A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

terça-feira, julho 10, 2012

Palavras – Como usá-las para o bem?

Olá pessoal, as palavras são tão importantes na nossa profissão e como eu gostei muito estou repassando espero que vcs gostem tbm...bjs.
Lá vai...

Certa vez escutei uma história muito interessante de uma amiga. Ela falava sobre diamantes e sobre a semelhança entre essa pedra e as palavras. Guardei essa história comigo porque a achei muito pertinente. Aí vai…


Um diamante é uma pedra preciosa, mas antes de ser lapidada é apenas uma pedra bruta e sem brilho. Após passar pelo processo de lapidação essa pedra passa a ter um valor muito grande. Quem não gostaria de ganhar um diamante? Não só pelo valor financeiro, claro, mas pelo que essa pedra preciosa representa.

Acontece que esta pedra, mesmo preciosa, ainda é uma pedra. Se for usada para presentear alguém certamente causará uma ótima impressão. A pessoa que receber de presente um diamante ficará feliz e nunca esquecerá esse gesto porém, a mesma pedra preciosa, se atirada no rosto de alguém poderá machucar. Assim são as palavras, como jóias, que se bem empregadas podem causar o bem a quem escuta, por outro lado, palavras, se proferidas de maneira agressiva, podem magoar. A mesma pessoa que fala palavras agradáveis e motivadoras pode, em seguida, falar palavras que firam as outras pessoas.

Palavras são como diamantes e a escolha sobre como queremos usá-las é nossa (para presentear ou para ferir).

Talvez, assim como os diamantes, seja necessário que cada um de nós passe por um processo de lapidação para tornar a nossa forma de falar mais branda e mais precisa.

Lidamos com pessoas o tempo todo, família, amigos, colegas de trabalho, líderes, liderados, clientes etc, e é preciso saber se comunicar de maneira correta, usando as palavras certas para evitar conflitos na comunicação. Muitas vezes pensamos de uma forma e não conseguimos expressar em palavras aquilo que queremos comunicar e com isso, criamos dúvidas e as vezes até problemas para as pessoas que recebem a mensagem. É preciso estar atento com a forma com que passamos as mensagens aos demais. Usar as palavras certas com a finalidade de falar o que realmente precisa ser dito, de forma clara e simples, sem agressividade, respeitando as pessoas e as suas diferenças, dificuldades, problemas…

É preciso pensar em usar os nossos diamantes para fazer o bem e não para ferir ou magoar.

Bons líderes precisam ser bons comunicadores, precisam através das palavras motivar, instruir, orientar e conduzir suas equipes à excelência. E se engana quem pensa que só são líderes aqueles que ocupam cargos pertinentes à liderança. Todos somos líderes pois, desempenhamos inúmeros papéis em nossas vidas e, certamente em algum deles, temos a chance de influenciar alguém com atitudes positivas e inspiradoras por isso, procure avaliar o que você tem comunicado através de suas palavras. Pense se você usa seus diamantes para presentear ou para ferir os que estão ao seu redor.

“A flecha deixa de pertencer ao arqueiro, quando abandona o arco; e a palavra já não pertence a quem a profere, uma vez que passe pelos lábios.” (Heinrich Heine).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...