A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quarta-feira, julho 20, 2011

Jogos e brincadeiras.

Os jogos e as brincadeiras livres e dirigidas fazem parte do dia-a-dia das aulas no Maternal, e são instrumentos muito importantes para que as crianças se relacionem umas com as outras e possam expressar diferentes sentimentos podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.
Essas atividades visam melhorar a sociabilização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito.
Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, essas atividades ajudam a construir o conhecimento, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e inclusive sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.
Podemos citar como exemplo a exploração das formas geométricas. No primeiro trimestre trabalhamos o círculo. Porém, proporcionamos momentos para que as crianças pudessem estar em contato com as outras formas, como ocorreu com a exploração dos blocos lógicos. Os blocos lógicos são materiais pedagógicos que envolvem as formas: círculo, triângulo, quadrado e retângulo, as cores primárias, espessuras e tamanhos diferentes.
Após a exploração deste material as crianças separaram apenas os círculos e perceberam uma característica desta forma que é rolar. Aproveitamos para fazer experiência com vários objetos e com as crianças que também brincaram de rolar pelo chão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...