A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

domingo, setembro 18, 2011

Bullying - A brincadeira que machuca



Quem nunca ganhou um apelido na escola? Ou melhor, quem nunca foi vítima de brincadeiras de mau gosto? Acredito que quem ler este artigo responderá sim, as ofensas estão presentes em qualquer escola e apelidos como “caipira”, “torradinha”, “gordinho”, “cabeção”, “patricinha”, “mauricinho” e diversos outros estão se tornando cada vez mais um problema e precisam ser solucionados. As brincadeiras de mau gosto prejudicam e dificultam os alunos no seu aprendizado, tem até quem desiste de estudar. Essa prática estúpida recebeu o nome de bullying, uma palavra inglesa que significa ameaçar, intimidar, maltratar, em português não temos uma equivalente, mas podemos denominá-la de “violência moral”.
Precisamos combater qualquer forma de ofensas entre alunos, evitar transtornos futuros nas vidas de tais indivíduos. Evitar para que não ocorra caso semelhante como o ocorrido no ano de 2003 quando o adolescente Edmar Aparecido Freitas entrou na escola onde havia estudado, em Taiúva (SP), ferindo oito pessoas com um revólver calibre 38 e em seguida se matando. O adolescente era obeso e havia sido humilhado com apelidos maldosos, vítima de gargalhadas e sussurros dos companheiros de escola.
Há outros casos, principalmente envolvendo mortes, e outros desastres. Os pais precisam estar atentos ao comportamento do filho, principalmente quando resolve se isolar e também no baixo rendimento escolar. Quando isso for constatado devem procurar a escola e juntamente com os professores estabelecer um diálogo para resolver o problema. Precisamos estar juntos para combater essa prática tão desumana e humilhante que constrange e machuca muitos alunos. Devemos trabalhar em conjunto para banir de uma vez por todas esse ato idiota e preconceituoso, só assim conseguiremos um maior rendimento e aproveitamento das aulas por parte daqueles que preferem se calar. 
O bullying é uma ofensa e não deve ser tolerado pelas escolas, ele pode mudar para pior a vida de uma pessoa.


Autor: Giomário Nunes Torres
Professores Solidários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...