A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

domingo, setembro 11, 2011

COMO MONTAR UM SEMANÁRIO...


EDUCAÇÃO INFANTIL - ORIENTAÇÕES SEMANÁRIO
O planejamento das situações de ensino – aprendizagem envolve uma série de documentos e instrumentos organizativos cujo manejo faz do trabalho do professor um ritual permanente de tomada de decisões.
Quando o professor está em ação, seja estudando, planejando ou desenvolvendo ações didáticas, ou seja, quando o professor está construindo o cotidiano em sua classe, é preciso ter boas idéias, mas sobretudo, é preciso saber organizá-las de forma eficiente no espaço e no tempo que se possui em sala de aula, lembrando que um currículo é composto de boas idéias de atividades, mas também da organização eficaz e criativa dessas boas idéias.
Neste sentido, para organizar de forma funcional o registro (semanário) do trabalho desenvolvido com os alunos seguiremos os seguintes pontos:
1- Organização inicial
Neste tópico o professor irá colocar todos os eixos (sete eixos) citados pelos RCN`s e dentro de cada um especificar as expectativas e conteúdos que serão explorados na semana específica. É importante lembrar que todos os eixos deverão ser trabalhados ao longo da semana. Exemplo:
SEMANA 02/03 à 06/03
Identidade e Autonomia
Expectativas; (exemplo:)
*Descobrir progressivamente seus limites, suas funções e as sensações que o corpo produz.
Conteúdos:
*Reconhecimento do próprio corpo e dos diferentes ritmos que produz.
Atividades:
* Jogos e brincadeiras.
Linguagem oral e escrita:
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Música
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Movimento
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Matemática
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Artes Visuais
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Natureza e Sociedade
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Temas transversais
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
2-Desenvolvimento
Neste item o professor fará uma descrição clara e completa do modo como irá explorar cada atividade. Esta descrição deverá ser feita por dia da semana e especificando o local em a atividade será será desenvolvida (quiosque, sala de aula, gramado, quadra, caramanchão...). Vale ainda lembrar que as atividades desenvolvidas em sala de aula deverão ser anexadas neste espaço.
3-Avaliação
“A anotação com reflexão do que é abordado em sala, bem como sua descrição, os momentos importantes, o que foi eficaz, adequado e o que não foi; colocar o porquê usando a intuição e o sentimento é recurso precioso para a elaboração da próxima estratégia da aula. O educador deve refletir diariamente para que a educação e a construção do conhecimento seja eficaz. Pensar naquilo que foi e não foi eficaz e o que poderia ter sido feito em uma dada situação”. (Paula Lame- 2004)
A avaliação é um momento de valiosa reflexão do professor diante do processo de ensino-aprendizagem realizado na semana. Sendo assim esta deverá abordar no mínimo:
-Aspectos positivos e negativos (tempo, material, participação do aluno...)
-Destacar as dificuldades e os progressos dos alunos
-Possíveis sugestões.
Sendo a avaliação um momento de reflexão, logo este é um momento muito pessoal, por isso o professor não necessariamente, terá que seguir os tópicos acima, o importante é que o professor seja fiel e claro em relação aos acontecimentos de sua sala, naquela semana específica.
REFERÊNCIAS
LAMEU Paula; Reflexão e auto-avaliação do educador. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...