A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sexta-feira, julho 13, 2012

Processamento Auditivo Central

O PAC é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.

Os processamentos auditivos centrais, são processos que necessitam de um bom funcionamento das estruturas do sistema nervoso central. Um simples distúrbio leva a criança a não conseguir interpretar o som, já que essa interpretação depende das habilidades auditivas organizadas e estruturadas. Estas etapas são: detecção do som, discriminação do som, reconhecimento, localização da fonte sonora e compreensão do som. Todos ligados às funções cerebrais, como: atenção e memória.

Muitas vezes a criança apresenta tais dificuldades, não por “burrice” ou “falta de interesse para com as coisas ou pessoas”, mas sim por apresentar um distúrbio chamado de alteração do processamento auditivo central.

DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL É DIFERENTE DE SURDEZ

Quem deve fazer esse exame ?

É indicado para crianças ou adultos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem, Dispersão, Dificuldade de Comunicação Oral e/ou Escrita, Dificuldade de Compreensão em Ambientes Ruidosos. Vale lembrar que essas dificuldades podem trazer inclusive Prejuízos ao Desempenho Social.

Outras manifestações de desordem do Processamento Auditivo Central são:

– Problemas de produção de fala envolvendo os sons /r/ e /l/;

- Dificuldade em compreender o que lê;

- Indivíduos distraídos, agitados, hiperativos ou muito quietos;

- Atraso de Linguagem;

- Inversões ou trocas de letras e problemas de orientação direita e esquerda (escrevem em espelho);

- Atenção ao som prejudicada.
Há também outros fatores considerados de risco para desordem do PAC como:

- Perda Auditiva nos Primeiros Anos de Vida;

- Otites de Repetição;

- Enxaqueca;

- Distúrbio do Sono.
Como é o exame ?

A avaliação do PAC é realizado com crianças a partir dos 4 anos de idade e irá permitir analisar e diagnosticar como o cérebro está interpretando a mensagem recebida;

Avalia a audição periférica e alguns testes avaliam a função auditiva central;

É totalmente indolor, depende da colaboração do paciente e é realizado dentro da cabina acústica com fones de ouvido. O paciente escutará estímulos verbais e não verbais com distorção. Ele precisará ouvir e produzir oralmente ou apontar uma figura, ou palavra escrita para produzir a resposta sensorial envolvida;

A avaliação do PAC deve ser posterior à audiometria completa (audiometria tonal + audiometria vocal + impedânciometria) e recente (menos de 03 meses);

A duração varia de 60 a 80 minutos e em alguns casos há necessidade de remarcar o paciente. O relatório fica pronto em 2 dias.

Tratamento – Após a realização do PAC

A terapia fonoaudiológica da Disfunção do PAC é diferenciada de acordo com cada caso. Porém, consiste em estimulação do que for necessário, que pode ser: consciência fonológica com apoio da leitura, análise e síntese fonômica, compreensão de linguagem e memória sequencial para sons verbais e não verbais.
(No resultado da avaliação do PAC além dos resultados de cada prova haverá um relatório detalhado identificando as habilidades prejudicadas. Essas serão estimuladas durante a Terapia Fonoaudiológica)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...