A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sexta-feira, novembro 30, 2012

Olá pessoal venho pedir a ajuda de todos vocês amigos do tia da creche...

Esta mensagem esta circulando nas redes sociais segue abaixo email da mãe para quem puder dar alguma orientação...


O meu filho de 12 anos que tem problemas nos rins e TDAH faz uso do Ritalina.
Vem desde 2010 sofrendo agressões e Bullying na Escola Olindina Alves Semente que fica no bairro do Barro.
Desde que entrou na escola que sofre agressão já foi parar no hospital
com um corte na cabeça que levou 6 pontos ficou 12 horas sem sentir um lado do corpo e a escola até hoje não fez nada e nem sequer me
mostrou os culpados.
Ele levou uma surra dentro da sala de aula no horário de aula e mais uma 
vez ninguém da escola tomou nenhuma providencia, vem sofrendo Bullying
é constantemente agredido fisicamente e verbalmente pelos outros alunos
e até por professora.
Fui ao conselho tutelar de Areias e nada foi feito, mais uma vez meu filho 
vem apanhando isso mesmo apanhando dos alunos e a direção da escola
me falou que não pode fazer nada.
Sera que não tem ninguém que possa por um basta nessas agressões. 
Será que vou ter que excluir meu filho do mundo.
Não venho aqui pra pedir ajuda só pra meu filho mais também por todas as crianças que são espancadas, abusadas,reprimidas e
covardemente 
ameaçadas por esses delinquentes é esse é o nome mais adequado 
para as crianças vamos assim chamar que ameaçam, abusam sexualmente,
espancam nossos filhos dentro da escola.
Onde esta o governo que tanto fala de inclusão social mais não da
capacitação aos profissionais educadores, eles pensam que é só chegar 
e jogar nossos filhos na escola e pronto.
Meu filho tem TDAH e quantas crianças com autismo deficientes físicos,
e tantas outras deficiências eles não tem o direito de estudar aprender
e ser alguém na vida, será que eles tem que viver enclausurados dentro de
casa pra não afrontar a sociedade.
Por favor me ajudem compartilhem esse meu desabafo vamos lutar pelos 
nossos filhos temos que fazer alguma coisa agora pra que mais tarde nossas
crianças não sejam delinquentes também...
Muito obrigada pela atenção.
Quem poder me ajudar nessa batalha pode me ligar 81 84437784
ou pelo E-mail: cassia-13@hotmail.com
sou Cassia Rejane Mãe...
Foto: Olá pessoal venho pedir a ajuda de todos vocés amigos do facebook.
O meu filho de 12 anos que tem problemas nos rins e TDAH faz uso do Ritalina.
Vem desde 2010 sofrendo agressões e Bullying na Escola Olindina Alves Semente que fica no bairro do Barro.
Desde que entrou na escola que sofre agressão já foi parar no hospital
com um corte na cabeça que levou 6 pontos ficou 12 horas sem sentir um lado do corpo e a escola até hoje não fez nada e nem sequer me
mostrou os culpados.
Ele levou uma surra dentro da sala de aula no horário de aula e mais uma 
vez ninguém da escola tomou nenhuma providencia, vem sofrendo Bullying
é constantemente agredido fisicamente e verbalmente pelos outros alunos
e até por professora.
Fui ao conselho tutelar de Areias e nada foi feito, mais uma vez meu filho 
vem apanhando isso mesmo apanhando dos alunos e a direção da escola
me falou que não pode fazer nada.
Sera que não tem ninguém que possa por um basta nessas agressões. 
Será que vou ter que excluir meu filho do mundo.
Não venho aqui pra pedir ajuda só pra meu filho mais também por todas as crianças que são espancadas, abusadas,reprimidas e
covardemente 
ameaçadas por esses delinquentes é esse é o nome mais adequado 
para as crianças vamos assim chamar que ameaçam, abusam sexualmente,
espancam nossos filhos dentro da escola.
Onde esta o governo que tanto fala de inclusão social mais não da
capacitação aos profissionais educadores, eles pensam que é só chegar 
e jogar nossos filhos na escola e pronto.
Meu filho tem TDAH e quantas crianças com autismo deficientes físicos,
e tantas outras deficiências eles não tem o direito de estudar aprender
e ser alguém na vida, será que eles tem que viver enclausurados dentro de
casa pra não afrontar a sociedade.
Por favor me ajudem compartilhem esse meu desabafo vamos lutar pelos 
nossos filhos temos que fazer alguma coisa agora pra que mais tarde nossas
crianças não sejam delinquentes também...
Muito obrigada pela atenção.
Quem poder me ajudar nessa batalha pode me ligar 81 84437784
ou pelo E-mail: cassia-13@hotmail.com
sou Cassia Rejane Mãe...

quarta-feira, novembro 28, 2012

La Educación Prohibida é um documentário, produzido por diversos países latino-americanos, que questiona o a forma como os sistemas de ensino tradicionais estão organizados e como alunos e professores se vêem nele. Na tradição das pedagogias emancipatórias de Paulo Freire e das ecopedagogias críticas, La Educación Prohibida questiona, a partir do interior da escola, a legitimidade de sociedades democráticas manterem sistemas educativos reprodutivos que, nas palavras de um dos entrevistados, não pretendem formar cidadãos, mas antes súbditos obedientes do Estado. São 2h 25m e 19s de um excelente documentário a não perder por pais, alunos e (sobretudo) professores.

DICAS PEDAGÓGICAS: Livrinho de Formatura do ABC

DICAS PEDAGÓGICAS: Livrinho de Formatura do ABC: Observação, colocar as folhas nas ordem certa, pessoal. Fonte: net

domingo, novembro 25, 2012

Musiquinhas de Natal: Créditos para Hilary


Musiquinhas de Natal: Créditos para Hilary























Fonte: http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com.br/2008/11/musiquinhas-de-natal-infantil.html


O Conteúdo de todos os links e arquivos que se encontram neste site estão hospedados na própria Internet, somente indico onde se encontram. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas.

ALMA DE EDUCADOR: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALMA DE EDUCADOR: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Material pedagógico para formação de professores na área de língua portuguesa que contribuísse para articular e sistematizar a discussão ace...

sábado, novembro 24, 2012

Datas: Classificação para atribuição 2013

O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos
Humanos, considerando a necessidade de estabelecer datas
e prazos para a divulgação da classificação dos inscritos, no
referido processo, expede a presente Portaria.
Artigo 1º - A divulgação da classificação dos inscritos estará
disponível, exclusivamente no endereço http://drhunet.edunet.
sp.gov.br/Portalnet na seguinte conformidade:
I - Titulares de Cargo:
a) 26-11-2012 - divulgação da classificação na WEB;
b)26 a 28-11-2012 - prazo para interposição de recursos no
até às 23 horas do dia 28-11-2012;
c) de 26 a 30-11-2012 – deferimento/indeferimento dos
recursos no endereço acima pela DE;
d) 05-12-2012 - divulgação da Classificação Final pósrecursos;
e)15 a 23-12-2012 – deferimento/indeferimento - Artigo 22
pela DE, no endereço acima mencionado;
f) 02-01-2013 – divulgação da Classificação - Artigo 22;
g) 02 a 04-01-2013 – prazo para interposição de recursos
– Artigo 22;
h) 02 a 04-01-2013 – deferimento/indeferimento dos recursos
– Artigo 22, pela DE;
i) 08-01-2013 – divulgação da Classificação Final – Artigo 22.
II – Docentes das Categorias “P”, “N”, “F”, “O”e Candidatos
à contratação:
a) 14-12-2012 - divulgação da classificação na WEB;
b) 14 a 18-12-2012 - prazo para interposição de recursos,
horas do dia 18-12-2012;
c) de 14 a 19-12-2012 - digitação das decisões sobre os
recursos, no endereço acima, pela DE;
d) 21-12-2012 - divulgação da classificação pós-recursos;
Artigo. 2º - O docente poderá interpor Recurso:
I - Titulares de cargo:
a) Jornada de Opção
b) Pontuação
c) Habilitação e qualificação (outra licenciatura e/ou correlatas)
II – Docentes das Categorias “P”, “N”, “F” “O”e Candidatos
à contratação:
a) Quantidade de Aulas Pretendidas
b) Pontuação
c) Habilitação e qualificação (outra licenciatura e/ou correlatas)
Parágrafo único: No período destinado ao recurso, os candidatos
à contratação, deverão apresentar documentação comprobatória
na Diretoria de Ensino de inscrição, o docente Efetivo,
docentes Estáveis (nos termos da Constituição Federal/88 e nos
Termos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) e o abrangido
pelas disposições do § 2º do Art. 2º da LC 1.010/2007, na
unidade escolar de classificação.
Artigo. 3º - O aluno de último ano inscrito no Processo de Atribuição
de Classes/Aulas para o ano letivo de 2013 poderá no período
de 02 a 08-01-2013 entregar, na Diretoria de Ensino de inscrição,
documentos comprobatórios de conclusão do Curso -Diploma e/ou
Certificado de conclusão, exceto o aluno de último ano do Curso
de Educação Física e do Curso de Pedagogia, que somente poderá
comprovar a conclusão do Curso mediante Diploma.
Artigo. 4º - A Diretoria de Ensino deverá registrar a atualização
dos docentes mencionados no artigo 3.º, no sistema PAEF/
JAT, no período de 02 a 11-01-2013.
Artigo. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua
publicação.

sábado, 24 de novembro de 2012
Diário Ofi cial Poder Executivo - Seção I
São Paulo, 122 (220) – 67

quarta-feira, novembro 21, 2012

Definição de Saudade!


"Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. ... Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores.. . Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei:
— E o que morte representa para você, minha querida?

— Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)

— É isso mesmo.

— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado" , não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.

— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:

— E o que saudade significa para você, minha querida?

— Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade:é o amor que fica!

Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu.

Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno."

Saudade é o amor que fica.


terça-feira, novembro 20, 2012

Amigos, a votação será as 9:00 horas amanhã, vamos acompanhar todos na torcida azul!! Nosso PL 168/11 precisa de muitas orações mas mais ainda de ATITUDES!!!
Os senadores precisam ter as caixas lotadas para entender nossa força!! Liguem Alô Senado, mandem emails aos senadores pedindo aprovação já!! A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS E SÓ POSSO AJUDAR SE A UNIÃO NOS FORTALECER!!!

O senador Lindberg está fazendo sua parte, NÓS PRECISAMOS FAZER A NOSSA!!!

//www.facebook.com/autismo.brasil1

Guirlandas de natal








segunda-feira, novembro 19, 2012

domingo, novembro 18, 2012


Serviço: Defensoria Pública de SP atende pessoas com deficiência com hora marcada




Serviço é realizado desde abril, mas o interessado deve declarar que quer o atendimento agendado.


Pouca gente sabe, mas desde abril de 2012, a Defensoria Pública do Estado, que atende gratuitamente, realiza atendimento diferenciado para pessoa com deficiência, com transtorno global de desenvolvimento (autismo) e idosos. Mas atenção: a pessoa deve declarar que quer o atendimento agendado.


Esse e outros serviços foram garantidos pela Deliberação nº 249, de 12 de abril de 2012, do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado. Confira abaixo o inteiro teor deste dispositivo:


Deliberação CSDP nº 249, de 12 de abril de 2012


Dispõe sobre o atendimento diferenciado voltado a pessoas idosas, a pessoas com deficiência ou com transtorno global de desenvolvimento (TGD) no âmbito da Defensoria Pública do Estado


O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO,


CONSIDERANDO o poder normativo que lhe é conferido no art. 102 da Lei Complementar Federal nº 80, de 12 de janeiro de 1994 e no art. 31, inc. I, da Lei Complementar Estadual nº 988, de 9 de janeiro de 2006;


CONSIDERANDO a necessidade de proteção integral dos direitos do idoso, da pessoa com deficiência e da pessoa com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e as cláusulas constitucional e legal que lhes garantem prioridade no atendimento;


CONSIDERANDO que referida prioridade não pode ser entendida apenas em seu aspecto formal, com a garantia de senha preferencial, mas sim como adoção de meios que garantam o efetivo acesso aos direitos;


CONSIDERANDO a necessidade de disciplinamento de atendimento diferenciado, em razão de dificuldade e/ou impossibilidade de locomoção, acesso à informação e/ou comunicação, de modo a garantir o respectivo acesso à justiça aos idosos, às pessoas com deficiência ou com TGD em situação de miserabilidade ou em hospitais e demais entidades assistenciais ou congêneres,


DELIBERA:


Art. 1º São direitos dos idosos, das pessoas com deficiência ou com TGD, a serem observados nas Unidades de atendimento da Defensoria Pública do Estado de São Paulo:


I - A prioridade legal no atendimento por meio de senha preferencial;


II - A garantia de assentos reservados;


III - Atendimento “in loco”;


IV - Atendimento em horário diferenciado;


V - Acessibilidade física nos espaços de atendimento para pessoas com deficiência física, com mobilidade reduzida ou com deficiência visual;


VI - Acessibilidade à informação e comunicação para pessoas com deficiência auditiva ou surdez, garantindo-se atendimento com intérprete de LIBRAS ou servidores da DPESP com conhecimento da LIBRAS;


VII - Acessibilidade à informação e comunicação para pessoas com deficiência visual ou cegas, garantindo-se a disponibilidade de processos e informações essenciais em letra ampliada, em braille e/ou formato digital.


§ 3º - Para cumprimento do Inciso VI, na perspectiva de que os Usuários cegos tenham garantido o acesso aos processos e às informações, a Defensoria Pública disponibilizará recursos de Tecnologia Assistiva, como computador com leitor de tela e gabaritos para cegos assinarem documentos, entre outros.


Art. 2º Verificada a impossibilidade de locomoção ou a presença do idoso, da pessoa com deficiência ou com TGD no atendimento da Defensoria Pública, este será informado sobre a possibilidade de atendimento no local onde se encontra, caso não opte por constituir procurador.


Art. 3º A Coordenação da Unidade poderá autorizar a realização de atendimento inicial do idoso, da pessoa com deficiência ou com TGD, que em razão de sua condição pessoal de saúde, da ingestão de medicamentos ou da grave dificuldade de deambulação, não tiver condições de comparecer nos horários regulares, em horário previamente agendado durante o período de funcionamento da Defensoria Pública.


Art. 4º Para efeito de cumprimento dos Artigos 2º e 3º poderá o requerimento de atendimento em horário diferenciado ser deduzido pelo próprio interessado, por seu familiar, por procurador, por órgão ou entidade de atendimento, pelos órgãos de execução da Defensoria Pública, pelo Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência e pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

sábado, novembro 17, 2012

Autismo: Manuais para as Famílias e profissionais


“Informações e recomendações para pais com filhos com autismo, em especial os recém diagnosticados.”



Lista de manuais e guias para download:





De Volta à Escola para Crianças com Autismo


Baixe o guia com dicas para Reduzir o Estresse associado à Volta à Escola. 






Preparando-se para a Escola.


Baixe o guia de transição com dicas para alunos com autismo. 








Programa de Educação Individualizada (PEI).


Baixe programa de educação individualizada. 







Sobre o Kit de Ferramentas da Autism Speaks para a Comunidade Escolar.


Baixe o kit de Ferramentas da Autism Speaks para a Comunidade Escolar. 








Manual para as Famílias – Versão 2.0.


Baixe a nova versão 2.0 do Manual para as Famílias. 








Manual Transição para a Vida Adulta.


Baixe o manual sobre a transição para a vida adulta. 








Manual para Síndrome de Asperger.


Baixe o manual para saber mais sobre a Síndrome de Asperger. 









Manual para as Escolas.


Baixe este manual desenvolvido especialmente para escolas. 







Guia de Treinamento para os Cuidados com os Dentes.


Baixe o guia que explica o treinamento para os cuidados com os dentes. 







Guia de Treinamento para Corte de Cabelo.


Baixe o guia que explica o treinamento para corte de cabelo. 








NOVO: Cartilha – Direito das Pessoas com Autismo – Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Movimento Pró Autista; Escola da Defensoria Pública do Estado;


A Autismo & Realidade foi autorizada pela Autism Speaks a traduzir e adaptar esse “Autismo: Manual para as Famílias” e publicá-lo no nosso site. Da mesma maneira que a versão original, afirmamos que esse manual traz informações gerais sobre autismo que consideramos necessárias e especialmente úteis para as famílias cujos filhos foram diagnosticados recentemente. Apesar do documento da Autism Speaks ter passado pelo crivo de profissionais altamente qualificados e pais, e de nessa edição brasileira termos tomado o cuidado de checar as informações acrescentadas e as adaptações à nossa realidade, recomendamos que você sempre use seus próprios critérios e verifique pessoalmente cada um dos serviços e instituições listados. O Site da Autism Speaks (www.autismspeaks.org) traz muitas informações confiáveis e atualizadas sobre autismo em inglês e espanhol.


http://www.autismoerealidade.com.br/informe-se/kit-primeiros-100-dias/






Para entender o autismo










https://www.facebook.com/mundoautistabr

Para ter 25 alunos por sala, País terá de criar 16 mil turmas de pré e fundamental


O Brasil vai precisar criar 16.622 turmas de pré-escola e dos dois primeiros anos do ensino fundamental se um projeto recém-aprovado pelo Senado passar pela Câmara e for sancionado pela presidente. É que o texto prevê um limite de 25 alunos por sala nessas séries iniciais da escolarização, justamente as responsáveis pela alfabetização da criança.

A mudança, elogiada pedagogicamente - já que é nessa fase que o atendimento individualizado e a avaliação contínua são mais necessários - , implica uma série de adaptações que demandam investimento financeiro e planejamento rigoroso das redes de ensino, do espaço físico à capacitação de docentes.

Atualmente, a média de matriculados em turmas inadequadas nessas séries (aquelas com mais de 25 alunos) é de 29 em todo o País, considerando instituições públicas e privadas. Essa diminuição aos 25 estudantes propostos parece pouco se vista isoladamente, mas teria grande impacto na adequação à lei, principalmente nas grandes cidades.

Só em São Paulo, por exemplo, seriam necessárias 3.053 turmas para abrigar os 76.333 alunos excedentes. A capital paulista está no topo da lista das capitais com menos turmas que já estariam adequadas ao projeto: metade das salas da rede funciona com mais de 25 alunos nos anos iniciais do fundamental.

"Nesses municípios, o cumprimento da lei em curto prazo seria um grande desafio. Isso de forma alguma poderia competir com a garantia da oferta de vagas", pondera Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann, que realizou este levantamento ao qual a reportagem do Estado teve acesso com exclusividade. 

Segundo Faria, a avaliação deste projeto deve levar em conta, ainda, outras metas estabelecidas. "O Plano Nacional de Educação prevê o atendimento de metade da rede em tempo integral, o que já demanda mudanças significativas", acrescenta.

Ponderações. Especialista em gestão educacional da Fundação Itaú Social, Patrícia Mota Guedes afirma que já há pesquisas que mostram que a redução do número de estudantes por turma tem impacto positivo, principalmente nas séries iniciais. Mas, segundo ela, os bons resultados dependem também de outras variáveis, como a oferta e a qualificação dos professores, as condições socioeconômicas da região e o tamanho da escola. 

Patrícia conta que uma medida semelhante implementada na Califórnia, na década de 1990, foi malsucedida exatamente pela desatenção a esses fatores. "Por falta de espaço, as escolas tiveram de sacrificar espaços de convivência para a construção de salas e acabaram contratando professores sem experiência. Logo, o aprendizado não melhorou."

A especialista sugere, portanto, que as redes estaduais e municipais tenham liberdade para atingir os parâmetros internacionais de qualidade. "Uma saída para os grandes municípios é trabalhar na proporção de adultos para crianças. Uma sala com 30 alunos e dois professores é melhor do que uma turma com 20 crianças e só um docente."

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,para-ter-25-alunos-por-sala-pais-tera-de-criar-16-mil-turmas-de-pre-e-fundamental-,959565,0.htm


Caixa organizadora de jornal reciclado

O jornal é uma ótima matéria-prima para compor caixas organizadoras artesanais. Aprenda mais essa!
Materiais utilizados no passo a passo de reciclagem:• Caixa de papelão resistente
• Caixa térmica de EPS pequena
• Trincha Tigre nº 571- 3/4”
• Cola branca Poly Fix
• Corante à base de água na cor verde
• Tinta látex na cor branca
• Pregadores de roupa
• Folhas de jornal
• Palito de churrasco
• Tesoura
• Verniz geral
• Caneta
• Faca

Passo a Passo

Para fazer o canudo, corte uma folha de jornal em três partes iguais, usando a faca.
No canto da folha, posicione o palito de churrasco na diagonal e faça uma pequena dobra.
Enrole o palito para formar o canudo de jornal.
Ao terminar de enrolar, aplique a cola branca na ponta do canudo.
Para a base da peça, corte 2 abas da caixa de papelão no tamanho de 26 X 18 cm.
Espalhe a cola branca em um dos lados da base e cole-a no jornal.
Dobre as pontas para dentro e cole-as. Faça o mesmo com a outra base.
Coloque um canudo em cada canto da base.
Na lateral menor, coloque mais 3 canudos, como mostra a foto.
Sobre os canudos dos cantos, posicione mais um canudo.
Repita o passo na outra lateral menor.
No lado inferior, coloque mais 6 canudos, deixando o mesmo espaço entre eles. Lembre-se de deixar os canudos das pontas por cima dos canudos dos cantos.
Na outra lateral maior, coloque 7 canudos, deixando os canudos das pontas por cima dos canudos dos cantos.
Coloque um canudo junto com o primeiro canudo da lateral, para que ele seja o tecedor. É importante que o número de canudos pilares seja sempre ímpar.
Espalhe uma boa quantidade de cola branca sobre a peça.
Encaixe a outra peça da base por cima. Coloque qualquer tipo de peso em cima e deixe secar de um dia para o outro.
Após forrar a caixa de EPS com plástico, posicione a peça de jornal, deixando os canudos para baixo.
trabalho será começado pelo canudo tecedor – aquele posicionado junto ao canudo do canto.
Passe o canudo tecedor por baixo do próximo canudo.
Procure ajustar o canudo na borda das bases, como mostra a foto. E passe o canudo tecedor por cima do canudo seguinte.
Quando o canudo ficar curto, encaixe outro na ponta, aplicando um pouco de cola.
Continue o trabalho até completar a primeira volta. Como o tecedor começou por baixo, ele tem que terminar por cima do primeiro canudo.
Faça mais 16 carreiras nesta sequência.
Comece mais uma carreira. Quando chegar na lateral menor, deixe o canudo central livre e dobre-o por cima do último desta sequência.
Volte o tecedor, passando-o por baixo do anterior. Ou seja, você vai passá-lo ao contrário do que foi feito na carreira anterior.
Ao chegar na outra lateral menor, faça o mesmo passo: deixe o canudo central livre e volte o tecedor para o outro lado, intercalando. Ou seja, se na carreira anterior ele está por cima, agora, ele volta por baixo.
Repita este vaivém mais 5 vezes para começar a dar o formato do furo na lateral da caixa.
Use a tesoura para cortar o excesso do canudo tecedor.
Aplique um pouco de cola na sobra do canudo tecedor.
Encaixe esta ponta entre as tramas.
Para fazer o outro lado do furo, insira novo tecedor no canudo ao lado do central. Passe a cola e dê duas voltinhas sobre ele, para que a ponta fique virada para o lado oposto do furo.
Siga os mesmos passos para continuar o trabalho.
Faça as 5 carreiras para completar o outro lado do furo.
Prossiga, dando uma volta completa na peça.
Nesta etapa, é normal o tecedor passar por cima de 2 canudos dos cantos.
Ao todo, complete 5 carreiras.
Terminadas as carreiras, corte a ponta do tecedor, espalhe a cola na ponta e esconda-a entre as tramas.
Agora, corte as pontas dos canudos com 5 cm de sobra.
Com cuidado, retire a peça do molde.
Esconda as pontas. Se o canudo tecedor passou por fora do pilar, dobre-o para fora.
Encaixe esta sobra, passando-o por entre 3 carreiras. Para isso, use a tesoura.
Se o canudo tecedor passou por dentro, dobre-o para dentro da peça e esconda-o entre as tramas.
Para a trança de acabamento, use 9 canudos com as pontas intercaladas.
Separe 3 grupos de 3 canudos. Cole os dois primeiros grupos com as pontas em diagonal.
O terceiro é colado entre os dois primeiros.
Comece a trança normalmente. Uma boa dica é trabalhar um canudo por vez.
Lembre-se de emendar os canudos até obter o tamanho desejado.
Aplique uma camada generosa para colar a trança em toda a borda da peça.
Corte o excesso da trança bem rente à outra ponta.
Espalhe a cola nas pontas da trança para que a junção fique perfeita.
Corte um pequeno retângulo de jornal para colar sobre esta emenda.
Para impermeabilizar a peça, misture 1/2 copo de água com 4 colheres (sopa) de cola branca e espalhe-a na peça com a trincha nº 571.
Misture o corante na tinta látex até obter o tom desejado. Use a mesma trincha para passar duas demãos.
Aguarde a secagem para aplicar uma demão do verniz geral.
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