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quinta-feira, junho 07, 2012

Alfabetização: Um desafio... sugestões para o trabalho de alfabetização




O processo de aprendizagem é muito complexo porque nele implicam não só a capacidade intelectual, mas também fatores de ordem social, emocional, perceptual, física e psicológica. A criança na educação infantil e séries iniciais ainda percebe o mundo sincreticamente, por isso por questão de atendimento das características infantis é que acreditamos ser o método global o mais adequado. O conhecimento na criança não é analítico e abstrato, é como percepção indiferenciada da totalidade e não das partes, de coisas concretas e não de conceitos abstratos e universais. Os programas devem vir interligados, pois o pensamento infantil é um só. As matérias ou disciplinas não podem ser compartimentadas. O conteúdo deve ser constituído pelas experiências de vida.

O professor deve aproveitar o tempo oferecendo ao aluno noções úteis, vivenciadas e experienciadas, em conexão com todas as áreas de conhecimento. Cabe a ele, oferecer atividades que envolvam a criança individualmente, sempre levando em consideração que ela é um membro de um determinado grupo; que este grupo se situa num espaço físico e social. Estas atividades devem ser dinâmicas e integradas, envolvendo pensamento e ação. Para isto, é preciso que o professor explore ao máximo o espaço da sala de aula, pátio da escola, bairro e todos os recursos que o meio oferece.O professor deve sair com seus alunos, deixar que eles constatem por si próprios os fatos, observar, classificar, selecionar, conceituar e generalizar através de atividades práticas.

O jogo é o traço de união entre a criança e a vida no domínio da escola. Muito mais que pensamento, a vida infantil é ação, sendo seus interesses dominantes, o brinquedo e o jogo. Através do jogo a criança aprende a resolver problemas sociais, intelectuais e morais, desenvolve o raciocínio, a reflexão. A atividade lúdica deve fazer parte de programa escolar, pois só através dessa atividade que a criança conseguirá trabalhar espontaneamente.



SUGESTOES PARA O TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO.

I-                   A CRIANÇA SENTE NECESSIDADE DE MOVIMENTO

Favorecer exercícios que envolvam andar, correr, arrastar-se, pular, arremessar, trepar, rolar,engatinhar de diferentes maneiras sobre diferentes superfícies e planos.

      Exemplos:

-         Imitar um gato, andando com  as mãos e os pés, sem usar o apoio dos joelhos;
-          Imitar um animal pesado (urso). Ao deslocar-se fazê-lo pesadamente, com um lado do corpo de cada vez;
-          Deslocar-se lentamente de joelhos com braços flexionados e antebraços apoiados no solo, mantendo o tronco bem curvado;
-          Deslizar pelo solo, imitar uma cobra;
-          Correr pelo pátio. Ao sinal de comando, parar e permanecer imóvel no lugar. Ao sinal “JÁ” recomeçar a corrida;
-          Subir e descer escada, usando um pé em cada degrau;
-          Saltar com um só pé; pular corda, saltar obstáculos;
-          Com saquinhos de areia, colocados em determinadas partes do corpo, a criança deverá deslocar-se. O professor dará o comando sobre os lugares onde deverão ser colocados os saquinhos, devendo a criança descobrir a maneira de movimentar-se (andando, saltando, engatinhando, arrastando...);
-          Arremessar a bola para cima, para os lados, perto;
-          Quicar a bola;
-          Círculos de papelão colorido, introduzindo como código. Ex. azul – andar nas pontas dos pés; amarelo – andar nos calcanhares; vermelho – se arrastar. (Nos outros dias alternar o comando);
-          Corrida de sacos; corrida do ovo;
-          Exercícios de imaginação plástica: Eu no meio da mata. Para sair eu preciso me arrastar...

II-                A CRIANÇA TEM INTERESSE POR ATIVIDADES MANUAIS

      Habilidades:- coordenação motora fina: desenvolvimento das extremidades/ pulso, mão e dedos.

            Para desenvolver a coordenação motora fina, deve oferecer muitas oportunidades da criança desenhar, explorar técnicas. Além do desenho, deverão ser oferecidas atividades que envolvam o rasgar, cortar, colar, perfurar, enfiar, laçar, alinhavar, modelar, montar, pintar.

III-             A CRIANÇA PRECISA COORDENAR SEUS MOVIMENTOS COM A VISÃO
      Habilidades:- coordenação visomotora: ação conjunta, perfeitamente integrada, de certas partes com a visão.
            Apesar de aparentemente simples é bastante complexa a tarefa de copiar alguma coisa do quadro, para bem faze-lo, deve ter desenvolvido a habilidade de coordenação visomotora.
            Exs. Chutar ou arremessar uma bola num alvo; arremessar uma peteca para um companheiro; jogar bolas de gude, boliche; acompanhar o vôo de um passarinho imaginário; brincar com sinais de trânsito.

IV-             A CRIANÇA SENTE NECESSIDADE DE SE COMUNICAR

      Habilidades:- desenvolvimento da linguagem verbal, gestual e gráfica.
            A comunicação não se dá somente através da fala ou da escrita, mas também através de gestos, mímicas e ainda através do desenho e da pintura.
            Na comunicação verbal, o professor deve desenvolver ao máximo a história narrada pela criança.
            Saber contar histórias, relatar fatos e experiências são provas incontestáveis de prontidão para a aprendizagem da leitura.
            Exemplos de atividades :
             -     representar com o corpo, ou partes do corpo, coisas ou animais;
-          movimentar-se como o sol;
-          representar personagens com determinado estado de espírito: um bêbado alegre; gordo com pressa; soldados furiosos; o gato com medo.
-          Andar carregando, puxando, empurrando algo;
-          Identificar pelo modo de sentar: (lugar confortável ou não, sofá, banco, chão), lugar (trem, consultório, bar...);
-          Personagens locomovendo-se dentro de uma situação: cego atravessando a rua..., etc.
-          Fazer sentir o peso ou a leveza  do objeto transportado;
-          Enrolar e lançar o laço: bater clara de ovo;
-          Especificando o gosto: tomar água, vinagre, chimarrão, comer pão, chupar laranja;
-          Sensações: frio, calor, dor, coceira, alegria, sono, sede, fome, cansaço;
-          Indicar uma sensação com uma parte do corpo: mãos alegres, calmas, nervosas, bravas...
-          Criação dramática: A sementinha.

V-                A CRIANÇA APRENDE ATRAVÉS DOS SENTIDOS

-          Percepção tátil: formas, consistência (duro, mole), texturas (macio, liso, áspero) umidade (úmido, molhado, seco), temperatura (morno, quente,frio, gelado), peso (leve, pesado);
-          Percepção olfativa: através do olfato, a criança fará identificações, comparações, discriminações.
-          Percepção Gustativa: doce, salgado, ácido e azedo;
-          Percepção auditiva: é de grande importância para a criança sentir o mundo que a cerca... Mesmo não vendo através dos sons, ruídos podemos identificar o que ocorre...
-          Percepção Visual: é fundamental a sua importância para a aprendizagem da leitura e da escrita. A criança precisa discriminar visualmente formas, tamanhos e estruturas.
Exemplos:
-          Jogos – observar as cores do seu vestuário, das partes do seu corpo e convencionar regras: bater palmas que tem branco na roupa, para pular quem tem olhos pretos...
-          Formar grupos quanto à cor dos olhos, do cabelo...
-          Distribuir cartões de formas geométricas, a dois grupos de crianças, que deverão reagrupá-los de acordo com a forma do cartão.

VI-             A CRIANÇA PRECISA ORIENTAR-SE

       Orientação temporal e espacial – ambas devem ser dadas de maneira integrada, sempre que possível, e deve ser explorada a partir do próprio corpo da criança.
      TEMPORAIS – Situar o ser humano no tempo.
      Exemplos:
      -     diálogo sobre a evolução do ser humano, favorecer dramatização;
-          marchar uma cadência marcada;
-          apitar forte com espaço de tempo limitado. As crianças repetem a ação através de palmas;
-          dramatizar ações realizadas à noite, dia, dias chuvosos, etc.
-          agrupar meios de transporte, quanto sua velocidade, mesmo com animais;
-          comparar a idade de todas as crianças da sala. Quem nasceu antes?
-          Executar movimentos lentos, rápidos, comparando o tempo necessário para a mesma quantidade de movimentos;
-          Em conversas informais – o que realizou ontem, hoje, o que fará amanhã, ... de manhã, à tarde, à noite.

ORIENTAÇÃO ESPACIAL: Para alfabetização é necessária
uma perfeita orientação espacial. Os exercícios de orientação espacial envolvem distância, posição, localização e direção.

VII – A CRIANÇA PRECISA SER CONSTANTEMENTE ESTIMULADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA INTELIGÊNCIA
            OPERAÇÃO DO PENSAMENTO – uma vez que acreditamos que a alfabetização não consiste somente em dominar símbolos, mas implica em pensamento lógico, é necessário, desde o início, favorecer através de exercícios, a atenção, concentração, discriminação, identificação, associação, classificação, interferência, generalização, conceitualização, memória visual, auditiva, espacial e motora que são elementos fundamentais para o desenvolvimento do pensamento lógico.
            Exemplos:
-          Transmitir pequenos recados verbais para as crianças executarem;
-          Brincadeiras: Eu fui no mercado e comprei arroz. As crianças em círculo. O professor diz a frase. Indica uma criança para iniciar a brincadeira – terá que repetir a frase e acrescentar um produto e assim sucessivamente, não podendo repetir um mesmo produto;
-          O professor realiza movimento e a criança reproduz; logo após identificará o que foi realizado (mímica);
-          Perceber simultaneamente diferenças e semelhanças,  ao comparar dois objetos. O professor solicitará às crianças que reúnam dois objetos que sejam iguais em uma coisa e diferente em outra. Ex. ambos são triângulos azuis; um é grande, outro é pequeno;
-          As crianças formam conjuntos. Solicitar qual o critério utilizado para formar o conjunto;
-          Jogos:- dividir a classe em dois grupos (A e B). Cada grupo recebe a mesma quantidade de peças. O grupo combina o critério que quer usar para formar o seu conjunto. Iniciam o jogo. Um elemento do grupo A solicita uma peça ao grupo B. A definição deve ser feita em termos de quatro atributos (cor, forma, espessura ou tamanho). O grupo A deve descobrir o critério empregado pelo B e vice-versa;
-          Distribuir gravuras e solicitar que as ordenem por tamanho, começando do menor para o maior, tendo como critério o tamanho real do objeto;
-          Muitos outros exemplos podem ser elaborados a partir destes, dependendo exclusivamente da criatividade e da boa vontade do professor.

A experiência tem nos mostrado que estes exemplos são fundamentais para a aprendizagem de leitura e da escrita. Como já afirmamos, é preferível o  professor dedicar-se a este tipo de procedimento, do que precipitar-se no ensino da leitura e da escrita e sofrer com a turma problema, que não aprende, que não quer nada com nada...


Referência:
BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares em Ação-Alfabetização. Brasília/DF.2002.


ATP Maria de Fátima Proença de Souza - Agosto/2010

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