A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quinta-feira, novembro 15, 2012

Coleção Ciranda das Diferenças


Hoje venho falar sobre uma coleção de livros - chamada 'Ciranda das diferenças', que me foi apresentada por uma amiga que conheci aqui mesmo no blog, a Débora Carvalho. Falar de nossa amizade é muito emocionante,  minha admiração por ela é enorme - a Débora é professora, e entre seus queridos alunos, ela consegue trabalhar a diversidade existente e 'latente' nos dias do hoje. Ela possui alunos dento do espectro autista. A maior facilidade da Débora em trabalhar com estes alunos foi a sua própria experiência de vida, pois ela é um exemplo de superação. Minha querida amiga nasceu com mielomeningocele e como ela mesmo disse, em sua carta escrita do próprio punho para minhas filhas, hoje ela caminha sem ajuda de aparelhos, só um 'um pouquinho diferente'. Esta carta chegou aqui em casa acompanhada de dois livrinhos, um deles autografado para a Giovana pela escritora, Márcia Honora - O mundo de Leonardo e Os passos de Luana- que fazem parte desta linda coleção, escrita por Márcia Honora e que eu quero mostrar à vocês.

A coleção Ciranda das Diferenças II é uma coletânea de 10 livros que dão continuidade aos assuntos inclusivos tratados na coleção de mesmo título.
Nesta coleção, os animais aprendem a lidar com novas situações de uma maneira realista, sem a ajuda de fadas, remédios ou passes de mágicas. 
A inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares hoje em dia é uma prática quem, além de ser um direito, traz inúmeros ganhos para todos os envolvidos, no sentido da construção de uma sociedade mais humana para todos.

Nesta coleção serão trabalhados os seguintes temas:

• Paralisia cerebral
• Doença de Alzheimer
• Mielomeningocele
• Autismo
• Diabetes infantil
• Surdocegueira
• Dislexia
• Osteogênese imperfeita
• Hidrocefalia infantil
• Gagueira

Títulos da coleção:
• AS PREFERÊNCIAS DE RUBINHO: Rubinho era um macaco especial, ele não se comunicava da mesma forma que os outros macacos. Será que existiria um jeito diferente para ele se comunicar?
Tema: Paralisia cerebral

• OS ESQUECIMENTOS DO VOVÔ BARTOLOMEU: Nos últimos tempos, vovô Bartolomeu estava se comportando de maneira estranha, tinha atitudes diferentes e esquecia muitas coisas. O que será que sua neta Manuela fez para ajudá-lo?
Tema: Doença de Alzheimer

• OS PASSOS DE LUANA: Luana é um esquilo que nasceu com um probleminha em sua coluna e agora precisará passar por um processo de reabilitação. Como será que Luana vai se sair no tratamento?
Tema: Mielomeningocele

• O MUNDO DE LEONARDO: No mundo de Leonardo as coisas são diferentes do que para os outros leões da savana: Leonardo prefere ficar sozinho, não brinca com os irmãos e sua mãe está cada dia mais preocupada. O que será que está acontecendo com Leonardo?
Tema: Autismo

• UM JARDIM SÓ PARA MATIAS: Matias é um beija-flor que tem diabetes. Como será que é a vida de um beija-flor diabético? Você conhece alguém que tem diabetes? Como é a vida dessa pessoa?
Tema: Diabetes infantil

• O TREINAMENTO DE PATRÍCIA: Patrícia é uma coelhinha distinta das demais, mas o amor e dedicação que ela recebia de sua família fez toda a diferença em sua vida. O que será que Patrícia tinha de diferente?
Tema: Surdocegueira

• UMA MISSÃO POSSÍVEL: Nesta história, Geraldo vai pela primeira vez à escola, mas as coisas não saíram como ele estava imaginando. O que será que aconteceu com Geraldo?
Tema: Dislexia

• A FRAGILIDADE DE REBECA: Rebeca é uma rã que nasceu diferente das outras. Ela tinha uma fragilidade muito grande que fazia com que seus ossos se quebrassem ao mínimo toque. Como será que ela irá aprender a lidar com esta situação?
Tema: Osteogênese imperfeita

• UMA ZEBRA LEGAL: Heloísa é uma zebra muito simpática, mas todos estão desconfiados que algo não vai bem com ela. Será que encontraram um médico na savana que possa ajudá-la?
Tema: Hidrocefalia infantil

• FRED, O PAPAGAIO CANTOR: Fred, o papagaio cantor, conta a história da amizade entre uma garotinha e seu papagaio de estimação. Mas uma grande surpresa acontece quando Fred começa a falar. Qual será essa surpresa?
Tema: Gagueira
 






















http://www.janelinhaparaomundo.blogspot.com.br/2012/09/colecao-ciranda-das-diferencas.html


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, não consegui acessar, mas se você puder me ajudar meu email é marlirrap@hotmail.com, talvez vc tenha um endereço no onedrive...
      Estou com uma criança de inclusão e gostaria de desenvolver um projeto com ele.

      Excluir
  2. Você é muito generosa, seu blog ajuda muitas pessoas...
    professoras aflitas, alunos precisando de apoio...Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...