grafema-fonema;
·Realizar hipóteses de escrita;
·Explorar história literária;
·Conhecer diferentes tipos de grafias das letras do alfabeto;
·Trabalhar com jogos online que explorem as letras do alfabeto;
·Compreender a função social da escrita;
·Construir gráficos;
·Resolver situações-problema que envolvam adição e contagem;
·Organizar e interagir com colegas em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - quatro (4) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar Kword e a Webcam. Estar inserido no processo de alfabetização e realizar tentativas de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
alunos 
Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
INTRODUZINDO O TEMAas letras do alfabeto
- Professor, em se tratando de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental Inicial comece essa aula contando uma história para motivar os alunos sobre o tema.
- Organize a turma em uma roda de conversa. Depois, proponha a contação de história “Alfabeto dos Pingos” dos autores: Eliardo França e Mary França. O livro é escrito em letras maiúsculas o que facilita a compreensão das crianças que estão pré-silábicas, silábicas e em transição para o nível silábico-alfabético.
livro pingos
- A história aborda de forma lúdica as letras do alfabeto possibilitando que os alunos familiarizem-se com esse conteúdo. Na história os Pingos fazem um divertido passeio pelo alfabeto apresentando cada letra. Ela demonstra o quanto pode ser prazeroso a inserção no mundo da leitura e escrita.
- Anteriormente a contação de história lembre-se de explorar a capa do livro com os alunos, questionando-os:

  • Sobre o que será que este livro está falando?
  • O que aparece em sua sua capa?
  • Quem foram seus autores?
  • Quem conhece os Pingos?
  • O que vocês acham que acontece nessa história?

- Para contar a história você poderá levar objetos leves ou imagens recortadas, cujos nomes iniciam com as letras do alfabeto para ilustrar a contação.
- Posteriormente a contação, dialogue com eles indagando-os:

  • Sobre o que a história estava falando?
  • Quem aqui conhece as letras do alfabeto?
  • Para que será que elas servem?
  • Por que elas são importantes?
  • Vamos falar em voz alta o nome de cada letra do alfabeto?
  • Quantas letras têm nosso alfabeto? Vamos contar. (Utilize o livro para contar as letras do alfabeto)
  • Quais letras são as vogais?
  • E as consoantes?
 menina lapis
- Depois desse momento, disponibilize na rodinha os objetos ou imagens que você trouxe de casa, cujos nomes se iniciam com cada letra do alfabeto. Proponha uma atividade de classificação, para tanto, faça um quadro na lousa e escreva dentro de cada quadrinho uma letra do alfabeto. Como o sugerido abaixo:

A

 

B

 

C

 

D

 

E

 

F

 

G

 

H

 

I

 

J

 

K

 

L

 

M

 

N

 

O

 

P

 

Q

 

R

 

S

 

T

 

W

 

X

 

Y

 

Z

 

 



-
Em seguida, chame um aluno por vez, e peça que ele escolha uma das figuras ou objeto que está disposto na rodinha. Soliciteque o aluno venha até o quadro e cole utilizando fita crepe, o objeto ou imagem no quadro que inicie com aquela letra, por exemplo: colar a imagem de um anel no quadro, que tem a letra A.
- Se você preferir faça uma atividade de registro, para diagnosticar o nível de evolução de escrita em que seus alunos se encontram. Para isso, entregue um quadro com as letras do alfabeto e peça para eles, utilizarem como referência o quadro feito na lousa da sala, no qual eles colaram os objetos e imagens e escrevam do jeito que conseguirem os nomes das imagens ou objetos colados em cada letra. Por exemplo:


A

 

ANEL

 

B

 

BONECA

 

C

 

 

 

D

 

 

 

E

 

 

 

F

 

 

 

G

 

 

 

H

 

 

 

I

 

 

 

J

 

 

 

K

 

 

 

L

 

 

 

M

 

 

 

N

 

 

 

O

 

 

 

P

 

 

 

Q

 

 

 

R

 

 

 

S

 

 

 

T

 

 

 

W

 

 

 

X

 

 

 

Y

 

 

 

Z

 

 




- Se optar por fazer esse registro utilizando os laptops dos alunos você poderá orientá-los a realizarem a mesma utilizando o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). Para isso, eles deverão criar uma tabela de 5 colunas e 5 linhas e digitarem em cada quadro da tabela uma letra do alfabeto, depois de pronta a tabela eles irão digitar os nomes dos objetos e imagens correspondentes a cada letra do alfabeto.
- É importante a realização da reescrita com os alunos, pois apesar de ser demorada, ela possibilita que a criança reflita sobre suas hipóteses ajudando assim na evolução da escrita alfabética das crianças.

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
COMPREENDENDO A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA ... vamos passear
- Professor, essa atividade será importante para que os alunos compreendam a função social da escrita.
menina fimando
- Proponha aos alunos um passeio pela escola, e solicite que observem no percurso onde eles encontram letras e para que elas servem. Peça para eles fotografarem os lugares que encontraram as letras. Para isso, poderão utilizar a Webcaminstalada na área de trabalho de seu computador. Exemplos: crachás de funcionários, placas, panfletos informativos, cartazes, dentre outros.
- Depois, volte para a sala de aula com eles e peça que socializem a atividade na rodinha, mostrando os lugares e objetos fotografados. Converse com eles para analisar se compreenderam que a escrita está em todos os lugares e que precisamos dela pra nos comunicar, pois ela é a representação da fala.
- Você poderá imprimir as fotos tiradas pelos alunos e montar um painel em sua sala.

- DIFERENTES TIPOS DE LETRAS
- Dialogue com os alunos questionando-os sobre os tipos de letras que têm em nosso alfabeto, ressalte que uma letra pode ser escrita de diferentes formas. Pergunte se eles observaram isso no passeio pela escola.
- Apresente um cartaz contendo as letras do alfabeto escritas de diferentes formas para que eles possam visualizá-las e conhecê-las. Segue abaixo um exemplo: 
alfabeto minusc e mai

menina lapis  
- Depois, divida-os em grupo de quatro alunos. Entregue para cada grupo uma cartolina com uma tabela desenhada. Oriente-os a escreverem as letras do alfabeto em ordem alfabética, uma em cada quadrinho, dessa forma você poderá trabalhar com eles esse critério.
- Entregue para os integrantes do grupo: revistas, tesoura e cola. Oriente-os a recortar diferentes tipos de cada letra e colar no quadrinho correspondente a ela. Quando terminarem poderão anexar as cartolinas de cada grupo na sala de aula.
- Para finalizar esse momento, reproduza uma cópia do alfabeto ilustrado, abaixo, para cada aluno, e peça para eles colorirem. Dessa forma poderão colar esse alfabeto no caderno para poderem acessá-lo em casa também.

alfabeto ilustrado


3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- NOMES DA TURMA E AS LETRAS DO ALFABETO
Professor, para ressaltar a ordem alfabética você poderá iniciar essa atividade solicitando que os alunos acessem o vídeo musical “Turma da Mônica – ABC”, no sítio http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk  utilizando seus laptops através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). No vídeo Mônica e sua turma cantam apresentando as letras em ordem alfabética de forma divertida.

clip monica

- Depois em rodinha, converse com os alunos sobre as letras dos nomes de cada um, questionando-os:

  • Qual é a primeira letra de seu nome?
  • E a última?
  • Quantas letras têm em seu nome?
  • Quantas vogais?
  • E consoantes?

- Apresente para os alunos a lista de chamada da turma, converse com eles questionando-os sobre a ordem em que os nomes vêm escritos na mesma. Por exemplo:
  1. Por que o nome do Alex vem antes do nome da Bianca?
  2. E o da Isabella de Sousa vem depois do nome da Isabella de Lima? O nome das duas não são iguais? O que os diferenciam?

- Depois, explique para eles o que é ordem alfabética. Se quiser, você poderá mostrar portadores de texto nos quais utilizam a ordem alfabética: listas telefônicas, dicionários, dentre outros.
- Em seguida, oriente seus alunos a criarem uma tabela de 4 coluna e 7 linhas utilizando os laptops através o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos)Depois eles irão escrever o nome dos colegas da sala em ordem alfabética. Como no exemplo abaixo: 

tabela ordem alfabteica  

- Professor, esta atividade poderá ser realizada também em uma folha impressa ou mesmo no caderno, isto vai depender do nível de desenvolvimento da turma e de seus recursos.  Por isso, se preferir entregue uma folha com a tabela para os alunos fazerem a atividade no caderno.

CONTANDO LETRAS
-Após escreverem o nome dos alunos no quadro, proponha uma PROBLEMATOTECA para eles resolverem, assim, você poderá trabalhar de forma interdisciplinar, abordando noções de adição ao mesmo tempo em que trabalha o alfabeto.
PROBLEMATOTECA

  1. Escreva seu nome abaixo.
  2. Quantas letras ele tem?
  3. Quantas são vogais?
  4. Quantas são as consoantes?
  5. Quantos nomes de colegas da turma começam com a mesma letra do seu nome? Quais são eles?
  6. Conte as letras dos nomes de cada colega e anote o número correspondente na frente do nome. Exemplo: Alex – 4 letras
  7. Depois escreva abaixo qual é o nome que tem mais letras? Quantas são?
  8. E o nome que tem menos letras? Quantas são?

- A partir dessas informações proponha aos alunos a construção de um gráfico, representando a quantidade de nomes que têm a mesma quantidade de letras. Auxilie-os nesse processo.
Para a construção dos gráficos os alunos poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos)Veja o exemplo de gráfico abaixo, construído a partir das informações obtidas na tabela de nomes anterior:


grafico alfabeto
Os alunos também poderão criar os gráficos no caderno ou você poderá imprimir a tabela e eles colorirem de acordo com a quantidade, ou seja, com os dados obtidos.
- Você ainda poderá propor uma problematoteca a partir dos dados do gráfico. Como por exemplo:
  1. Quantos nomes têm 4 letras?
  2. Quantos alunos têm em nossa turma de acordo com o gráfico?
  3. Dentre outros.

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
JOGANDO COM AS LETRAS DO ALFABETO
Professor, para finalizar o trabalho sobre o alfabeto, oriente os alunos a acessarem os jogos abaixo, utilizando seus laptops através do Mozilla Firefox(metasys> favoritos>navegador de internet). Eles irão abordar o tema, de forma divertida e lúdica.

Sítio 1: Fazendo correspondência das letras de forma maiúsculas e minúsculas
pooh
Sítio 2: Jogo das vogais
 jogo vogais

Sítio 3: Jogo memória do Alfabeto
MEMORIA

- Os alunos também poderão explorar jogos com o alfabeto em seus laptops, para tanto, deverão acessar o Tux Typing (aplicativos>edusys>ferramentas de aprendizagem>digitação para crianças> tux typing> cascata de peixes).

- Depois da realização dos jogos converse com os alunos na rodinha para verificar o que acharam e aprenderam com 
Recursos Complementare
Avaliação
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos ao alfabeto, reconhecendo as letras e as diferentes formas de grafia das mesmas, identificando-as em seus nomes e reconhecendo a função social da escrita. Verifique também se eles participaram da construção do gráfico de forma significativa e resolveram as situações-problema utilizando a adição. Organize registros individuais em que estejam explícitas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35431